PREF IPATINGA ANIVERSÁRIO 728X90

26 de julho, de 2023 | 08:00

Administração de Ipatinga estuda multar empresas que deixam fios soltos nas vias públicas

Enviado por leitor
Cabos de fibra óptica ficaram espalhados pela rua Cristalina, no bairro Parque das Águas, por mais de uma semana  Cabos de fibra óptica ficaram espalhados pela rua Cristalina, no bairro Parque das Águas, por mais de uma semana
Os serviços de internet e telefonia são fundamentais, seja para realizar atividades profissionais como também para o lazer. Ter um desses serviços suspensos representa, na prática, um grande transtorno. Por isso, os reparos e a manutenção na rede são tão importantes e, muitas das vezes, urgentes. Mas é após a realização desses consertos ou a partir de uma nova instalação que algumas pessoas são prejudicadas. Restos de cabos de fibra óptica, abandonados, esquecidos e até mesmo descartados em plena via pública viram obstáculo com risco de acidentes, seja para quem caminha ou está motorizado.

Com frequência, a reportagem do Diário do Aço recebe queixas de leitores denunciando, principalmente, a postura de empresas provedoras de internet. As companhias realizam o serviço, mas deixam para trás os fios soltos espalhados pelo chão. Os cabos, em sua maioria, são de fibra óptica, e ficam jogados na calçada ou nas ruas e avenidas. Em alguns casos, os fios ficam pendurados. Os restos de fios, jogados nas lixeiras, também não são levados pelos coletores de lixo urbano.

Casos assim, além de enfear a cidade, podem provocar consequências ainda graves, como acidentes com motociclistas, ciclistas e pedestres. Os fios se tornam uma armadilha, principalmente para motociclistas.

Atentos
O assunto já está na pauta da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), em Ipatinga. De acordo com a pasta, é desenvolvido um trabalho para garantir um ambiente mais seguro e organizado para todos.

“Dentre as iniciativas adotadas, encontra-se a implantação de um sistema de fiscalização contínua das empresas de internet que operam na cidade. Esse sistema visa acompanhar de perto as práticas de infraestrutura dessas empresas, em especial em relação aos fios deixados soltos nas ruas de Ipatinga”, detalhou em nota.

Problema recorrente
A situação não é uma mera percepção de quem anda pela cidade, pelo contrário. De acordo com o Executivo, relatórios detalhados elaborados pelos fiscais da Sesuma identificaram que a incidência de fios soltos nas vias públicas tem sido recorrente por toda a cidade.

Punição
Atualmente, em Ipatinga, as empresas são apenas notificadas, mas isso pode mudar. “Constatamos que medidas mais enérgicas são necessárias para que as empresas compreendam a importância de manter a ordem e a segurança no município”, enfatizou a pasta.

Uma das possibilidades em avaliação é a aplicação de multas. “A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente está em processo de estudo para a possível aplicação de multas às empresas que descumprirem as normas estabelecidas para a organização dos fios de suas redes”.

A Sesuma acredita que a implementação de medidas mais rigorosas incentivará as empresas a adequarem suas práticas de forma preventiva. “Evitando assim a ocorrência de fios soltos que possam gerar riscos à população e danos à infraestrutura urbana”, defendeu.

Para dúvidas ou reclamações sobre o assunto, a administração de Ipatinga disponibiliza o telefone: 3829-8080.

Veja mais:

Emaranhado de fios em postes da Cemig é pauta de reunião em Timóteo
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Aaa

26 de julho, 2023 | 22:11

“No bairro bom Jardim a empresa BRnet fez serviço de cabeamento nos postes e deixou vários metros de fios jogados pela rua... Idosos caminham, motociclista e essa ação de jogar simplesmente nas ruas gera perigo a todos”

José Marques

26 de julho, 2023 | 20:52

“Vários dos técnicos são mal humorados e ai de quem falar com eles para não deixar esses fios abandonados nas ruas. Um leitor aí reclamou que eles fazem novas instalações e não removem os cabos sem uso. Não precisava nem lei para isso. Os postes estão que nem ninho de guacho. Está uma vergonha, uma falta de prefeito e não é só Ipatinga não. Timóteo, Fabriciano e Caratinga, por onde andei recentemente, está o mesmo cenário.”

Jones

26 de julho, 2023 | 16:51

“A quantidade absurda de fios amontoados nos postes de iluminação urbana reflete falhas na fiscalização por parte da omissa Prefeitura Municipal de Ipatinga.

