28 de junho, de 2023 | 15:26
Homem condenado pela morte do namorado da filha em Açucena é deportado para cumprir pena no Brasil
Divulgação ICE/EUA
O brasileiro Jacó vivia ilegalmente nos Estados Unidos e passoua ser procurado pela Interpol depois de ser condenado como mandante de homicídio no Vale do Aço

Um homem de 59 anos que já morou em Açucena foi deportado dos Estados Unidos e encaminhado direto para o sistema prisional mineiro para cumprir pena por homicídio qualificado. Jaconias Rosa Ferreira, o Jacó, de 59 anos, foi localizado em solo estadunidense em decorrência da Difusão Vermelha, busca por foragidos internacionais, requerida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Açucena, e deferida pelo Juízo da Vara Única da comarca.
Jacó foi localizado e preso, em Worcester, Massachusetts. Ele foi condenado a 15 anos de reclusão pela morte do namorado de sua filha, em 2016 em Açucena. O homem foi deportado dos Estados Unidos, em decorrência de atuação conjunta do MPMG, Polícia Federal e o ICE (Immigration and Customs Enforcement polícia de imigração).
Conforme o MPMG, o condenado foi trazido para cumprir pena no Brasil e se encontra preso no presídio Nelson Hungria, em Contagem desde o dia 26 de junho.
Conforme já noticiado pelo jornal Diário do Aço, o crime que levou Jacó à condenação foi cometido em 15 setembro de 2016. A investigação da Polícia Civil apontou que ele foi o mandante da morte de Alisson Ramos de Lima, de 33 anos, baleado por Vanderlei Campos de Pinho, que teria recebido uma motocicleta em pagamento pelo crime.
O homicídio foi praticado na rua Betel, bairro Jardim das Oliveiras em Açucena e o autor confesso preso no dia seguinte. Na época do homicídio, Jaconias, já morava nos Estados Unidos, e o motivo foi que Alisson teve um caso amoroso e engravidou a filha de Jacó. Consta no processo que, nessa desavença familiar, Alisson recebeu por telefone várias ameaças de morte.
Preso em um hotel logo depois do crime, Vanderlei Campos de Pinho, com 21 anos na época, apontou Jacó, como o mandante da morte de Alisson. A prisão do pistoleiro ocorreu dia 16 de setembro de 2016, um dia depois do homicídio. Ele estava em um hotel, quando foi abordado por policiais militares e confessou o crime.
Com a confissão, Jaconias foi julgado e sentenciado como mandante do crime. Ele foi preso, levado sob custódia do ICE e aguardou, encarcerado, os procedimentos judiciais para a sua deportação para o Brasil, onde passou a cumprir a pena.
Já publicado:
-Condenado por homicídio em Açucena, mineiro é preso em Worcester, nos Estados Unidos
-Pistoleiro preso em hotel de Açucena confessa assassinato
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Cidadã Indignada
28 de junho, 2023 | 20:44Parabéns a promotora. e sua equipe.Não sabia que Açucena um lugar pequeno nome de uma flor tão linda haver tantas pessoas ruins. A cuidadora de idosos que maltratou meu vizinho idoso e com câncer também é de Açucena. Se alguém souber o paradeiro dela ( está foragida) da polícia. Quem encontrar com ela denuncie 190.Edmar Fernandes Ribeiro Gonçalves. Vulgo Edna.”