29 de março, de 2023 | 14:27

Anta é resgatada em meio a plantação de eucalipto

Divulgação PM Amb
Animal foi socorrido e recolhido ao Cebus em Ipatinga Animal foi socorrido e recolhido ao Cebus em Ipatinga

Atendendo à uma solicitação da equipe de Vigilância Florestal da Cenibra, uma equipe da Polícia Militar de Meio Ambiente, foi mobilizada para o resgate de uma anta que foi encontrada agonizando em uma área próxima à uma estrada da plantação de eucalipto, nos arredores da Lagoa do Brito, município de Córrego Novo. O fato foi registrado nesta quarta-feira (29/3).

Um veterinário do Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus) e um biólogo da Fazenda Macedônia examinaram o animal no local onde fora encontrada. Após receber cuidados veterinários iniciais, a anta foi removida para o Cebus/Usipa em Ipatinga, para ser tratado.

A causa da comorbidade do animal não foi identificada, o que será feito posteriormente por meio de exames. Caso consiga se recuperar a anta será reintroduzida em seu habitat.
Divulgação PM Amb
Motivo do estado de saúde debilitado do animal ainda será apurado Motivo do estado de saúde debilitado do animal ainda será apurado

Comum na região

A anta (Tapirus terrestres) é um mamífero comum no Brasil. Pode chegar a pesar 300 quilos e dois metros de comprimento, incluindo uma pequena cauda de 10 centímetros. São animais dóceis, herbívoros que ingerem entre oito e nove quilos de alimento por dia, incluindo folhas, ramos, brotos, caules, cascas de árvores, plantas aquáticas e frutos. São raros os ataques desse tipo de animal ao homem. Os poucos casos ocorreram quando se sentiram encurralados ou para defender suas crias.

Possui patas curtas, cabeça grande e focinho em forma de tromba móvel, curvada para baixo. Pelagem é curta e áspera nos adultos. É também uma nadadora habilidosa. No Vale do Aço há ocorrência desse mamífero no Parque Estadual do Rio Doce e nas áreas do entorno da reserva de Mata Atlântica em Dionísio, Timóteo, Pingo-d'Água, Córrego Novo, entre outros.

Divulgação UFRGS
Anta é um mamífero comum nas áreas de mata e são encontradas com frequência no entorno do Parque Estadual do Rio Doce Anta é um mamífero comum nas áreas de mata e são encontradas com frequência no entorno do Parque Estadual do Rio Doce


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rafael Miranda

04 de abril, 2023 | 14:41

“Já fizeram exames?! São lançados muito agrotóxicos nessas terras....”

Ricardo

30 de março, 2023 | 07:10

“A PM ambiental tem que investigar isso. Já é a segunda anta que aparece dessa forma. Outro dia encontraram uma no Bela Vista em Ipatinga, que dizem ter sido atropelada.”

Tarzan

29 de março, 2023 | 21:37

“Uai...o bolsonaro já voltou?”

Jones

29 de março, 2023 | 14:58

“De forma trágica, infelizmente,
a nota do jornal comprova o ditado que versa sobre ser
mais fácil matar um leão por dia, que desviar das antas do Vale do Aço.”

Envie seu Comentário