10 de junho, de 2023 | 06:00
Na fila
Fernando Rocha
O Atlético cumpriu muito bem o seu objetivo na Copa Libertadores, com a vitória sobre o Alianza Lima, por 1 a 0, na última terça-feira, mas agora vira o foco totalmente para o Campeonato Brasileiro, onde irá enfrentar o RB Bragantino, neste sábado, às 18h, no Mineirão.A equipe terá vários desfalques e, mesmo assim, é favorita para vencer e se aproximar ainda mais do líder Botafogo, que terá também hoje um jogo difícil, mesmo sendo em casa, contra o Fortaleza.
O Galo entra nesta 10ª rodada na 3ª colocação, com 17 pontos, atrás do Palmeiras, vice-líder com 19, que fará amanhã o clássico contra o São Paulo, e do Botafogo, líder com 21.
A situação é típica de céu e inferno, pois, se vencer o Bragantino combinado com tropeços dos adversários diretos, vai ficar muito bem na fita, mas se perder poderá cair várias posições, pois a fila na sua cola é grande.
Em baixa
Após um começo animador, com bons resultados e chegando a figurar no G-4 por várias rodadas, o atual momento do Cruzeiro não é dos melhores.
A falta de peças de reposição, não só na lateral, mas no meio de campo e no ataque, é conhecida desde o início da temporada, embora o técnico Pepa fale que está tudo bem.
O gol sofrido no último clássico pelo goleiro Rafael Cabral gerou um clima de total desconfiança entre ele e a torcida, mas não acho que este seja o principal problema da equipe celeste.
Não há reservas à altura para as laterais, falta um bom zagueiro de área, um volante com qualidade de passe, mas, sobretudo, um centroavante que saiba aproveitar as inúmeras chances de gols criadas.
Em razão de tudo isso, não vejo outra saída para Ronaldo e sua equipe a não ser ir ao mercado na próxima janela de contratações, que vai se abrir no início do próximo mês, caso contrário periga o Cruzeiro despencar de vez na classificação e ficar seriamente ameaçado na zona da degola.
FIM DE PAPO
Do 9º, Fortaleza, ao 4º colocado, Grêmio, todos os clubes podem chegar na mesma pontuação que o Atlético ou até mesmo ultrapassá-lo, nesta 10ª rodada. Então, para permanecer na ponta da tabela, a equipe não poderá cogitar outro resultado a não ser a vitória hoje sobre o RB Bragantino. Dos ausentes por suspensões, Hulk e Hyoran, de fato, farão falta. O lateral Arana, que voltou a atuar alguns minutos contra o Alianza Lima, depois de oito meses afastado por contusão grave no joelho, pode ser uma das novidades começando a partida.
Fora de campo, duas boas notícias para os torcedores do Galo: vereadores de Belo Horizonte deram um passo importante para aprovar o projeto de lei (PL 606/23), que prevê a antecipação do uso da Arena MRV antes do término das obras viárias. A diretoria anunciou a convocação do Conselho Deliberativo para, no início do próximo mês, finalmente, decidir a transformação do clube em SAF.
Sem dúvida que Ronaldo Fenômeno vive o seu pior momento à frente dos dois clubes nos quais é o acionista majoritário. Pretendia vender o Valladolid da Espanha para um grupo de investidores americanos, mas, depois do rebaixamento, o negócio andou para trás. Em BH, torcedores do Cruzeiro espalharam faixas em protesto contra a SAF e vários jogadores considerados fracos ou incapacitados para vestir a camisa do clube, entre eles, Rafael Cabral, Henrique Dourado e Wesley, que custou cerca de R$ 18 milhões e foi a maior contratação até agora feita em sua gestão à frente do Cruzeiro.
No fim de julho, em data que será ainda definida pela TV, Atlético x Flamengo vão fazer o principal jogo da rodada 17 do Campeonato Brasileiro. Coincidência ou não, o Mineirão estará ocupado por um show e o América também vai jogar em casa, no Independência, contra o Palmeiras. Fica o alerta e a sugestão para a atual administração de Ipatinga que tem, assim, tempo suficiente para mobilizar-se a fim de conseguir trazer este jogo para o Ipatingão. Em 2004, foi possível, e a partida, até hoje, é recordista oficial de público pagante com 24.411 torcedores presentes. Na época, o Galo do artilheiro Márcio Mexerica goleou o Flamengo por 5 x 1 e o jogo entrou para a história dos grandes confrontos entre os dois rivais nacionais. (Fecha o pano!)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]



















