03 de fevereiro, de 2023 | 17:44

Maioria dos Centros de Formação de Condutores no Vale do Aço não atinge o mínimo de aprovação nas avaliações

Arquivo DA
Centros de formação terão que sanar as deficiências no processo pedagógicoCentros de formação terão que sanar as deficiências no processo pedagógico

A resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) Nº 789 de 2020, publicada em 18/6/2020, estabelece que, para a renovação do credenciamento, um Centro de Formação de Condutores (CFC) deverá apresentar índices de aprovação de seus candidatos de, no mínimo, 60% nos exames teóricos e práticos, respectivamente, referentes aos 12 meses anteriores ao mês da renovação do credenciamento. No Vale do Aço mais de 37% dos Centros de Formação não atingem o mínimo necessário estabelecido pelo Contran, conforme apurou o Diário do Aço.

A mesma resolução do Contran descreve as ações de acompanhamento, controle, avaliação e atividades destes resultados de cada CFC, com emissão de relatórios aos responsáveis pelas entidades credenciadas. As empresas que não atendem à norma já foram notificadas.

Em um estudo organizado pelo 12º Departamento de Polícia de Ipatinga, baseado em informações públicas encontradas no site do Detran MG, por meio do link www detran.mg.gov.br, foram elaboradas análises por cidades da área do Departamento e por Delegacias Regionais e os índices constatados não foram nada satisfatórios, conforme os dados aos quais o Diário do Aço teve acesso.

A base de cálculo foi o ano de 2022 (janeiro a dezembro), o Departamento de Polícia observa que esses números se referem ao quantitativo de alunos levados a exames de legislação de trânsito no último ano. O quantitativo de alunos de cada centro de formação pode refletir no resultado, ou seja, se um CFC leva 10 alunos e todos são aprovados, haverá um índice de 100%, se um outro leva 100 alunos e 80 são aprovados, o índice cai para 80%.

“Dessa forma, analisando os CFC´s do vale do aço, fica constatado que dos 37 (trinta e sete) CFC´s de Ipatinga, apenas 14 (quatorze) atingiram a meta, um índice de apenas 37,8 % dos Centros de Formação de Condutores”, cita o relatório.
Em Coronel Fabriciano, dos 10 CFC´s credenciados apenas dois centros de formação atingiram os 60% nas avaliações de legislação, um índice de apenas 20% das escolas da cidade.

Em Timóteo, o número não é muito diferente, dos 9 (nove) CFCs existentes apenas três atingiram o resultado esperado.

“Se levarmos em consideração toda a área da Delegacia Regional de Ipatinga, o índice é de apenas 31% dos CFCs, visto que dos 67 credenciados, apenas 21 conseguiram aprovar mais de 60% dos alunos levados a exames.
Em toda a área da regional de Caratinga, o índice é de 27%, de Itabira é de 41,6%; João Monlevade é de 10%; Manhuaçu é de 13%. Assim, verifica-se que Ipatinga e Itabira, mesmo estando aquém dos resultados esperados, possuem os melhores números da região.

O pior índice está na sede de Ponte Nova, dentre oito CFC´s nenhum atingiu a meta de 60% de aprovação, enquanto que o melhor desempenho se encontra na cidade de Santa Bárbara, dos três CFCs existentes, todos atingiram com tranquilidade o percentual de aprovação exigido:

Notificados

O chefe do 12º Departamento de Polícia de Ipatinga, Delegado Gilmaro Alves Ferreira, foi quem determinou o estudo comparativo na área da região, relacionando todas as cidades e CFC´s, em conversa com a reportagem, o Delegado Geral disse que ofícios estão sendo expedidos para os centros de formação de condutores para que apresentem propostas e planos para modificação destes resultados.

O objetivo nesse primeiro momento é sanar as deficiências no processo pedagógico. Por fim, alerta o delegado que a persistência da deficiência pode levar à não renovação do credenciamento do CFC. Veja, abaixo, a lista dos Centros de Formação de Condutores que conseguiram atender o mínimo exigido pelo Contran.



Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Anisio Pinheiro

18 de abril, 2023 | 13:04

“Tem que passar tudo para auto escola”

Jorge de Castro Nascimento

05 de fevereiro, 2023 | 14:36

“Tenho 76 anos, sou médico a 52 anos e tenho o direito de fazer a prova de moto ou/ e carroo mas os tais professores são trapaceiros e inventam muitas desculpas p não fazermos a prova com tranquilidade. Nesse país ninguém respeita idoso. Nada muda. É uma vergonha é ninguém toma nossa defesa.”

