06 de março, de 2023 | 15:00
Ipatinguense Igor Fraga é confirmado pela Equipe B-Max
O piloto brasileiro Igor Fraga se junta ao já confirmado piloto júnior da Honda, Iori Kimura, para o que será seu primeiro ano nos monopostos desde que disputou a temporada 2020 da FIA F3 pela equipe Charouz. O jovem nasceu em Kanazawa, no Japão, mas mudou-se para o Brasil em 2010 e residiu em Ipatinga. Ele é filho de Diana Katsumi Fontes Omura e de Fabrizio Maciel Fraga.
Na semana que vem haverá dois dias de teste de pré-temporada em Suzuka, no Japão. Fraga também participará, em 2023, na classe GT300 do Super GT com a equipe Lexus Anest Iwata Racing, quando terá um de seus rivais da Super Fórmula Lights nesta temporada, o piloto da TOM, Yuga Furutani.
Igor testou o carro da equipe B-Max no fim do ano passado em Okayama e, mesmo estando fora de um carro de corridas por dois anos, foi o segundo mais rápido das duas sessões, com 1min22s409 muito próximo da melhor marca (1min22s212).
Ele também teve a oportunidade de testar o carro da Equipe Impul de Super Fórmula, em dezembro, conseguindo o terceiro melhor tempo entre os estreantes.
Divulgação
O brasileiro também competirá na categoria GT300 com Lexus; na foto, o carro da equipe Anest Iwata, com o qual competirá em 2023

O carro da categoria Super Fórmula se assemelha em muito a um Fórmula 1, chegando a velocidades superiores a 300Km/h.
Fraga correu pela última vez em monopostos em 2020. Patrocinado pela Gran Turismo/Polyphony Digital, foi campeão da Toyota Racing Series, pela qual bateu o piloto japonês Yuki Tsunoda, que hoje corre pela equipe Alpha Tauri na Fórmula 1 e depois participou da Fórmula 3 da FIA como piloto júnior da Red Bull.
Antes disso, Igor foi campeão da F3 Academy brasileira em 2017, foi vice-campeão da Fórmula 4 da Nacam, e conquistou a 4ª colocação na difícil categoria USF2000, nos Estados Unidos, que é caminho obrigatório para quem quer chegar à F-Indy.
No Campeonato Europeu de Fórmula Regional, ele conquistou o 3º lugar vencendo quatro provas, dois segundos lugares e cinco terceiros lugares.
Competindo no E-Sports, Igor também se sagrou campeão no McLaren Shadow Project em 2018, campeão mundial do FIA-Certified Gran Turismo Championship tanto na Nations Cup quanto na Manufacturers Cup e mais recentemente campeão do Toyota GR GT Series Championship.
Divulgação
Igor Fraga na Fórmula Regional Europeia

Divulgação
Igor quando campeão do Toyota Racing Series

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Nelson Nunes Netto
08 de março, 2023 | 22:26Um baita piloto.
Um baita acertador de carro.”
Edmundo Polck Fraga
06 de março, 2023 | 17:44Eu como primo e torcedor fanático, sou testemunha da garra desse jovem "samurai tupiquiniquim ", talento para pilotar ele já demonstrou que tem de sobra! Acredito que no Japão suas portas vão se abrir, quissar alcançar até mesmo a tão sonhada F1. Com um japonês fluente (além de dominar dos outros quatro idiomas), Igor esta atraindo atenção da mídia asiática. Com os resultados positivos que estão por vir, acredito que nosso ipatinguense vai ser admirado e respeitado ainda mais no automobilismo mundial real e virtual”