06 de julho, de 2023 | 14:50

Ponte metálica sobre o rio Doce receberá recapeamento a partir de sábado

Motoristas que forem trafegar pela BR-458 devem ficar atentos com retenções temporárias

Tiago Araújo
O trânsito na ponte fluirá por meio do sistema ''pare e siga'' entre sábado e segunda-feiraO trânsito na ponte fluirá por meio do sistema ''pare e siga'' entre sábado e segunda-feira

Para resolver a precária situação da ponte metálica sobre o rio Doce na BR-458, entre Santana do Paraíso e Caratinga, será realizada uma restauração do pavimento entre sábado (8) e segunda-feira (10). A informação foi confirmada ao Diário do Aço pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) nesta quarta-feira (5). Conforme já noticiado, a ponte metálica é alvo constante de reclamações de motoristas, devido à quantidade de ondulações e buracos naquele equipamento.

Em nota, o Dnit detalhou que está programada uma operação de “pare e siga” neste sábado, no km 139,8 da BR-458, na ponte sobre o rio Doce. “A ação é necessária para a restauração do pavimento na ponte. O local contará com sinalização ostensiva, como placas indicativas e cones, visando à segurança dos trabalhadores e orientação aos usuários”, afirmou.

A autarquia também ressaltou que a operação pode sofrer alteração em caso de chuva forte ou outra condição adversa. “Os serviços devem ser concluídos, conforme a previsão técnica, até segunda-feira”, pontuou.

Problema antigo
Em dezembro de 2015, o Diário do Aço noticiou que a situação da ponte metálica já estava ruim, com buracos no asfalto sobre o tabuleiro de aço. Em diversos pontos, a massa asfáltica não existia e restava somente a chapa metálica à mostra da ponte. No dia 2 de novembro de 2020, outra notícia sobre a situação da estrutura foi divulgada.

Já no dia 5 de novembro de 2020, o Dnit realizou obras paliativas no local para tapar os buracos ao longo da ponte, conforme noticiado à época. No entanto, no dia 18 de fevereiro deste ano, o Diário do Aço noticiou novamente a situação da ponte, que apresentava ainda irregularidades em sua estrutura, sendo alvo de críticas por parte dos motoristas.

Inauguração
A ponte metálica foi fabricada pela Usiminas Mecânica e inaugurada em 1970, com a presença do então presidente da República, general Emílio Garrastazu Médici. Desde então, o fluxo de veículos na ponte só aumentou, principalmente, com o avanço do desenvolvimento socioeconômico do Vale do Aço, que passou a contar com a instalação de grandes empresas nas cidades da região. Atualmente, o tráfego de caminhões de grande porte pelo local é apontado como um dos fatores que encurtam a vida útil do recapeamento.

Já publicado:
Riscos de acidente com ondulações na pista da ponte metálica sobre o rio Doce
Situação da ponte metálica sobre o rio Doce é alvo de reclamação de motoristas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Capitão

06 de julho, 2023 | 19:50

“Ponte antiga que não suporta mais o tráfego. É preciso urgente construir outra ao lado e duplicar esse trecho até o Ipaba.”

Marley

06 de julho, 2023 | 09:56

“Essa ponte é antiga . Tem que deixar é essas empresas da região reformar o que estão danificando . Tem carretas com até 100 toneladas transitando por essas estradas e esse asfalto não foi feito pra essas cargas .Aliás , esse asfalto do Brasil não suporta esse peso não. Agora foram liberadas carretas com 9 eixos. Imagina o peso e o tamanho delas? Então deixa estragar tudo. É o Brasil .”

Jota - Jota

06 de julho, 2023 | 06:54

“REMENDO RUIM EM ROUPA VELHA - RESOLVE NÃO . TEM QUE HAVER RECUPERAÇÃO DE QUALIDADE, CASO CONTRARIO NAS PRIMEIRAS CHUVAS OS BURACOS VOLTAM E NOSSO DINHEIRO DOS IMPOSTOS VÃO POR AGUA ABAIXO.”

Olho Vivo

06 de julho, 2023 | 06:26

“Já passou da hora. Chega de estourar amortecedores e colocar vidas em risco”

Envie seu Comentário