07 de abril, de 2023 | 09:00
Atuação educativa e presença nas unidades são formas da PM oferecer segurança nas escolas
Divulgação PM
Conforme tenente Coronel Flávio Santiago, toda situação de ameaça em escolas é investigado pela PM

A tragédia ocorrida nesta semana em Blumenau, Santa Catarina, quando um homem invadiu uma creche, atacou e matou quatro crianças, mais uma vez traz à tona a discussão sobre o nível de segurança nas escolas de todo o país. Em Minas Gerais, a ação da Polícia Militar muitas vezes é a primeira a ser lembrada. O tenente Coronel Flávio Santiago, chefe do Centro de Jornalismo da PM no Vale do Aço, explica como é o papel da polícia na segurança das escolas e como pais e educadores podem buscar o apoio da corporação em qualquer ameaça à segurança de professores e estudantes.
Para Flávio Santiago, a internet e a rapidez com a propagação das informações têm incentivando a replicação de tragédias como essa. No entanto, a PM tem atuado ativamente para proteção da comunidade escolar, e um destes serviços é a Patrulha Escolar. Hoje, diretoras, professoras e coordenadoras têm acesso mais rápido a esses policiais, que também frequentam as escolas fazendo com que haja a interdisciplinaridade, sobretudo no contato com alunos, mestres e também com funcionários dos educandários. Isso tem surtido um efeito muito grande, até pela velocidade a respeito de termos o número 190 como peça importante num primeiro chamado”, explica.
O tenente coronel lembra ainda o trabalho do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), projeto realizado em Minas Gerais. O Proerd é um programa reconhecido em todo o território nacional, que vem fazendo muito por esses jovens e automaticamente a presença do policial em sala de aula também agindo de forma multidisciplinar com as professoras, com aquele contato diário com toda a família escolar”, disse.
O PM também trabalha com o Programa de Educação Ambiental (Progea) dentro das salas de aula e atua na gestão de desempenho operacional, monitorando os acontecimentos nas escolas. Em conversa com outros especialistas da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Secretaria de Educação a gente percebe muito o espelhamento daquilo que vem acontecendo em outras cidades, às vezes pela própria notícia, e faz com que algumas situações se repliquem, mas que no momento do processo investigatório pode não chegar a uma conclusão do fato”, analisa Flávio Santiago.
Investigações
Ainda conforme o tenente coronel, toda situação que ameaça a segurança nas escolas é devidamente tratada pela PM. Sempre que acionada a Polícia Militar toma as providências necessárias, faz o registro e encaminha imediatamente à polícia investigatória para buscar a resolução do conflito o mais rápido possível, para que em solo mineiro nós não tenhamos esse tipo de problema”, reforça.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Zé Doido
08 de abril, 2023 | 22:03FIQUEI SABENDO QUE TEM UM IDIOTA DE APELIDO GHOST MAN (OU ALGO PARECIDO) QUE ESTÁ BOTANDO O TERROR NO BAIRRO IDEAL, DIZENDO QUE NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, DIA 10/04 VAI PROMOVER UM MASSACRE NAQUELA ESCOLA.
A PM VAI PAGAR PRA VER SE ISSO É APENAS MAIS UM LUNÁTICO QUERENDO APARECER?
SE A PC QUISER CONSEGUE IDENTIFICAR QUEM É ESSE PALHAÇO QUE ESTÁ BANCANDO O PERIGOSO, SÓ RASTREAR O IP E PEGAR DE ONDE PARTIU TAL POSTAGEM, SABEMOS QUE JÁ TEMOS NA DELEGACIA DE IPATINGA UMA EQUIPE QUE CUIDA DE CRIMES CIBERNÉTICOS.
ALÔ PC, ALÔ PM, É HORA DE AGIR, OU VÃO ESPERAR O PIOR ACONTECER?
#PatrulhaEscolarAtuante
#PazParaTodos
#ForaLunáticosSociopatas
#EscolaLocalDePaz”
Zé Doido
08 de abril, 2023 | 20:11Cadê a Patrulha Escolar, cadê os PM's nas portas das escolas?
Será que a PM vai esperar algo trágico acontecer pra tomar as devidas providências?
A PM tem de trabalhar na prevenção, ir nas escolas de sala em sala e explicar para os alunos de forma clara e objetiva, ter uma conversa franca olhando nos olhos dos alunos e dizer que eses estão sendo vigiados e que se por ventura algum engraçadinho ao menos ficar espalhando o terror nas redes sociais que vão responder por isso bem como seus responsáveis.
Agora uma dica à PM, dêem um tempo nas padarias, supermercados, postos de gasolina e afins e comecem a se fazer presentes nas portas das escolas, ao menos 1 PM por escola e assim nossas crianças terão paz pra estudar e nós os pais poderemos ter paz e tranquilidade sabendo que nossos filhos estão em locais seguros.
#PmNasEscolas
#PatrulhaEscolarAtuante
#PazParaTodos”
Cidadão Que a Polícia Ignora
08 de abril, 2023 | 12:52O discurso do policial, não condiz com a realidade, pois hoje em dia não se vê polícia fazendo ronda em lugar nenhum, exemplo é a desordem que se encontra em Ipatinga.”
Gustavo
07 de abril, 2023 | 13:25Não vejo polícia em escolas de bairros de periferia,pois os alunos ficam matando aula do lado de fora.”
Gildázio Garcia Vitor
07 de abril, 2023 | 12:02Aqui em Minas, o maior parceiro dos Professores é a honrada Polícia Militar.
Parabéns PMMG! Obrigado!”