Indignação

05 de fevereiro, 2023 | 10:28

“ESTA MOTO PISTA? UM ASSALTO, O ALUNO TEM QUE PAGAR A AUTO ESCOLA E A MOTO PISTA SEPARADO, APRENDE SOMENTE NA MOTO PISTA, PORQUE A PROVA É ALI, QUANDO É APROVADO O ALUNO NÃO TEM NOÇÃO DE TRÂNSITO, MALDADE NO TRÂNSITO, PORQUE TEVE QUE TREINAR NA FAMOSA MOTO PISTA. COLOCANDO EM RISCO SUA VIDA E DOS OUTROS CIDADÃOS.

SEM CONTAR DOS VALORES EXORBITANTES, E A DISTÂNCIA DE MARCAÇÃO DE UMA PROVA PARA A OUTRA, PRATICAMENTE TE OBRIGANDO A PAGAR MAIS AULAS. LIGUEI PARA OUTRAS AUTO ESCOLAS, TODAS COM AS MESMAS TAXAS, MESMOS VALORES ISTO SE CHAMA??

SE VC REPROVA A PRÓXIMA MARCAÇÃO DE PROVA VC TEM QUE PAGAR DE 250,00 A 350,00 O ALUGUEL DA MOTO OU CARRO PARA 15 MIN DE PROVA, É UM ROUBO.”

Gad

05 de fevereiro, 2023 | 09:50

“Boa reportagem do jornal. Tem de rever mesmo estes conceitos das auto escolas..mas
Acompanham estes examinadores do detran tem pessoas que eles aprovam que não sei se tem corrupção nisso ou se eles esqueceram o óculos em casa”

Nilson

04 de fevereiro, 2023 | 22:36

“Porque não tá relacionada aí o CFC COMETA, auto escola nacional?!

Isso da divulgação via autoridade maior do setor é muito importante.”

Bom

04 de fevereiro, 2023 | 14:03

“TUDO QUE DA DINHEIRO VIRA CRIME ,PRA MIM ESSA MÁFIA NÃO PERDE NADA EM SAFADEZA PRO TRÁFICO”

Chris

04 de fevereiro, 2023 | 13:06

“Mas ninguém quer ensinar msm não , a ideia é que o cidadão seja reprovado pra oferecer pra ele a famosa facilitação que não parou e continua a todo vapor e dá mais dinheiro que uma nova tentativa.”

Gabuloso

04 de fevereiro, 2023 | 10:37

“Auto escola e uma safadeza instrutor sabe ensinar nada só quer tirar dinheiro dos outros”

Onofre Palhares

04 de fevereiro, 2023 | 08:07

“Fico a pensar as dificuldades destes instrutores de trânsito e dos CFCs, Algumas pessoas que se dizem reprovadas, se quer sabem a diferença entre exame de legislação e de direção. Será que elas leram a matéria e conseguiram perceber que se trata de EXAME DE LEGISLAÇÃO? Qual seria o grau de subjetivismo, já que a prova não é aberta, é toda de marcar? As questões retiradas de forma automática do banco de dados são as mesmas para todos os candidatos e CFCs. A mineira reprovada por não ficar rente ao "meio fio", O que isso tem a ver com avaliação de legislação, será que ela não está confundindo exame de legislação com direção? Alguns que vão fazer as avaliações se quer sabem a diferença entre examinador e instrutor. Temos maus instrutores, maus examinadores, péssimos alunos. mas o que deve ser debatido é o processo pedagógico. Parabéns a reportagem pela matéria e de quem foi a iniciativa do estudo, nunca vi se quer algo parecido em nossa região.”

Aline

04 de fevereiro, 2023 | 05:06

“O próprio instrutor fica falando que não estamos preparados, pq compramos poucas aulas, que não é suficiente, deveria comprar mais. Chega no dia do exame, o examinador fica gritando, falando que fez errado sendo que estava tudo certo, só pra acabar com o psicológico da pessoa. Isso é uma máfia. Que bom que temos uma lista agora...”

Mineira

04 de fevereiro, 2023 | 03:30

“Eu que o diga!!!! Ser reprovada pq o pneu não ficou rente ao meio fio, ou pq o examinador não viu que eu olhei os retrovisores.............isso é um absurdo. Sem contar que o examinador marca o motivo da reprovação, como por exemplo, não esperei o pedestre atravessar a rua..( creio que atropelei o suposto pedestre, né???) Enqo isso, a auto escola e o estado vai lucrando e eu fazendo papel de palhaça !!!!!!”

