23 de março, de 2023 | 09:21

Após privatização, empresa que assumiu portos no Espírito Santo anuncia aumento de 1.800% em tarifas

Divulgação
VPorts anunciou que a partir desta semana passa de R$ 1.103,50 para R$ 18.729,65 taxa para navios utilizarem os portos que comprou em leilão VPorts anunciou que a partir desta semana passa de R$ 1.103,50 para R$ 18.729,65 taxa para navios utilizarem os portos que comprou em leilão

A VPorts, empresa que comprou em leilão de privatização a antiga Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), anunciou que a partir desta semana passa de R$ 1.103,50 para R$ 18.729,65, a taxa cobrada por navio que ancora em seus portos. A aumento é de 1.800% e gerou preocupação entre os empresários capixabas e mineiros, que são os maiores clientes dos serviços nos portos capixabas. Em nota enviada ao jornal Diário do Aço, a empresa explica que o ajuste em questão visa reequilibrar a divisão de custos pela utilização do VTMIS - sistema de monitoramento e gestão do tráfego marítimo que funciona todos os dias da semana.

Os empresários alertam que a decisão da Vports criou uma forte pressão, levando os sindicatos a marcarem uma reunião urgente com representantes do setor para definir como o nicho atuará diante da decisão de reajuste. A VPorts explicou que a taxa engloba todos os navios que acessam o Complexo Portuário de Vitória e Tubarão.

O caso foi parar no Congresso Nacional. Nesta quarta-feira, o deputado federal Elder Salomão (PT-ES) ocupou a tribuna para questionar os efeitos da privatização dos portos no seu estado. O deputado mostrou uma manchete de jornal de 25 de abril de 2022 em que o governo federal afirma que a privatização dos portos no Espírito Santo iria proporcionar uma redução das tarifas portuárias em até 65%. Dessa forma, a Codesa foi privatizada pelo governo Bolsonaro em março de 2022.

“Pois vejam a manchete de hoje (22/3), menos de um ano depois: ‘Taxa para navios sobe 1.800% no Espírito Santo em todos os portos’. Quem tá dizendo isso são empresários que atuam na atividade portuária. Estão dizendo que este aumento das tarifas vai gerar demissões e encarecimento dos produtos para o consumidor. Olha aí, povo brasileiro, e povo capixaba o que fez o governo anterior. As tarifas portuárias onde a Codesa foi privatizada há seis meses hoje é enunciado aumento de 1.800%. E quem vai pagar essa conta? É a população brasileira, porque os empresários estão dizendo que vai ter demissão e aumento de preços dos produtos que passam por esses portos”, disparou o deputado.

Para o deputado, seguidas decisões que beneficiaram grupos empresariais levaram à condição em que a inflação voltou a subir e, para conter a alta da inflação, aumentaram os juros, o que pesa no bolso do consumidor, obrigado a reduzir o consumo.

Privatização em março de 2022

Conforme publicado pelo jornal A Gazeta, em 30 de março de 2022, a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) foi vendida por R$ 106 milhões à Quadra Capital, representada pela FIP Shelf 119 Multiestratégia, em leilão. O projeto de privatização havia recebido duas propostas, sendo a outra do Consórcio Beira Mar .

Conforme o governo federal, esse foi o primeiro leilão de uma estatal do setor portuário no país e servirá como um tipo de “teste” para privatização de outros portos, inclusive o de Santos (SP). Além de arrematar a Codesa, a empresa também assumiu a concessão do Porto de Vitória e do Terminal de Barra do Riacho (Aracruz), num contrato de 35 anos, em que estão previstos investimentos de R$ 850 milhões, dos quais, R$ 335 milhões na ampliação dos portos.

Nota oficial da VPorts

A Vports esclarece que, desde o início da atividade como autoridade portuária privada, em setembro de 2022, tem cumprido todas as obrigações contratuais, reafirmando seu compromisso com o aumento da qualidade dos serviços prestados, com a redução do custo de movimentação de carga pelos usuários dos portos administrados e com a promoção do desenvolvimento social e econômico em sua área de atuação.

A empresa reforça que a nova estrutura tarifária foi pensada para trazer economia ao usuário do Porto Organizado, viabilizando preços menores e operações mais rápidas e eficientes e que conforme deliberado pela ANTAQ, vigerá apartir de 17.05.23.

O ajuste em questão visa reequilibrar a divisão de custos pela utilização do VTMIS - sistema de monitoramento e gestão do tráfego marítimo que funciona todos os dias da semana, 24 horas, registrando posicionamento via câmeras e radares instalados em pontos estratégicos, reforçando a segurança por meio da mitigação dos riscos de acidentes, tráfico de drogas, prostituição e furtos nos navios que esperam para atracar no complexo portuário de Vitória e no Porto de Tubarão. Vale ressaltar que as embarcações que acessam o Porto Organizado já têm os custos do serviço incluído nas tabelas de utilização direta e não precisarão pagar a tarifa específica do VTMIS.
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Comentários

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Privatiza Que Melhora

04 de maio, 2025 | 17:00

“Privatiza que melhora! Tarcisio começou essa ladainha de privatização pra engordar o bolso dos mesmos, quase conseguiu privatizar o maior porto do país, e infelizmente Vitória não teve essa sorte... Tarcísio sempre querendo lutar em cima do discurso da suposta ineficiência estatal, enquanto entrega de bandeja serviços essenciais, estratégicos nas mãos dos magnatas. Preços mais caros para a população é o que entregam, sempre.”

José

24 de março, 2023 | 15:40

“Quanta desinformação...”

Marcelo José Pereira

23 de março, 2023 | 18:26

“MINAS ENTREGOU TUDO...PARA INGLATERRA E BÉLGICA ...... MINEIROS E A INCOMPETÊNCIA DA BR 381.. ????????

OLHO GRANDE DOS MINEIROS... VÃO PARA OS ESTADOS UNIDOS...”

Ipatinguense

23 de março, 2023 | 14:59

“Que paulada! O problema é que isso tem repercussão além das fronteiras do estado. Pois o capixaba bem que merece...”

Pronto Falei

23 de março, 2023 | 10:43

“Estado burro. Privatiza correio, Petrobras, BB e Caixa. Privatiza que melhora! Mas esses empresários capixabas camisa verde/amarela são um bando de comunistas mesmo, reclamando da política de livre mercado. Vê se pode!
"contem ironia"”

Marcelo Costa

23 de março, 2023 | 09:40

“Privatiza que melhora. Vou mandar um salve para os gestores de Ipatinga que estão querendo tirar a Copasa para por uma suposta empresa alternativa. Estão lendo essas notícias? E os vereadores? E o Ministério Público?”

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