03 de junho, de 2023 | 07:00
Após três anos, Cruzeiro e Atlético voltam a se enfrentar no Brasileirão
Staff Images/Cruzeiro e Pedro Souza/Atlético
O meia Mateus Vital e o atacante Hulk são dois dos principais personagens do clássico de hoje
O meia Mateus Vital e o atacante Hulk são dois dos principais personagens do clássico de hojeUm dos maiores clássicos do futebol brasileiro, Cruzeiro e Atlético volta a ocorrer numa competição nacional. O duelo será às 18h30 deste sábado (3), pela 9ª rodada, em Uberlândia, no Parque do Sabiá. O árbitro será Sávio Pereira Sampaio (Fifa/DF), de 37 anos, irmão do também árbitro Fifa, Wilton Pereira Sampaio. Este será o primeiro clássico mineiro de Sávio.
O reencontro no Brasileirão ocorre mais de três anos após o último confronto, realizado dia 10 de novembro de 2019. Na ocasião, também com mando celeste, a disputa ficou no empate sem gols. No turno do campeonato, dia 4 de agosto, o Galo venceu por 2 a 0.
O campeonato de 2019 não foi bom para o Galo, que ficou na 13ª colocação e só chegaria perto do que se tornou hoje a partir de 2020, com a contratação de Jorge Sampaoli e a injeção de milhões pelos mecenas do clube. Por outro lado, o Brasileirão foi terrível para o Cruzeiro, que caiu para a Segunda Divisão de forma inédita. Depois disso, ficou três anos seguidos na Série B, retornando apenas em 2023, quando agora finalmente volta a encarar o rival na principal competição do país.
Cruzeiro
Sem conseguir chegar à final do Mineiro e eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil, o Cruzeiro tem pela frente apenas a disputa do Brasileirão, o que sempre foi seu objetivo principal. Todo o planejamento financeiro e de elenco foi voltado para conquistar 45 pontos no campeonato e permanecer na Primeira Divisão. O lucro viria com a conquista de uma vaga na Sul-Americana. Apesar de um clássico ser sempre difícil, a Raposa terá o mando de campo e pegará um Atlético cabisbaixo pela eliminação na Copa do Brasil.
O Cruzeiro pode ter um desfalque importante, já que o atacante Bruno Rodrigues, com edema muscular, não tem presença garantida no jogo. Ele é responsável por 40% dos 30 gols feitos pelo time este ano, foram sete gols e cinco assistências. Bruno, inclusive, foi o autor do gol contra o Galo no Estadual este ano, duelo que terminou empatado. Para seu lugar, o técnico Pepa deve escalar Stênio. Por outro lado, o time contará novamente com o meia Mateus Vital, recuperado de lesão.
O Cruzeiro deve entrar em campo com Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Machado, Wallisson e Mateus Vital; Bruno Rodrigues (Stênio), Wesley e Gilberto.
Atlético
No lado alvinegro, o técnico Eduardo Coudet não poderá contar com o atacante Pavón e o meia Zaracho, que receberam o terceiro cartão amarelo na última rodada e agora cumprem suspensão. A dúvida fica por conta do lateral-direito Mariano, que sentiu dores na coxa na eliminação para o Corinthians na Copa do Brasil.
A novidade pode ficar com Guilherme Arana. Conforme a Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, o lateral-esquerdo será relacionado para o clássico, após longos meses de recuperação de lesão.
O Galo deve entrar em campo com Everson; Mariano (Saravia), Jemerson e Nathan Silva, Rubens; Battaglia, Patrick, Hyoran (Igor Gomes), Vargas, Paulinho e Hulk.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]