Quintão

04 de fevereiro, 2023 | 00:17

“Fico triste com certas colocações de demais participantes, entretanto estão corretos em declinarem em seus desabafos o quanto esta relapso o ensino voltado para a a formação de futuros condutores . Eu no tempo que tive a frente de ministrar diversos cursos , MOPE, ESCOLAR , EMERGÊNCIA , COLETIVO , CARGAS INDIVISÍVEIS, FORMAÇÃO DE DIRETORES E INSTRUTORES E EXAMINADORES de trânsito , procurava fazer por excelência. a formação destes profissionais , e tenho certeza que muitos deles hoje fazem um trabalho diferenciado , pois passei na e´poca de e formação , muitas didáticas e Dinâmicas diferenciadas , capaz de de fazer com que alunos e candidatos passem a terem prazer em ir buscar conhecimento , para ser um bom motorista , que consequentemente, será um bom cidadão. Aproveitem no vale do aço existe muitos profissionais formados por mim, bem como Periquito, Pingo D' água , Nova Era , João Monlevade , São Jose do Goiabal etc....
Hoje graças a Deus sou EXAMINADOR DE DE TRÂNSITO no DETRAN DE Goiania . E me sinto muito realizado , por fazer pelo menos tentar fazer parte da história de maneira tal que os profissionais não aviltem a profissão .
Bons tempos , bons tempos ! Um abraço de seu eterno Professor QUINTÃO.”

Ricardo

03 de fevereiro, 2023 | 22:02

“E um máfia essas autos escolas, e muito dinheiro que rola, eu desisti faz tempo. Uma vergonha.”

Fica Difícil Mesmo Esses Examinadores Só Pode Ganhar Quando Reprova Algum Aluno Pqp Eles Esta o Reprovando Muitos Alunos Capacitados e Brincadeira

03 de fevereiro, 2023 | 17:48

“Fica complicado pois esses examinadores só pode ganhar quando reprova algum aluno pqp eles não estão passando ninguém tem muitos alunos capacitados e brincadeira”

Vieira

03 de fevereiro, 2023 | 13:54

“Mas também né, chega na CFC o professor só fica lendo o código e nada explica, para ler lemos em casa. É preciso sim discutir esse assunto no estado e no Brasil. As aulas de legislação deveriam ser opcionais. Precisa verificar também que há alunos descompromissados e nada querem apreender.”

03 de fevereiro, 2023 | 13:02

“Um absurdo gastamos tanto e no final nada de conseguirmos nossos objetivos, auto escola taxas abusivas .e sem falar no exame prático avaliação teria que ser analisado uma outra forma de ser aplicado sem mexer com psicológico das pessoas .”

Vera

03 de fevereiro, 2023 | 12:41

“A gente paga um preço absurdo na auto escola e no dia o exame faz das tripa ao coração pra sair com a habilitação nas mãos e ai e reprovado pelo o examinador,so jesus na causa muito triste”

Geraldo

03 de fevereiro, 2023 | 10:32

“Tem fiscalizar o todo desde auto escolas e auditar no dia exames civis passam quem eles querem triste realidade quanto mais eles reprovam mais dinheiro entra mais eles são convocados para avaliar”

Viewer

03 de fevereiro, 2023 | 08:43

“Interessante, observando esse índices começo a me questionar se o problema não está no método de avaliação.”

Alencar Soares de Brito

03 de fevereiro, 2023 | 07:54

“Tem que divulgar os nomes da escolas para a população em geral fique sabendo onde e melhor se escrever para tirar sua carteira de habilitação, e estas escola que não atinge a meta eles que tem que passar por uma reciclagem =, haja vista que eu tenho visto no locais de treinamentos de direção tem muitos professores que parece que não liga para o aluno se passa bem se não passar tudo bem também,”

Aminadab

03 de fevereiro, 2023 | 07:46

“A única coisa que realmente importa para as Auto Escolas é o dinheiro que investimos neles e mais nada.”

Márcia Vieira

03 de fevereiro, 2023 | 07:32

“E sobre os exames de direção? Seria ideal a reportagem também falar sobre o índice dos CFCs. Realmente no site indicado há os nomes de todas auto escolas, por cidades, e o percentual, basta colocar os anos ou meses que se busca. Parabéns as que conseguiram, a reportagem poderia divulgar os nomes das que conseguiram, entendo que é de utilidade pública e de interesse do consumidor dos serviços.”

Indignado

03 de fevereiro, 2023 | 07:27

“Agora está completamente "Todos " felizes da alta corte brasileira. Os Reis, príncipes é os bobos; um país avacalhado, cheios de cobranças de taxas, autoescola sugando os candidatos. Enquanto dêem lucros para todo mundo, eles não está nem aí, com às classes mais baixas. Precisam rever esses métodos de extorquir o brasileiro. Deveriam acabar com às autoescolas. Querem copiar os Estados Unidos só nos impostos, a população que dana-se.”

João Souza

03 de fevereiro, 2023 | 06:58

“Pela primeira vez vejo estudos nesse sentido, parabéns a reportagem. Não tinha conhecimento que até o percentual de cada Auto Escola é público no site da DETRAN.”

Envie seu Comentário