29 de março, de 2023 | 14:27
Anta é resgatada em meio a plantação de eucalipto
Atendendo à uma solicitação da equipe de Vigilância Florestal da Cenibra, uma equipe da Polícia Militar de Meio Ambiente, foi mobilizada para o resgate de uma anta que foi encontrada agonizando em uma área próxima à uma estrada da plantação de eucalipto, nos arredores da Lagoa do Brito, município de Córrego Novo. O fato foi registrado nesta quarta-feira (29/3).
Um veterinário do Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus) e um biólogo da Fazenda Macedônia examinaram o animal no local onde fora encontrada. Após receber cuidados veterinários iniciais, a anta foi removida para o Cebus/Usipa em Ipatinga, para ser tratado.
A causa da comorbidade do animal não foi identificada, o que será feito posteriormente por meio de exames. Caso consiga se recuperar a anta será reintroduzida em seu habitat.
Comum na região
A anta (Tapirus terrestres) é um mamífero comum no Brasil. Pode chegar a pesar 300 quilos e dois metros de comprimento, incluindo uma pequena cauda de 10 centímetros. São animais dóceis, herbívoros que ingerem entre oito e nove quilos de alimento por dia, incluindo folhas, ramos, brotos, caules, cascas de árvores, plantas aquáticas e frutos. São raros os ataques desse tipo de animal ao homem. Os poucos casos ocorreram quando se sentiram encurralados ou para defender suas crias.
Possui patas curtas, cabeça grande e focinho em forma de tromba móvel, curvada para baixo. Pelagem é curta e áspera nos adultos. É também uma nadadora habilidosa. No Vale do Aço há ocorrência desse mamífero no Parque Estadual do Rio Doce e nas áreas do entorno da reserva de Mata Atlântica em Dionísio, Timóteo, Pingo-d'Água, Córrego Novo, entre outros.
Divulgação UFRGS
Anta é um mamífero comum nas áreas de mata e são encontradas com frequência no entorno do Parque Estadual do Rio Doce

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Rafael Miranda
04 de abril, 2023 | 14:41Já fizeram exames?! São lançados muito agrotóxicos nessas terras....”
Ricardo
30 de março, 2023 | 07:10A PM ambiental tem que investigar isso. Já é a segunda anta que aparece dessa forma. Outro dia encontraram uma no Bela Vista em Ipatinga, que dizem ter sido atropelada.”
Tarzan
29 de março, 2023 | 21:37Uai...o bolsonaro já voltou?”
Jones
29 de março, 2023 | 14:58De forma trágica, infelizmente,
a nota do jornal comprova o ditado que versa sobre ser
mais fácil matar um leão por dia, que desviar das antas do Vale do Aço.”