DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

03 de junho, de 2023 | 07:20

Jovens do Vale do Aço serão premiados em cerimônia da OBMEP em Florianópolis

Arquivo pessoal
Coordenador regional, Carlos Torrente conta que vários premiados já estão na universidadeCoordenador regional, Carlos Torrente conta que vários premiados já estão na universidade

Vários estudantes do Vale do Aço serão premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), cerimônia que será realizada na próxima segunda-feira (5), em Florianópolis (SC). Será a maior premiação nacional da história da olimpíada, reunindo mais de mil alunos. A cerimônia inédita reúne os medalhistas de ouro da 16ª e da 17ª edições da olimpíada para uma celebração conjunta.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a OBMEP reúne mais de 18 milhões de participantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio, em 99,8% dos municípios do país. A premiação nacional da competição normalmente tem 575 medalhistas de ouro, mas como a pandemia de covid-19 impediu o evento presencial nos anos anteriores, esta cerimônia vai reunir os ganhadores de duas edições.

O coordenador regional da OBMEP na região dos Vales (Aço, Mucuri, Rio Doce e Jequitinhonha) e chefe da delegação que viajará a Florianópolis, Carlos Torrente, conta que o grupo do Vale do Aço tem 22 alunos, alguns já estudando em universidade internacional. Os residentes na região sairão do Aeroporto Regional do Vale do Aço na madrugada deste domingo (4). “O aluno mais premiado na OBMEP no Vale do Aço é o Leonardo Torres, da Escola Educação Criativa, de Ipatinga. É a 5ª medalha de Ouro que ele conquistou”, destaca.

Sobre a OBMEP
Criada e realizada pelo IMPA com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.

Evento
O evento é inteiramente promovido pela OBMEP, que arca com os custos de transporte, hospedagem e alimentação dos participantes. Em três dias de evento, os jovens participam de atividades acadêmicas lúdicas, assistem a apresentações, trocam experiências e concorrem a um sorteio de brindes. A programação também terá uma palestra do pesquisador do IMPA Paulo Orenstein, que integra o Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação IMPA).

Veja a lista de estudantes premiados do Vale do Aço



Medalhistas de Ouro na OBMEP 2021

Luís Otávio Franco Freitas – E.E. Dr. Jose Augusto - Entre Folhas
Gabriel da Silveira Costa – E.E. Cel. Florentino Miranda Costa -Caratinga
Heitor Ramos Pereira - E.E. Gerson Gomes De Almeida - Ipaba
Erivaldo Camilo de Jesus – E.E. Mary Lucca Chagas - Caratinga
Clarisse De Assis Pereira – IMET - Timóteo
Renan Costa Vailante Freitas - Cefet-MG - Timóteo
Emmanuel Mauricio Silveira Pinto Escola - Educação Criativa - Ipatinga
Leonardo Torres Silva Escola - Educação Criativa Ipatinga

Medalhistas de Ouro na OBMEP 2022

Lucas Gabriel Neves Neiva – IMET - Timóteo
Matheus Henrique M de Almeida – E.M. Deolinda T. Lamego – Ipatinga
Julia Medina Costa - CefetMG - Timóteo
Leonardo Torres Silva – Escola Educação Criativa – Ipatinga
Arthur Felipe Souza Starling – Escola Educação Criativa – Ipatinga
Davi Teles Lopes – CTPMMG –Ipatinga
Luisa Viana Fernandes – E.E. Liberato de Castro – Marliéria
Lucas Faria de Souza – E.E. Pe Dionísio H. de Faria – Bom Jesus do Galho
Gustavo Vieira Gonçalves Silveira – IMET – Timóteo
Caleb Almeida Oliveira – E.E. Dr.José Augusto – Entre Folhas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário