03 de junho, de 2023 | 12:00
Opinião: Se a média empresa não se transformar, ela vai morrer
Mateus Magno *
Muito se comentou sobre a importância da transformação digital para as pequenas e grandes empresas nos últimos anos, mas as médias empresas acabaram ficando um pouco de lado nessas discussões. Entretanto, é fundamental entender que elas também precisam se atualizar (e rápido!) para acompanhar as tendências de comportamento da sociedade e, consequentemente, dos consumidores, para continuarem a ser competitivas dentro de um mercado que está em constante metamorfose.A realidade é que, na era digital, companhias de todos os tamanhos devem se adaptar ao novo mercado se quiserem sobreviver e prosperar. Ao mesmo tempo, os empreendedores devem ficar atentos para criar empresas com soluções que possam digitalizar processos que antes eram feitos manualmente, como aconteceu na pandemia de Covid-19 onde muitas companhias nasceram para adotar o conceito de transformação digital.
De acordo com a plataforma Neoway, empresa de Big Data Analytics e Inteligência Artificial, 10 milhões de empresas foram abertas no Brasil. Só que metade delas já fecharam as suas portas. Dentre os setores mais prejudicados está a área de serviços com 65% do total (2,8 milhões de corporações) e comércio alcançou 1,3 milhão de instituições falidas e a indústria fechou 303 mil.
Os empreendedores devem ficar atentos para
criar empresas com soluções que possam digitalizar processos”
Outro dado interessante mostra que 89% das pequenas e médias empresas enxergam a digitalização como fundamental para o crescimento e continuidade dos negócios, e 54% delas acreditam que a prioridade nos planejamentos são as transformações tecnológicas, segundo a Oxford Economics.
Outra pesquisa do Comitê Brasileiro do Observatório Iberoamericano de Micro, Pequenas e Médias Empresas mostra ainda que 62% das micro, pequenas e médias companhias investem na digitalização dos seus negócios, enquanto 27% delas têm um colaborador responsável pela Transformação Digital.
Mas por que é tão essencial que as médias empresas invistam nela e levem esse tema muito mais a sério? Um dos benefícios mais significativos é o aumento da eficiência nos negócios e a sustentabilidade na relevância das organizações. As tecnologias digitais, como softwares de automação, têm o potencial de simplificar os processos e reduzir tanto o tempo quanto o esforço necessário para realizar tarefas repetitivas, o que ajuda as organizações médias a economizar dinheiro, aumentar a produtividade e melhorar significativamente seus resultados.
A transformação digital também é capaz de aprimorar o envolvimento e a satisfação dos consumidores, pois, com o surgimento e a popularização das mídias sociais e plataformas online, as companhias podem manter contato com os clientes o tempo todo e, nesse novo momento, eles de fato esperam que as marcas estejam disponíveis e interagindo em todos os canais digitais de maneira fluida, livre de atritos e em jornadas pensadas para antecipar suas necessidades com a hiper personalização. Nesse sentido, implementar tecnologias baseadas em inteligência artificial, machine learning, usar dados como fonte de geração de inteligência, ferramentas como chatbots e softwares de monitoramento, geração de insights de conteúdo para mídia social e análise de tendências, permite que as instituições de médio porte possam se relacionar com o público em tempo real e fornecer uma experiência única e personalizada ao cliente.
Outra vantagem da digitalização são os ganhos com a análise de dados aprimorada, já que isso permite que as organizações possam coletar e examinar enormes quantidades de informações sobre comportamento, preferências e tendências de consumo da população e, a partir do que foi captado, tomar decisões mais bem informadas e assertivas sobre estratégias de marketing, desenvolvimento de produtos e relacionamento com o cliente.
Ao observar todos esses benefícios e o cenário atual, fica evidente que para as médias empresas a transformação digital já é uma realidade em seus processos internos e está inserida no cotidiano dos líderes. Agora, o grande desafio dessas companhias é ser cada vez mais ágil nas operações, resolver os seus problemas de maneiras diferentes, gerar cada vez mais valor para os seus clientes e usuários, além de ser mais eficiente no dia a dia em todas as áreas.
Dessa forma, se transformar em um ecossistema digital ou fazer parte de um é um caminho sem volta para as empresas. Conhecer o comportamento dos clientes, antecipar as necessidades deles por meio da hiper personalização é chave para quem quer seguir vivo e se tornar relevante e a utilização de AI, machine learning construindo modelagens de jornadas baseadas em clientecentrismo passam a ser o básico na agenda das empresas. Pense nisso.
* CEO da Sambatech e Samba Digital
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