30 de maio, de 2023 | 14:00
Crônica: Pensamentos...
Nena de Castro *
Quase na ausência de sons, na noite tranquila, escrevo enquanto meu coração se debate em choro e tristeza, e meu respirar se torna intenso. Imagino que os pássaros que dormem nas árvores do meu jardim sonham com espaços limpos, água pura, verdes campos de sonho e paz...Sonham ainda com risos cristalinos de crianças, com águas pujantes da cascata polindo as pedras, sol de pura gema de ovo, cantos matinais anunciando a chegança de mais um dia... Diáfanas gotas dagua rebrilham ao sol da manhã num caleidoscópio de cores, traçando arabescos na renda rebordada de espuma que se desmancha nas águas cantantes e belas. E as avezitas suspiram, aguardando o verão...
Penúltimo dia de maio, viva, ainda bem, esse mês nos assombrou com tantas perdas, tantos se foram e deixaram saudades... Zaíra Carvalho, poeta de Timóteo, criatura ímpar no amor, foi escrever versos no infinito. E Pablo Cardoso, foi também para outra dimensão.
Como gostaríamos que estivessem conosco para sempre. Ai, Pablito com você foram os sonhos de produzir um vídeo com a Bugra, de escrevermos uma peça infantil a seis mãos, eu, você e Nancy Nogueira e levá-la aos palcos. De fazermos um show, juntos, você cantando e eu recitando poemas de Clarice Lispector e tanta coisa linda mais...
No dia em que participamos do ”Cabaré da Filó” no Farroupilha, ficamos juntos fazendo nossa maquiagem. Em poucos minutos você me deu dicas valiosíssimas de como interpretar a minha palhaça de contestação, a OZEBA MISEREBA. Você era rico de talento, sua voz era maravilhosa, a capacidade de interpretar no palco o Ney Mato Grosso, o figurino, a make , tudo perfeito e aquela voz, que nos provocava arrepios. Sua presença e voz nos emocionaram no lançamento do meu livro de crônicas As Pererecas e as Velhinhas”no Centro Cultural Usiminas e nos fez ir aos píncaros da emoção, encerrando no Parque Ipanema a homenagem a Francisvaldo Feitosa...E a alegria que me invadiu ao receber o troféu como melhor autora de textos para teatro infantil” em promoção do Grupo de Teatro Gente do Céu? Eu me senti como se estivesse recebendo o Oscar”!
Esse mês nos assombrou com tantas perdas,
tantos se foram e deixaram saudades”
Ensinou teatro para crianças carentes na Escola Silvino Pereira em Fabri e me convidou para contar Histórias aos seus alunos, transformados pelo seu carinho e pelo milagre que a Arte faz.
Ao saber que eu ia interpretar a Fada Lê na peça MARIANA CATIBIRIBANA, me mandou a mensagem: Vai lá Bugra e arrasa! Se eu pudesse ia te ver”!
Sua última mensagem pra mim, na quinta- feira foi Oie, Bugra, eu te amo”!
Inesquecível Pablito, sua voz ressoa pelos rincões desse Vale do Aço! Sua estrela brilhará para sempre!
E a luz que você irradiou para nós, mistura-se ao brilho advindo do 14º Salão do Livro, a homenagem ao incrível Ziraldo, a visita dos alunos das escolas, as peças teatrais, Contação de Histórias, tudo girando em torno desse objeto transformador que se chama LIVRO!
Dias de muita brincadeira e aprendizado, crianças brincando, sorrindo, lendo, aprendendo, cultivando a esperança de uma vida feliz. Parabéns à Paralelo 3, (Cibele e Camilinha) ao Instituto Cultural Usiminas, à Prefeitura de Timóteo e demais patrocinadores e nota zerooo para o poder municipal de Ipatinga que em nada colabora e prefere ignorar um evento cultural tão importante para a cidade, que atrai visitantes de toda a região! Prefeito Gustavo Nunes, acorde para o Salão do Livro!
E nada mais digo, a não ser adeus, Zaíra Carvalho! Adeus, PABLITO! Para sempre conosco, no cantinho mais bonito do meu coração, onde os pássaros cantam para a eternidade...
* Escritora e encantadora de histórias
Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















Gildázio Garcia Vitor
30 de maio, 2023 | 22:39Minha querida Bugra Velha, de volta, para concordar com seus parabéns à Paralelo 3, ao Instituto Cultural Usiminas, à Prefeitura Municipal de Timóteo e demais patrocinadores pela organização, realização e apoio ao 14° Salão do Livro.
Concordar, também, de forma veemente, com as criticas feitas ao Prefeito Gustavo Nunes, pelo descaso e falta de senso critico com relação a um evento de grande importância para a Educação Municipal, inclusive com lançamentos de livros de alunos de uma Escola Municipal e de uma Professora da Rede Municipal, a Tia Nete.”
Tião Aranha
30 de maio, 2023 | 21:13Se tem luta tem esperança! Hoje a cronista me fez lembrar do tempo da diretora dona Violeta quando passei, em vida, pela Escola Silvino Pereira. Pro outro lado, a perda dum soldado de batalha sempre está a nos jogar num mergulho indescritível das profundezas do nosso silêncio abissal; mesmo sabendo que as visões otimistas além de fazer-nos bem a nossa Saúde tb alimenta o nosso Espírito, e é capaz de num segundo nos jogar pra frente - sempre. Nós que sempre olhamos para o Alto, mesmo sabendo que tem hora que muitas mãos invisíveis dificultam essa nossa caminhada. Risos.”
Gildázio Garcia Vitor
30 de maio, 2023 | 18:22Ê Bugra Velha, assim você mata este Bugro, que está mais para Ogro Velho, lá das roças e lavouras de café de Orizânia.
Hoje, mais uma vez, você arrasou! Parabéns! Obrigado!
Os dois primeiros poéticos parágrafos, semelhantes a um preâmbulo, não me disse que iria falar de perdas e dores, de vidas e de amores, de amizades e favores e de companheirismo e conquistadores.”