24 de julho, de 2023 | 15:30

Editora especializada em música é novidade no mercado literário

Ana Luar
O editor e compositor Leonardo Silva, idealizador da Editora ZainO editor e compositor Leonardo Silva, idealizador da Editora Zain
Recém-criada no mercado literário brasileiro, editora Zain nasce com o propósito de unir literatura e música: publicar livros de ficção e não-ficção, desde romances, novelas, poesia e biografias, até livros técnicos ensaísticos e de teoria, “desde que tenham alguma relação com a música, ou melhor, as músicas, no plural”, como pontua o editor e compositor Leonardo Silva, idealizador do projeto.

“Praticamente todas as grandes editoras do mercado brasileiro têm livros ligados à música. A questão é que estes livros se perdem em catálogos gigantescos. A editora Zain é o lugar onde o leitor sempre encontrará música. Mas é importante ressaltar que cada livro é único: em cada história a música aparece de uma maneira distinta e fascinante. E tem lugar pra todo tipo de música”, destaca.

Leonardo Silva é mineiro e venceu este ano um dos maiores concursos internacionais de composições para grandes orquestras, o IV Concurso de Composição da Basileia (Basel Composition Competition), na Suíça. Ele foi o primeiro brasileiro a vencer a competição, com a obra “Lume”, uma partitura de 11 minutos para orquestra sinfônica com mais de 60 músicos. A peça foi inspirada no poema “Mattina”, do italiano Giuseppe Ungaretti (M'illumino / d'immenso). “Conquistar esse prêmio, além de ser um reconhecimento valioso para a minha carreira, também me proporcionou recursos para viabilizar o projeto da editora Zain”, afirmou.

A Zain chega ao mercado juntamente com seu primeiro livro “Leopold: uma novela”, de Luiz Antonio de Assis Brasil. O autor é gaúcho e foi violoncelista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. É doutor em Letras, autor de 19 romances e tem obras publicadas em Brasil, Portugal, Espanha, França e Alemanha. Conquistou os prêmios Portugal Telecom (hoje Oceanos), Machado de Assis e Jabuti, e conduz a mais longeva oficina de criação literária do Brasil na PUC-RS.

Ainda em 2023, a Zain irá lançar novos livros de importantes autores como o ucraniano Yúri Andrukhóvytch, considerado um dos escritores vivos mais importantes de seu país. Além dele, a editora irá publicar obras de Alejo Carpentier, Ishmael Reed, Mário de Andrade, Natsu Miyashita, Pascal Quignard, entre outros. A Zain conta também com um time de peso para tradução com nomes como Eunice Suenaga, Gênese Andrade, Lucas Simone e Sérgio Molina.

Raul Krebs
O escritor Luiz Antonio de Assis BrasilO escritor Luiz Antonio de Assis Brasil
Reprodução
''Leopold - uma novela'', é a primeira obra publicada pela Zain''Leopold - uma novela'', é a primeira obra publicada pela Zain
Texto da orelha do livro “Leopold: uma novela”
E agora, o que faço da minha vida? Eis a questão que atormenta um ilustre músico durante uma viagem noturna na sacolejante diligência que vai de Viena para Salzburg. Estamos em 1785 e, perante dois ouvintes adormecidos, o músico rememora seu percurso como pai de um prodígio. Ele quer mostrar ao juízo da História que sempre proporcionou o melhor para o filho, quis fazê-lo o maior compositor da Europa e quando se dá conta de que o filho já atingiu essa condição, vê diante de si apenas um vazio e uma vertigem.

Este livro não é uma biografia de Leopold Mozart, mas, sim, uma apaixonante novela, em que o autor, depois de anos de pesquisa e muita reflexão, traz-nos o que poderia ter sido esse ser humano e artista que experimentou a ventura e a vertigem de ser pai de um gênio inconteste da arte.

Homem que dominava todas as áreas do saber, católico fervoroso e iluminista, erudito, escritor, pedagogo, músico reconhecido por seus pares, mas que passou à posteridade, sobretudo, como o pai de Wolfgang Amadeus Mozart, Leopold ganhou fama ambígua. Os estudiosos sabem que possuía luz própria e, principalmente, conhecem seu decisivo papel na formação intelectual e musical do filho. O grande público, ao desconhecer esse fato, é levado a concebê-lo como uma figura autoritária, circunspecta e egoísta. Talvez tenha um pouco dessas qualidades, sim, mas temperadas por um grande amor a Wolfgang, a ponto de voltar seus esforços para o ensino do filho e abrir mão da carreira de compositor a partir do momento em que Wolfgang deu mostras de uma precocidade que ainda hoje maravilha o mundo.

Contatos
E-mail: [email protected]
WhatsApp: (31) 99820-8133
http://editorazain.com.br/
www.instagram.com/editorazain/
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário