02 de julho, de 2023 | 09:00

Projeto de engenharia do Contorno de Timóteo ainda está em estudo e sem previsão para conclusão

Arquivo DA
Há preocupação, sobretudo, com esse trecho da avenida Acesita, que pode não suportar o tráfego rodoviário após a conclusão da pavimentação da MG-760Há preocupação, sobretudo, com esse trecho da avenida Acesita, que pode não suportar o tráfego rodoviário após a conclusão da pavimentação da MG-760

Com a pavimentação da MG-760 chegando quase ao fim, incluindo o trecho que liga o distrito de Cava Grande, em Marliéria, ao município de São José do Goiabal e à BR-262, há uma grande preocupação com o aumento do número de veículos em Timóteo. Com a estrada totalmente pavimentada, será necessária construção da “variante MG-760” ou Contorno de Timóteo, que ligará o distrito de Cava Grande à BR-381. No entanto, não há ainda uma previsão para que essa obra seja executada.

Em nota enviada ao Diário do Aço, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) informou que o projeto de engenharia do Contorno de Timóteo está em andamento e não apontou uma previsão para a conclusão do projeto, apenas o prazo de execução. “A ordem de início foi emitida em 6 de fevereiro deste ano e o prazo de execução deste projeto é de um ano”, afirmou a autarquia. Vale ressaltar que somente após a conclusão do projeto será possível iniciar as obras.

Ligação
O Contorno de Timóteo ou a “variante MG-760” deverá ligar o distrito de Cava Grande, em Marliéria, ao contorno rodoviário da BR-381, via bairros Licuri, Alphaville e Limoeiro, haja vista que as ruas dos bairros Ana Rita, Centro-Sul, São José, Primavera e Olaria, na sede de Timóteo, não suportariam o tráfego de veículos pesados que a MG-760 vai canalizar após ser totalmente pavimentada. Há uma preocupação, sobretudo, com o trecho da avenida Acesita, no bairro Ana Rita, onde existe um gabião na encosta do bairro Bela Vista.

Limitação de veículos pesados
O governo de Timóteo informou ao Diário do Aço, por meio de nota enviada na quinta-feira (29), que em conversações com a direção do DER-MG, está sendo analisada a limitação do trânsito de veículos pesados carregados no bairro Ana Rita/Bela Vista na chegada de Cava Grande, em Marliéria. “Uma nova reunião deve ser realizada para definir essa estratégia. Ao mesmo tempo, o município está se preparando para colocar agentes municipais de trânsito para fazer a orientação dos motoristas de transporte pesado”, afirmou.

Empresa contratada
Em julho de 2022, o DER-MG contratou a empresa para realizar o projeto de engenharia da obra do Contorno de Timóteo, que fará a ligação entre a MG-760 e a BR-381. O valor do contrato é de R$ 2.774.130,29, e a empresa que assumiu o serviço é a Engemaster Engenharia e Projetos Ltda.

Situação da MG-760
Conforme o último balanço, divulgado no domingo (25/6), está quase no fim a pavimentação da MG-760, que inclui o trecho que liga o distrito de Cava Grande, em Marliéria, ao município de São José do Goiabal e à BR-262. O DER-MG informou ao Diário do Aço que faltam 500 metros para conclusão da pavimentação da MG-760. A empresa responsável pelas obras é a Tamasa Engenharia.

Ainda no último balanço, o DER-MG afirmou que faltam 500 metros para serem pavimentados na MG-760, e na MG-320 os serviços de alargamento e restauração do pavimento estão em andamento em três quilômetros da rodovia. “A previsão de conclusão, de acordo com o contrato, é janeiro de 2024”, afirmou a autarquia. 
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

??????

05 de julho, 2023 | 07:52

“A obra da MG 760 antes de acabar o tráfego de caminhões pesados já está intenso e PREFEITO FRACO DE TIMÓTEO ainda não fez nada. Agora pergunto. Imagina quando acabar a obra total?? Como irá ficar o trânsito?? Totalmente mais intenso. Resumindo o prefeito deveria ter já tomados atitudes.”

Paulo

03 de julho, 2023 | 08:05

“A prefeitura já teria que colocar sinalização e obstáculos de altura na posição horizontal e com sinalização na parte do Ana Rita para que caminhões e corretas não passe por ali! Pq se for colocar só obstáculos paralelos não vai adiantar, como era feita na ponte velha de Fabriciano! E assim colocando outros avisos em outras cidades sobre a interdição! Pelo menos irá diminuir as tentativas de tentar passar por Timóteo!”

Ana Lucia Paiva

03 de julho, 2023 | 08:01

“Um dos motivos da população SUMIR da região. Não há e NUNCA haverá melhorias. Única coisa é certa, IPTU nas alturas.”

Joselito de Freitas

02 de julho, 2023 | 23:35

“Sou morador da rua Ipatinga número 160 bairro Bela vista!casa que meu pai Gumercindo de Freitas comprou o terreno e construiu com muita dificuldade na época.Hoje encontra com uma rachadura enorme no fundo com risco desabar...”

Chouriço

02 de julho, 2023 | 11:19

“Apesar de ser um trecho de responsabilidade do DER-MG ( Governo Estadual), esse projeto não vai andar se o Prefeito de Timóteo não correr atrás. Como diz o ditado : Quem quer vai, quem não quer manda. Esse Prefeito de Timóteo tinha que ter se antecipado. Tá precisando de uma aula com o Prefeito de Coronel Fabriciano.”

Humberto de Souza Abreu

02 de julho, 2023 | 10:07

“Limitar o tráfego de caminhões pesados no sentido de Timóteo, a partir de Cava Grande é medida inócua e impraticável. Imaginem uma carreta extra-pesada que veio da BR-262 ( entroncamento de São José do Goiabal) depois de um trajeto de mais de 50 km ser avisada e proibida de prosseguir viagem até Timóteo ( cerca de 10 km). Haverá justa revolta dos caminhoneiros, talvez reações violentas. E se forem vários caminhoneiros? Quem os impediria?
O alerta e o bloqueio terá que ser feito ainda na BR 262 em dois pontos principais, na altura de São Domingos do Prata e no trevo de São José do Goiabal. Bloquear apenas na entrada de Cava Grande é solução de quem nada conhece sobre o comportamento humano, sobretudo do comportamento e capacidade de mobilização dos caminhoneiros. Os tecnocratas de gabinetes das capitais.”

Jota

02 de julho, 2023 | 09:12

“Grande preocupação???? Por parte de quem? Nossa né? Já está quase impossível ir ao centro sul. Carretas da Degranel e Fertran já ocupam nossas vidas, impedindo o fluxo normal de trânsito em Timóteo. Quando a contenção de pedras cair sobre um carro e matar pessoas, quem será o responsável? Mas, enfim... Merecemos isso, da mesma forma que merecemos a BR-381. VIVA A INCOMPETÊNCIA. Ou não né? Pode ser que seja pouco dinheiro para nossos gestores públicos.”

Joanas

02 de julho, 2023 | 09:04

“Talvez daqui um seculo esta obra sai.o vale do aco nao tem representante politico.”

Envie seu Comentário