
13 de julho, de 2023 | 13:56
Iniciada a recuperação da rodovia usada por mineiros do Vale do Aço para acesso ao Sul da Bahia
Divulgação DER-MG
Governo de Minas anunciou, esta semana, que iniciou a recuperação funcional da Rodovia do Boi, no Vale do Mucuri

O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) anuncia que iniciou esta semana as obras de recuperação funcional na MGC-418, trecho conhecido como Rodovia do Boi, que faz a ligação entre o Vale do Mucuri e o Sul da Bahia, além do Norte do Espírito Santo. As obras integram o Provias, maior pacote de obras rodoviárias da última década.
A rodovia é o principal acesso dos mineiros, principalmente do Vale do Aço, às praias do Sul da Bahia, em Mucuri, Prado e Porto Seguro. A MGC-418 começa em Teófilo Otoni, passa por Nanuque, atravessa a divisa com a Bahia, corta a BR-101 em Posto da Mata e depois segue para o trevo de Caravelas. No trecho mineiro, a rodovia era federal, mas foi repassada para o governo de Minas Gerais na década de 1990.
Lotes de recuperação
Os serviços na MGC-418 são divididos em dois lotes que, juntos, somam 178 quilômetros de pistas a serem restauradas, entre Teófilo Otoni e a divisa com Bahia. Os investimentos somam aproximadamente R$ 80 milhões.
"Neste momento, as equipes estão mobilizadas para executar o trecho 2, entre o quilômetro 87 e o entroncamento da BR-116, em Teófilo Otoni, que contempla cerca de 91 quilômetros. Nos próximos dias serão abertas novas frentes de trabalho para recuperar o trecho que abrange o lote 1, que vai da divisa de Minas e a Bahia até o quilômetro 87, próximo ao município de Carlos Chagas", informa a nota divulgada pelo DER-MG.
Além da MGC-418, o Governo de Minas executa um conjunto de obras na região que contemplam a MG-412 e a LMG-719. Juntas, as três obras somam mais de 203 quilômetros e recebem investimento de R$ 95 milhões. Todos os serviços têm prazo contratual de 12 meses.
Segurança no tráfego
As rodovias que vão receber melhorias são trechos muitos movimentados por caminhões do setor da pecuária que transportam animais, além de produtores de eucalipto. Os segmentos também são utilizados por turistas vindos das regiões Sudeste e Centro-Oeste do país, rumo a Porto Seguro, que é uma das cidades turísticas mais visitadas do Brasil. Vale destacar que a região ainda é passagem para quem sai de Minas Gerais em direção ao Arquipélago de Abrolhos.
Para o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, o início dessas obras no Vale do Mucuri representa mais que melhorias e conforto. Ela traz a tranquilidade de que teremos um pavimento de qualidade e uma nova sinalização horizontal e vertical que vão proporcionar mais segurança para o usuário”, destaca.
Melhorar estradas é melhorar o acesso à saúde. Ter boas estradas é sinônimo de desenvolvimento. Por meio delas é que se leva a produção dos municípios, alimentos e insumos para todo o estado e a MGC-418 é uma das principais rotas de acesso e importante corredor de escoamento de produtos que abastecem os grandes centros consumidores de Minas Gerais. Esta rodovia é via de acesso para municípios que oferecem atendimento especializado na área da saúde, como Teófilo Otoni”, completa o diretor-geral.
O que é o Provias
Considerado o maior programa de recuperação rodoviária da última década, o Provias, tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas.
O programa conta com quase R$ 2,5 bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados em de 122 intervenções em rodovias de Norte a Sul do estado.
O Provias se divide em dois eixos: recuperação funcional, com objetivo de promover melhorias no pavimento das estradas em pior estado de conservação; e pavimentação e construção de pontes, com foco em viabilizar novas ligações entre importantes regiões de Minas Gerais.
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Tarcísio
15 de julho, 2023 | 22:32Cadê a Pavimentação entre PEÇANHA X COROACI, tantas vezes prometidas pelo Governo e Secretários...??? Vamos ZEMA, Ta na hora de cumprir o prometido....”
Gilberto
13 de julho, 2023 | 17:46? 420.000,00 /km, tem que ficar muito bom mesmo...”
Paulo
13 de julho, 2023 | 16:56Este trecho é uma vergonha, tomara que não seja só um tapa buraco.”