30 de maio, de 2023 | 00:01

Grupo Hibridus estreia coreografia para celebrar 20 anos de trajetória

Léo Coessens
Ensaio do grupo para nova obra coreográfica que estreia em IpatingaEnsaio do grupo para nova obra coreográfica que estreia em Ipatinga
Nesta quarta (31) e quinta-feira (1/6), o grupo Hibridus Dança, de Ipatinga, estreia sua mais nova obra coreográfica, “Adeó”, que celebra os 20 anos de trajetória da companhia. As apresentações serão no Teatro Zélia Olguin, bairro Cariru, no primeiro dia às 20h e no segundo dias em duas sessões, às 19h e 21h. Os ingressos são gratuitos e para retirada basta acessar o Sympla e escolher a sessão de sua preferência. A classificação etária é livre.

O título da peça “Adeó” faz referência à canção do álbum “Missa dos Quilombos”, de Milton Nascimento, “A de Ó” que está presente desde as apresentações do Grupo de União e Consciência Negra - Grucon, do qual surgiram os integrantes do Hibridus Dança. “Daí a peça torna-se homenagem ao compositor mineiro que, recentemente, completou 50 anos de carreira. Em iorubá, ‘a de ó’ significa ‘voltaremos a nos encontrar’; ‘ade’ quer dizer ‘coroa’ e ‘Ó’ significa ‘ela/ele’, podendo expressar ‘você voltará a usar sua coroa’, no sentido de voltar a ocupar uma posição de potência ou prestígio”, informa a produção do espetáculo.

Com direção de Jorge Alencar e Neto Machado (Dimenti Produções Culturais, de Salvador - BA) e codireção de Léo Coessens (Coletivo Aberto, de Ipatinga), a peça surgiu de uma provocação do crítico e jornalista Marcelo Castilho Avelar (em memória) em uma das edições do ENARTCi - festival realizado pelo Hibridus - ao propor que Dimenti e Hibridus, com suas diferentes poéticas, pudessem criar conjuntamente. A peça é uma coreografia de escuta, celebração e amor. O projeto é realizado com recursos de emendas impositivas ao orçamento municipal de 2022 por indicações da vereadora Cida Lima.

Nilmar Lage
Artistas se dedicam a ações artístico-culturais e sociais em várias frentesArtistas se dedicam a ações artístico-culturais e sociais em várias frentes
“O Grupo Hibridus foi criado 2002, em Ipatinga, como grupo de dança contemporânea com a clara missão de ‘produzir, compartilhar e difundir experiências em dança e arte contemporânea, gerando diálogo com outros segmentos artísticos e criando ambientes de troca que possibilitem a ampliação da visão e o espírito crítico da comunidade, valorizando a cultura local’”, informa a produção. Atualmente, o grupo é formado pelos artistas da dança Luciano Botelho e Wenderson Godoi, parceiros na arte e na vida, e dedica-se a ações artístico-culturais e sociais em várias frentes, articulando as “redes socioculturais, construindo e compartilhando projetos, ações, objetivos e recursos”. Mais informações: telefone 31-984700975 e e-mail [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário