19 de julho, de 2023 | 10:18
Golpista invade conta bancária de timoteense e deixa rombo de mais de R$ 174 mil
A vítima foi um homem de 58 anos
Com a invasão de um dispositivo móvel, criminosos que agem na internet conseguiram desviar de uma conta bancária uma quantia superior a R$ 174 mil. O golpe começou a ser aplicado no início desse mês. Para ter acesso ao aplicativo do banco e movimentar as quantias, os criminosos se passaram por funcionários da instituição bancária e enviaram links e pedidos de desbloqueio de novas senhas. Esse golpe é frequentemente noticiado pelo jornal Diário do Aço.A vítima foi um homem de 58 anos. Ele relatou que teve sua conta bancária invadida. No dia 10 de julho percebeu que alguém tinha acessado sua conta no Banco Safra. Dias depois a conta foi bloqueada e passou a receber diversas mensagens informando que uma nova senha deveria ser inserida.
Em uma das mensagens enviadas, ao inserir a senha nova, imediatamente houve uma transferência em dinheiro. Em contato com o gerente, conseguiu bloquear a tempo a transferência de R$ 49 mil.
Entretanto, o golpista conseguiu efetuar outras três transferências via Pix, totalizando a quantia de R$ 174.700. O rombo já foi contestado junto ao banco. O registro policial foi necessário para providências judiciais futuras.
Bancos não enviam links nem mensagens pedindo desbloqueio de senhas
Normalmente, os bancos não enviam por SMS links para serem acessados por seus clientes. Os golpistas se passam por funcionários de bancos e enviam link falso via SMS, WhatsApp e email. Esse link quase sempre leva a um mecanismo que permite acesso aos aplicativos instalados no telefone ou computador.
Existem diferentes formas de envio de links fraudulentos, dentre eles, anúncios nas mídia sociais, e-mail, SMS, WhatsApp, dentre outras.
O processo que vai levar ao golpe geralmente começa com uma isca, ou seja, algo que chame a atenção da futura vítima. As iscas costumam ser:
- Uma oferta irresistível;
- Pedido para desbloquear uma senha;
- Pedido urgente de atualização de cadastro;
- Alerta de cartão bloqueado e o procedimento para desbloquear;
- Notificação de nome negativado e como resolver.
Por fim, os bancos mantêm em suas agências e sites avisos aos clientes que não enviam links. Todas as operações, atualizações, autorizações e cancelamentos são feitos unicamente pelos aplicativos originalmente instalados nos aparelhos ou, nos bancos tradicionais e caixas de autoatendimento.
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