12 de janeiro, de 2023 | 17:00

Biblioteca Pública Estadual vai ser totalmente reaberta no dia 27

Léo Bicalho/Secult
 Espaço que integra o Circuito Liberdade, em BH, passou por reforma e recebeu novas obras, incluindo mais estantes e livros em Braille Espaço que integra o Circuito Liberdade, em BH, passou por reforma e recebeu novas obras, incluindo mais estantes e livros em Braille

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, no Circuito Liberdade, em BH, vai reabrir totalmente as portas para o público no dia 27, incluindo o anexo Professor Francisco Iglesias, que funciona na rua da Bahia. O espaço, gerido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), é símbolo da arquitetura modernista de Oscar Niemeyer na capital mineira. O acervo é composto por 500 mil itens, informa a Secult.

As obras realizadas abarcam, no prédio sede, projeto de segurança para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), guarda corpo das rotas de fuga, instalação de porta corta-fogo no primeiro pavimento, além de acessibilidade e outros itens, como manutenção de janelas e fachada. Também houve impermeabilização para sanar problemas de infiltração no terceiro andar e subsolo.

Já o anexo na rua da Bahia, que será reaberto no dia 27/1, contou com projeto de segurança para obtenção do AVCB, por meio de instalação do guarda corpo das rotas de fuga, placas de sinalização e equipamentos para prevenção de incêndios, além de manutenção elétrica no primeiro e segundo pavimentos do prédio e melhorias na fachada. A entrega desse espaço representará a reabertura total da Biblioteca.

O local conta com salas de estudos e pesquisa, empréstimo domiciliar, espaço geek, área reservada à internet, exposições e sala de palestras. "De todas as artes, a literatura é aquela que mais admiro. O livro e a leitura possuem a função de trazer conhecimento, ampliam nosso olhar do mundo. A reabertura do Anexo da Biblioteca Pública vai potencializar o estímulo ao conhecimento, ao saber. Nada melhor que ler para descobrirmos o novo mundo que nos apresenta e, assim, sermos melhores e mais felizes”, define o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

Acervo
O público que visitar o novo espaço também poderá contar com novidades no acervo. A Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (SABE), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei 8313/91) entregou mais de 17 mil itens à Biblioteca Pública Estadual.

O término da catalogação do acervo está previsto para março, mas já serão entregues, até o final de fevereiro, 11 novas estantes custeadas com recursos do projeto e doadas para o setor de empréstimos. Até o momento, também foram adquiridos 23 novos livros em Braille.

Atualmente, o acervo da Biblioteca possui mais de 500 mil exemplares, disponíveis entre livros, revistas e jornais históricos. Seu acervo reúne obras representativas da produção intelectual de escritores brasileiros e estrangeiros, que podem ser encontradas não apenas no setor de empréstimo, mas, também, em coleções específicas localizadas em diferentes setores da biblioteca, como, por exemplo, a coleção de autores mineiros (Mineiriana), coleção de obras raras e especiais (Patrimonial), coleção de periódicos antigos (Hemeroteca), coleção infanto-juvenil (BIJU), além do acervo em Braille.

O projeto de reforma incluiu melhorias na sede e no prédio anexo, com investimento total de cerca de R$ 2 milhões, provenientes de emenda parlamentar do ex-senador Antonio Anastasia.

Os recursos foram anunciados pela Secult em 2021, e o projeto de revitalização gerido pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).

Serviços prestados
Neste momento, empréstimos domiciliares são realizados pelo setor infantojuvenil (BIJU) e pesquisas podem ser realizadas nos setores Mineiriana, Patrimonial (obras raras), Hemeroteca e setor Minas Gerais.

Os serviços de extensão levam o acervo da Biblioteca Pública para diversos lugares. O carro–biblioteca está presente de segunda a sexta em bairros da região metropolitana, promovendo o acesso ao livro e, também, realizando eventos culturais, dentre os quais, a “Hora do conto e da leitura” e o “Encontro com o escritor”. Já o projeto "Caixa-Estante" encaminha acervos cuidadosamente selecionados a instituições diversas (hospitais, creches, asilos, centros de detenção, APAE, entre outras) com o objetivo de garantir o acesso ao livro, à leitura e à literatura a pessoas que não podem se deslocar até uma biblioteca.

Além dos serviços citados, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBPMG) faz parte da BPEMG e seu objetivo é planejar e executar projetos e programas que promovam a ampliação do serviço bibliotecário à população dos municípios do estado, visando a democratizar o acesso à informação e à leitura.

Atividades culturais
A Biblioteca Pública promove palestras, cursos, sessão de cinema, contação de histórias, exposições literárias, encontro com escritores, apresentações artísticas, visitas guiadas, Jornada de Direito, dentre outros.

A BPEMG possui espaços para exposições (Galeria Paulo Mendes Campos Guimarães, Hall das coleções especiais, passarela cultural), além de sala de estudos, espaço de internet e espaço Geek.

Visitas
A Biblioteca Pública Estadual presta atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com exceção de feriados, quando permanece fechada.

As consultas à Hemeroteca Histórica, Coleções Especiais e ao jornal Minas Gerais estão sendo realizadas mediante agendamento pelos e-mails: [email protected], [email protected] e [email protected].

História
Inaugurada em 1954, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, projetada por Oscar Niemeyer, é um dos espaços culturais mais importantes do estado. Administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), o local oferece diversas ações destinadas ao fomento artístico e cultural, por meio da leitura e da literatura.

A última revitalização ocorreu em 2000, quando a fachada da sede passou por reformas. Um ano antes, em 1999, o anexo já havia sido reformado, quando a Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) cedeu o espaço para a pasta de Cultura e Turismo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário