
02 de março, de 2023 | 11:05
Falha na liberação de Placas causa transtornos e prejuízos a proprietários de veículos
Divulgação
Detran-MG informou que dificuldade se deve a uma atualização de validação de notas fiscais pela Secretaria de Estado da Fazenda
Com atualização de dados
Proprietários de veículos que precisaram mudar a placa, em função de transferência de propriedade ou outras situações, enfrentaram problemas por causa de uma falha de comunicação entre os sistemas informatizados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) e da Secretaria de Estado da Fazenda.
A dificuldade foi enfrentada pelos mineiros há alguns dias. A informação oficial é que o sistema voltou à normalidade na tarde desta quinta-feira (2). O despachante José Geraldo Matos, que atua em Ipatinga, explica que clientes estão indignados e esperam uma solução. Alguns que precisam do emplacamento para usar veículos em serviço amargam prejuízos. "Às vezes a pessoa vem aqui, nervosa, querendo uma solução e esse atraso está recaindo sobre nós profissionais, quando a dificuldade tem origem lá no sistema informatizado do governo", defende-se.
A gente vai na delegacia com a documentação toda em ordem, toda a carga de impostos recolhida aos cofres públicos, a documentação é liberada pelo delegado de trânsito, mas o sistema da Sefaz não libera. É uma falha do sistema e precisamos ficar explicando isso para os clientes, impacientes, todos os dias. Tem empresa com vários carros de frota parados e aguardando uma solução”, detalha.
O despachante relata outra dificuldade: há casos em que veículos são apreendidos por irregularidades diversas e, se necessário fazer transferência lacrada, o documento é rodado pela Ciretran, a placa é feita, mas o processo não é concluído e o veículo permanece apreendido, com o proprietário pagando diária de R$ 51 por dia de apreensão.
Mudança recente gerou falha
O despachante José Geraldo Matos explica que, em resposta enviada aos despachantes, o Detran informou que o problema na finalização das placas se deu devido a uma atualização de validação da Secretaria da Fazenda, que alterou a validação das notas fiscais.
Em nota enviada ao Diário do Aço, a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (Sefaz), por meio da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), informou que a falha ocorreu em função de uma instabilidade detectada na aplicação responsável pela emissão das Notas Fiscais Eletrônicas disponibilizadas para o serviço de emplacamento de veículos, quando o sistema precisou ser paralisado. Após análises das equipes da STI, o problema foi resolvido e o referido sistema voltou ao funcionamento normal às 15h desta quinta-feira (2)”, destaca a nota.
Por fim, a STI esclarece que estão sendo implementadas medidas de modernização e ampliação da infraestrutura de tecnologia da nossa plataforma com o objetivo de aprimorar o atual Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual (SIARE)”, conclui.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Valdeir Barbosa
13 de junho, 2024 | 12:58O problema ainda continua na data e 13/06/2024, é uma falta de vergonha e respeito com os cidadãos.
A os documentos DAE, que pagamos, numca ha problemas em receber. Sempre quando a direção é do estado para o cidadão sempre ha algum problema.”
Mauricio Almeida
10 de agosto, 2023 | 10:41O problema é recorrente no sistema do DETRAN, estou com o carro já a 15 dias na concessionária aguardando a liberação para emplacamento.”
Leandro Delazari
11 de julho, 2023 | 11:03Parece que o erro voltou a acontecer agora em 11/07/2023.
Não está sendo possível emplacar veículos 0km.”
Alexandre
09 de julho, 2023 | 08:54Hoje dia 09/07/23 o problema ainda persiste. Estou com o veículo na ccs para emplacar e nada de constar a nota fiscal no sistema so Detran mg. Nao posso rodar com o veiculo e tenho arcar com aplicativo para trabalhar me onerando e também a minha família. O Estado é ineficiente e nao se preocupa com o cidadão. Pagamos as taxas e impostos e não temos resposta do Estado.”
Alex Diogo
26 de março, 2023 | 18:44já faz um mês que to esperando o despachante me notificar de que os documentos e a placa estão prontos mas até agora nada, paguei tudo antecipado para o despachante e ta demorando muito pro documento e a placa ficarem prontos”
Alison de Lara Neves
07 de março, 2023 | 17:37O problema não foi resolvido, ainda encontra-se com o mesmo problema de validação dos dados, é possivel recolherem as taxas mais não finaliza o processo de emissão da placa. Fica pendênte a finalização do processo de transferência.”
Roberto
07 de março, 2023 | 17:03Até hoje, 07/03/23, tentando emplacar veículo 0km e o sistema retorna a mensagem: "NF-e não consta na base de dados da SEFAZ ? Procure o emissor da NFe."
A nota fiscal consta no site www.nfe.fazenda.gov.br/ e está aprovada normalmente. Ou seja, ainda há falha na comunicação do detran/mg com a sefaz. Detalhe, comprei o carro no RJ e estou emplacando em Minas, ou seja, o problema está com o detran também, já que os carros estão sendo emplacados normalmente no RJ.”
Darcio
06 de março, 2023 | 19:45Estou tentando emplacar minha é não consigo,ela está na concessionária a dias,dá vontade de sair com ela se placa aí vem a polícia encher o saco da gente,
Esse detran é outro lixo.”
Franciele dos Anjos Barboza
06 de março, 2023 | 16:05Também estamos tentando emplacar. Reporta erro de nota fiscal não reconhecida.”
Wellington
06 de março, 2023 | 10:03Até a presente data o sistema não está funcionando. Estou desde o dia 17/02/2023 tentando emplacar um veiculo e não consigo.”
Vinícius Utsch
03 de março, 2023 | 09:59O problema é estadual. Sou de BH e fiz denuncia em dois veículos de comunicação. Infelizmente nenhum dos dois noticiou. Parabéns ao jornal Diário do Aço, que está tomando a frente e tentando pressionar para resolver um problema dos cidadãos.”
Marlene de Fátima Freitas dos Santos
02 de março, 2023 | 19:05Infelizmente até agora não voltou a funcionar
Estou tentando e nada”
$
02 de março, 2023 | 15:56Eles arrumara as cuanga deles com a nova placa pra recarda dinheiroe depois não consegui resolver kkkk, aqui a pouco eles cancela está é inventa nova placa ,pra nois gasta”
Tinho Mortadela
02 de março, 2023 | 13:29O Estado faz a lambança, e ainda quer por no lombo do trabalhador, multando, diária no pátio e etc. Quando se cobra do Estado, o mesmo ao invés de agir para solucionar, inventa de falar com a imprensa que o povo deve aguardar e continuar se lascando. Quando eu falo que o judiciário é oneroso e omisso, eu não estou errado. Cadê eles umas horas desta para cobrar ? Eu sei onde estão, na sala e recebendo seus altos salários com penduricalhos enxertados. Brasil o país da inversão de valores.”