USIMINAS 7 BILHOES 728X90

07 de julho, de 2023 | 00:01

Programa LAB Cultural dá incentivo às artes populares

O BDMG Cultural prorroga o prazo de adesões ao programa LAB Cultural 2023 até o próximo domingo (9). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site bdmgcultural.mg.gov.br. O edital contempla diversas áreas das atividades artísticas: artes visuais, música, experimentação sonora, escrita, artes cênicas, dança, expressões corporais, saberes e fazeres populares, dentre outras.

BS Fotografias/Divulgação
Edital vai selecionar 20 propostas de diversas áreas: comunidades possíveisEdital vai selecionar 20 propostas de diversas áreas: comunidades possíveis
Em 2023, o programa LAB Cultural inicia o chamamento para sua quarta edição, intitulada “Comunidades Possíveis”, com o objetivo de reunir pesquisas e compartilhar experiências individuais e coletivas. Essa é a primeira vez que o projeto propõe um tema aos artistas, artesãos e demais pessoas envolvidas na preservação de conhecimentos e práticas tradicionais.

Residência artística
O LAB Cultural é um programa de residência artística iniciado em 2020 de modo on-line, que continua nesse formato mesmo após o fim da emergência sanitária da covid-19, decretada pela OMS. Partindo da necessidade de reinvenção das artes durante esse período, o programa se propõe a repensar os espaços artísticos, o tempo e as formas de comunicação. Desde então, o programa tem criado no ambiente digital um espaço para trocas e atravessamentos de práticas artísticas, produzindo conhecimento de forma colaborativa e horizontal entre artistas residentes e profissionais de diversas áreas do saber.

Coordenadora do projeto, Larissa D’arc afirma que a intenção deste ano é tentar convidar a participação na residência de um modo mais amplo. “As pessoas que produzem algo típico de sua comunidade, seja artístico e material, ou ainda algo que preserve a memória local, sempre foram bem-vindos ao LAB Cultural, que é um programa que incentiva e celebra a diversidade dos saberes e fazeres. Todos têm algo a contribuir em uma proposta coletiva de construção de conhecimento e experimentação”, ressalta.

Bolsas de pesquisas
Serão selecionados 20 artistas residentes em Minas Gerais que se manifestem por meio das artes visuais, cênicas, escrita, música, dança, expressões corporais, entre outras, ou ainda que queiram compartilhar práticas e saberes de sua comunidade. As pessoas selecionadas terão quatro meses para realizar a pesquisa, recebendo a bolsa total de R$ 6 mil, dividida no período de duração do programa.

Nesta edição, os artistas selecionados terão a oportunidade de desenvolver suas pesquisas com o acompanhamento de profissionais experientes e atuantes no desenvolvimento de projetos artísticos: a atriz, cantora e pesquisadora Júlia Tizumba; o diretor, roteirista, curador e educador Ewerton Belico; a artista e professora Glicéria Tupinambá; e o ator, produtor e iluminador Nando Zambia.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário