25 de abril, de 2023 | 14:00

Opinião: A Importância da "Apologia de Sócrates" em Nossa Atualidade

Wanderson R. Monteiro *

O livro "Apologia de Sócrates" é uma obra fundamental da filosofia ocidental. Escrito por Platão, o livro apresenta o discurso de defesa de Sócrates em seu julgamento. Neste discurso, Sócrates defende sua filosofia e sua atitude diante da vida e da sociedade, mostrando, mais uma vez, que ele era um homem justo e sábio.

Uma das passagens mais marcantes do livro é quando Sócrates relata que, ao procurar pessoas que se consideravam sábias, ele não encontrou nenhuma que realmente o fosse. Ele conclui que a sabedoria verdadeira é rara e que ele próprio só sabe que nada sabe, sendo isso expressado pela famosa frase "Só sei que nada sei". Essa atitude humilde e crítica em relação ao conhecimento é uma das principais características do pensamento socrático e tem grande relevância até os dias atuais, mesmo que muitos, mesmo se dizendo "filósofos", acabem exibindo comportamento contrário a isso.

De fato, vivemos em um mundo em que o conhecimento é valorizado e muitas pessoas se consideram sábias. No entanto, muitas vezes, esse conhecimento é superficial e não é baseado em uma reflexão profunda sobre a vida e o mundo. Muitos se consideram especialistas em determinados assuntos, mas não estão dispostos a questionar suas próprias crenças e opiniões, coisa que Sócrates não temia.

“Muitos se consideram especialistas em determinados
assuntos, mas não estão dispostos a questionar suas próprias
crenças e opiniões, coisa que Sócrates não temia”


A atitude socrática de questionamento constante e de busca pela verdadeira sabedoria é, portanto, uma postura muito importante para os nossos dias. Devemos estar dispostos a admitir nossas próprias limitações e a buscar constantemente novos conhecimentos, sem nos apegarmos a nossas próprias opiniões acerca do mundo e da vida. Além disso, devemos estar sempre dispostos a ouvir o que os outros têm a dizer, mesmo que discordemos de suas opiniões, pois é somente a partir do diálogo e da troca de ideias que podemos alcançar uma verdadeira compreensão do mundo.

Ainda hoje, a leitura do livro "Apologia de Sócrates" é muito importante, tanto para nós, individualmente, quanto para a sociedade, pois nos ensina que a verdadeira sabedoria é rara e que devemos estar sempre dispostos a questionar nossas próprias crenças e a buscar novos conhecimentos. Essa atitude crítica e reflexiva é fundamental para os nossos dias, em que o conhecimento é cada vez mais valorizado, mas muitas vezes superficial, ou, até mesmo, completamente inexistente. A exemplo de Sócrates, devemos estar sempre dispostos a buscar a verdadeira sabedoria, mesmo que isso signifique admitir que não sabemos nada, e que ainda temos muito a aprender sobre a vida, sobre o mundo e, principalmente, sobre nós mesmos.

* Bacharel em Teologia, Graduando em Pedagogia. Coautor de 4 livros, e vencedor de três prêmios literários. ([email protected]). São Sebastião do Anta - MG

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

25 de abril, 2023 | 19:02

“Ser sábio só não basta; tem que saber fazer o uso da sabedoria. Os idosos só aprendem coisas novas com gente nova. O problema é quando a maioria jovem envelhece fora da hora. Aí complica. Risos.”

Gildázio Garcia Vitor

25 de abril, 2023 | 17:54

“Excelente! Parabéns! Obrigado!
Você e a querida Nena, vulgo Bugra velha, arrasaram hoje.
Estou mais é para Francisco Sanches e Aeroplano: "Nem Sei Se Nada Sei".”

Envie seu Comentário