12 de maio, de 2023 | 16:12

Morre padre Élio da Silva Athayde

Provincia do Rio
Religioso teve importante atuação na Catedral de Coronel FabricianoReligioso teve importante atuação na Catedral de Coronel Fabriciano

Faleceu na manhã desta sexta-feira (12), em Belo Horizonte, o padre Élio da Silva Athayde, aos 87 anos. O padre atuou por mais de 20 anos na Paróquia São Sebastião em Coronel Fabriciano, alguns deles ao lado do bispo Dom Lelis Lara. O velório ocorreu à tarde, em Belo Horizonte, e o sepultamento está agendado para este sábado (13), em Juiz de Fora.

Conforme dados divulgados pela Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano, padre Élio era natural de Congonhas e nasceu no dia 10 de dezembro de 1935. Com apenas 12 anos, iniciou seus estudos na Congregação Redentorista, sendo ordenado sacerdote em 29 de janeiro de 1961.

Ainda conforme a diocese, como missionário Redentorista, o líder religioso desenvolveu muitas missões, inclusive na diocese, atuando na Paróquia São Sebastião, em Fabriciano, ao lado de Dom Lelis Lara, durante sete anos. O sacerdote era vigário e Dom Lara, o pároco. Quando Dom Lara foi eleito Bispo, padre Élio foi nomeado pároco e exerceu o ofício por 24 anos. Ficou conhecido com bom sacerdote, músico e compositor.

“Nós temos muito a dizer, mas vamos nos conter no agradecimento a Deus, por intercessão de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador dos Redentoristas, Congregação à qual o padre Élio pertence. Enviado à nossa Diocese para servir à nossa Igreja Particular, Pe. Élio foi um sacerdote dedicado, criativo, cujo ministério foi marcado pelo zelo com a liturgia e a música sacra, onde nos deixou grandes contribuições. À Congregação Redentorista, aos seus familiares e amigos, nossa gratidão e orações”, diz a nota publicada pela diocese nas mídias sociais.

Entre seus legados, o padre foi um dos responsáveis pela construção da então co-catedral de São Sebastião. Era conhecido pelo carisma e dedicação aos trabalhos pastorais na cidade.

Facada

Em agosto de 2018, aos 82 anos, o sacerdote foi atacado por um homem que pedia dinheiro, próximo à porta de clausura do convento redentorista, em Campos dos Goytacazes (RJ). O indivíduo o atacou pelas costas com uma faca de serra, que lhe perfurou o pulmão. Padre Élio foi socorrido e encaminhado ao hospital, onde a faca foi retirada. Na época o agressor foi preso e levado para a Casa de Custódia Dalton Crespo de Castro.

Velório

O velório é realizado no Salão Paroquial do Santuário São José, em Belo Horizonte. A missa de corpo presente será às 21h30. Durante a madrugada, haverá o translado do corpo para Juiz de Fora, onde será realizado o velório na Igreja de Nossa Senhora da Glória, a partir das 8h deste sábado (13).

A Missa de Exéquias será celebrada às 8h30, seguida do sepultamento no Cemitério Redentorista “Passo da Ressurreição”, localizado ao lado do Cemitério da Glória.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Mario Leão

30 de maio, 2023 | 15:47

“Residi por 16 anos em Coronel Fabriciano, onde conheci o Pe. Élio, que era Pároco e presenciei a dedicação dele na construção da co-Catedral da cidade, tendo comO auxiliar o Sr. José de Castro.... era uma pessoa alegre, honesta, dedicado à vida sacerdotal... trabalhei nos Encontros de Noivos, fui coordenador do mesmo e Ministro da Palavra, quando as Missas eram celebradas no Salão Paroquial, perto da igreja de São Sebastião e casa/residência de Dom Lélis Lara,.. e presidi uma Celebração da Palavra, num domingo, às 7:00h da manhã, na Catedral, a convite do Pe. Élio... SAUDADES, MUITAS SAUDADES DE UM GRANDE AMIGO, DE UM EXCELENTE SACERDOTE!”

Bruno

13 de maio, 2023 | 22:17

“E quem não se lembra da musica do socual " Fabriciano até onrem ia mau , até que hoje apareceu o social " mais ou menos isso... era musico e torcedor da epoca de ouro do social...desanse em paz Pe.Elio.”

Nilzinha Santos

12 de maio, 2023 | 23:40

“Padre Élio, seu trabalho tão maravilhoso ficará para sempre no coração da cidade e do povo de Coronel Fabriciano! Deus é contigo...”

Arthur

12 de maio, 2023 | 21:24

“Foi muita coincidência do destino, morreu exato um ano depois que houve o desabamento do prédio da Catedral de Coronel Fabriciano em 12/05/2022, a qual ajudou a construir. Meus sentimentos.”

Flávia

12 de maio, 2023 | 18:57

“Pe. Élio deixa um grande legado. O curioso é que ele, tendo trabalhado tanto e com tanto entusiasmo pela construção da Co-Catedral de São Sebastião, veio a falecer exatamente um ano após a queda de parte do teto do templo. Coincidência ou não, foi a primeira coisa que me ocorreu quando fiquei sabendo do seu falecimento.
Descanse em paz, na luz do Senhor Jesus!”

José Dias Sobrinho

12 de maio, 2023 | 18:10

“Pe Hélio foi um sacerdote dedicado e fiel aos seus rebanhos.
Tínhamos prazer em participar das suas pregações.
Foi um obreiro e conquistador de admiradores.
Nós humanos perdemos uma figura impoluta.
O céu recebe de braços abertos um homem de Deus justo.
Paz em Plenitude.”

Envie seu Comentário