No início deste ano, um caminhão de mudanças arrastou parte da fiação dependurada entre postes localizados nos dois lados da rua dos Guaranis, no Iguaçu.

Um dos postes se partiu e desabou sobre o baú do caminhão na parte da tarde do dia do acidente, para retornar o fornecimento de energia elétrica, após a substituição do poste danificado, apenas no dia seguinte.

Nós, os moradores, pecamos pela falta de organização coletiva e por não ajuizarmos ações processuais contra os órgãos responsáveis pelo descumprimento das obrigações legais.”

Zoio de Cola

26 de julho, 2023 | 15:46

“Alô Santana do Paraiso, copia e cola isso.
No Cidade Nova, os postes parecem NINHO DE GUACHU ,quantas gambiarra destas operadoras.”

Moacir Arruda.

26 de julho, 2023 | 13:58

“Cidade muito suja também! Lixão por por todos lados. Punição com multa já.”

Adair

26 de julho, 2023 | 13:41

“Realmente a internet é fundamente para os dias atuais, mas as concessionarias que as administram tem que selas para instalação e manutenção de suas rede, porém não é isto que esta acontecendo, os postes de transmissão de energia de nossa cidade, esta parecendo mais com uma arvore e nela um ninho do passáro com o nome de João graveto.”

Amadeu

26 de julho, 2023 | 13:03

“Boa tarde.
Precisa tbm multar essas pessoas que joga lixo e resto de reforma de construção nas ruas, faz uma caminhada na rua que margeia o corrego que vem bj.esse pessoal Segismundo do ideal, é uma sugeira e um mal cheiro...vamos olhar e multar.
Abraço”

Pedrim

26 de julho, 2023 | 12:22

“Isto já tá demorando, no Tiradentes sempre deixam uma ninhada, multar gravemente estes porcos que fazem isso.”

Dito

26 de julho, 2023 | 11:27

“Em Fabriciano está do mesmo jeito,os funcionários mexem nos fios e deixam no portão das casas.”

Valdemar

26 de julho, 2023 | 10:24

“Está uma bagunça estes cabos, é um perigo para os motoqueiros. Já vi cabos atravessados pista, Será que vão esperar algum motoqueiro morrer com a cabeça decepada para tomar providencias???
Só lembrando . Aquela comida do ifood , aquele lanche que vc come no conforto de sua casa é transportado por motoqueiros.”

Felis

26 de julho, 2023 | 09:42

“Calma gente como e empresa vcs sabem nao vai dar en nada”

Fábio

26 de julho, 2023 | 09:35

“Normal da prefeitura,criando maneiras de arrecadar mais dinheiro para os cofres públicos e deixando os veículos estacionar onde quiser no parque Ipanema, está tudo certo.”

Viewer

26 de julho, 2023 | 09:20

“A questão é que a cada novo contrato com uma nova operadora, os técnicos simplesmente passam um novo cabo deixando o antigo para trás, o que vai acumulando ao longo do tempo sobrecarregando os postes e aumentando consideravelmente esse lixo tecnológico abandonado quando este se rompe.
Como a legislação atual não prevê multas para o recolhimento desse material e os próprios técnicos não recolhem os cabos não utilizados por uma questão técnica (remover o cabo não utilizado de outra empresa?) acaba que o problema só piora com o passar do tempo.
Mas a culpa não é exclusiva da prefeitura, mas da legislação que não prevê a organização e eliminação do obsoleto tecnológico”

Leitor

26 de julho, 2023 | 08:21

“A prefeitura já deveria está multando. Uma vergonha a atuação destas empresas”

Tião

26 de julho, 2023 | 08:16

“Sempre recolho estes fios por onde vejo jogados. Eles não tem responsabilidade nenhuma! Acabam o serviço e deixam espalhados pelas ruas. No Iguaçu e Cidade Nobre é um absurdo! Somente multando as empresas iram conscientizar os funcionários sobre organização e limpeza, que também é uma questão de segurança muito importante.”

Carlos

26 de julho, 2023 | 07:54

“Eu já fui vítima desses fios abandonados pelas empresas de internet. Na conversão da rua Jaspe, no Iguaçu, prestava atenção no trânsito, não vi os fios embolados no asfalto, engarrancharam na pedaleira da moto e cai. Não machuquei, graças a Deus, mas a moto arranhou toda na lateral. Recohi alguns pedaços, registrei a ocorrência e a empresa vai ter que pagar, na Justiça, os danos materiais.”

Envie seu Comentário