15 de junho, de 2023 | 16:36

Construção de anel rodoviário de Timóteo é tratado em reunião no DER-MG

Divulgação
Contorno rodoviário da LMG-760 em Timóteo é apontado como indispensável para receber fluxo de veículos com a conclusão da pavimentação da rodovia estadual e obras na BR-381 Contorno rodoviário da LMG-760 em Timóteo é apontado como indispensável para receber fluxo de veículos com a conclusão da pavimentação da rodovia estadual e obras na BR-381

O anel rodoviário de Timóteo, para interligar a LMG-760 entre o distrito de Cava Grande, em Marliéria, ao contorno rodoviário da BR-381 em Coronel Fabriciano, foi um dos temas abordados em uma reunião realizada quarta-feira (14) entre representantes dos municípios do leste mineiro e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares. Na ocasião foi discutido o futuro de diversas estradas estaduais que funcionam como alternativas à BR-381.

O município de Timóteo foi representado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, Hiler Félix, e o gerente de Desenvolvimento Econômico, Ernani Bitencourt. Durante o encontro com o diretor do DER foi reforçada a preocupação dos impactos das obras de duplicação do trecho norte da BR-381, ligando a capital mineira ao Vale do Aço e Governador Valadares. A retomada das obras é esperada em função da proposta da concessão da BR-381 para a iniciativa privada. O vencedor poderá explorar a rodovia por 30 anos e entre os investimentos programados está a duplicação, estimava em R$ 5,5 bilhões.

Como a LMG-760, uma importante ligação entre o Vale do Aço e a Zona da Mata mineira, será uma das vias alternativas durante o período de obras de duplicação da 381, a construção do anel rodoviário de Timóteo se torna uma prioridade haja vista que a área urbana do município não comporta o fluxo e o volume de veículos que passarão a circular pela cidade. De acordo com os representantes da Prefeitura de Timóteo, o diretor-geral do DER demonstrou que sabe da urgência da construção da alça viária para a 760.

Já publicado:
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“Nesse encontro cobramos do Rodrigo Tavares urgência na definição do anel rodoviário de Timóteo sob pena de que as obras de duplicação impactem ainda mais a economia regional”, destacou Hiler Félix. Já está em andamento um estudo para a elaboração do projeto técnico desse anel rodoviário cujo percurso é de 17 km e contornaria a área urbana de Timóteo, entre Cava Grande e o bairro Limoeiro, com a construção de uma nova ponte ligando o município a Coronel Fabriciano, entre os bairros Amaro Lanari e Mangueiras.

“A nossa avalição desse encontro é positiva pois tanto o diretor-geral do DER-MG quanto o próprio governo do Estado têm ciência da prioridade que essa alça viária de Timóteo representa como alternativa à 381 e também como uma nova vertente de desenvolvimento para o Vale do Aço e para o leste de Minas Gerais”, ponderou Ernani Bitencourt.
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Comentários

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Marley

16 de junho, 2023 | 08:40

“Os prefeitos de coronel Fabriciano e ipatinga tem que participar dessas reuniões .
Falam em construção de ponte ligando os bairros de outras cidades , mas na verdade querem é tirar o trânsito de lá e jogar pro outro.
La no Amaro lanari já passa carreta com 100 toneladas de peso , qual asfalto que aguenta isso . As casas lá estam desvalorizando devidos as trincas que estam surgindo .
Vamos pensar no coletivo da região e não de um lugar específico .
Essas carretas tem que ser só no BR e não em cidades e Bairros .
Fica o alerta .”

Priscila Doris

16 de junho, 2023 | 07:49

“Se apenas com os veículos dos moradores da cidade, Timóteo já tem muitos acidentes de trânsito, imagine com o fluxo dos automóveis que desejarão acessar a LMG 760? Socorro!!!!”

Travis Bikle

16 de junho, 2023 | 07:18

“Os moradores de Timóteo, especialmente da região do Centro Sul, já vivem um pandemônio. O trânsito está caótico ! Não raras vezes depara se com três ou quatro carretas enfileiradas tornando um percurso de 3 km de deslocamento, um via sacra, muito semelhante à dirigir por Manhuaçu. Os moradores da Avenida Acesita, que residem as margens do popular "paredão " continuam a mercê pois têm a estrutura de suas residências comprometidas. Mas enfim, o que importa mais que o progresso? Absolutamente nada! O importante é facilitar a vida das empresas e boa sorte aos munícipes. A pavimentação da MG 760 foi boa para todos exceto para quem mora em Timóteo.”

Robert

15 de junho, 2023 | 22:34

“Tinha um projeto de um antigo prefeito que previa uma alça rodoviária para ter acesso a BR nova que no projeto seria na ponte nova que liga Timóteo a Fabriciano, deixando assim o caminho bem mais curto para os moradores de Timóteo irem principalmente para ipatinga, evitando andar mais longe e ainda passar pelo acesso clandestino que tem muitos perigos, mo final entrou outro prefeito e não saiu do papel!”

Flávio Barony

15 de junho, 2023 | 21:46

“Espero que não seja necessário aguardar 30 anos para a obra ser concretizada, como foi o caso da MG760, a qual inclusive somente obteve o rápido desfecho devido o dinheiro da obra ter origem no setor privado (compensação ambiental).”

Vasconcelos

15 de junho, 2023 | 20:49

“O dnit deveria arrumar o trecho entre Cachoeira do vale e Santa Rita. É uma pouca vergonha a rodovia ficar neste calamitoso,acabando com a suspensão dos carros que por ali transitam,sem falar na poeira que permeia as empresas que estão ali perto e os pedestres e ciclistas que por ali transitam.”

Jota

15 de junho, 2023 | 19:24

“Não só o perímetro urbano de Timóteo. A LMG 760 Também não aguenta trânsito intenso. Pista simples. Curvas perigosas. Estamos em Junho de 2023. Quando de fato retomarem as obras da BR 381 (SE RETOMAREM DE VERDADE) Haverá um caos nessa LMG 760.”

Zé de Minas

15 de junho, 2023 | 18:54

“Começou o novo embróglio,quantos anos vai demorar ? Timoteo que se prepare pra conviver por muitos anos com trânsito intenso de caminhões e carretas,pondo em risco a população.”

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