30 de julho, de 2023 | 06:00
Reforço de vídeo
Fernando Rocha
Iniciada no dia 3 deste mês, a janela de transferências, prevista para fechar na próxima quarta-feira, dia 2 de agosto, esteve até agora bastante movimentada para o Cruzeiro, que procurou se reforçar, sobretudo, no ataque, que é o ponto fraco da equipe no momento.A maior contratação foi do meia Matheus Pereira, de 27 anos, que, embora seja mineiro de Belo Horizonte, nunca havia atuado no futebol brasileiro, pois iniciou e fez carreira defendendo times pequenos da Europa e, por último, estava no Al-Hilal, da Arábia Saudita, que o emprestou por um ano ao clube celeste.
Pelos vídeos nas redes sociais, imagino que chega para ser titular no time comandado por Pepa, mas não vou embarcar na onda de uma parte da imprensa azul, aqui dos nossos grotões, que vem exagerando nos elogios e adjetivos para enaltecer o seu futebol, antes mesmo de vê-lo estrear com o manto azul celeste.
Matheus Pereira não está barato para o Cruzeiro, pois recebia algo em torno de R$ 2 milhões mensais no time árabe, que vai continuar pagando a maior parte deste salário irreal para o futebol nacional, cabendo à Raposa o restante, que deve ficar próximo de R$ 500 mil, o teto estabelecido para seus jogadores.
Confesso que tive de recorrer ao Dr. Google” para saber informações mais detalhadas sobre esse novo e badalado reforço estrelado, que parece ser melhor do que os atuais atacantes celestes, mas, como dizia o saudoso amigo, Flávio Anselmo, o comentarista de peito aberto”, prefiro guardar a minha boca para comer a farinha depois”.
Abriu o cofre
Se o Atlético pode se tornar o único dos times que estão na Série A que não fez contratações nesta janela do meio de ano, o América foi um dos que mais contratou até agora: cinco reforços contando com o zagueiro argentino Esteban Burgos, de 31 anos, que assinou contrato até o final deste ano.
O jogador defendeu o Málaga, da segunda divisão do Campeonato Espanhol, pelo qual disputou 32 partidas e marcou apenas um gol na última temporada. O defensor, de 1,91 metro de altura, também tem passagens pelo Talleres, Godoy Cruz e Rosario Central, da Argentina, e pelos espanhóis Alcorcón e Eibar.
O América é o time que mais sofreu gols (33) em 16 jogos do Campeonato Brasileiro, onde ocupa a penúltima posição, daí a necessidade de buscar alternativas para melhorar o seu rendimento defensivo.
A situação do Coelho é muito curiosa, pois conseguiu sobreviver e ir longe na Copa do Brasil, onde caiu para o Corinthians nas quartas-de-final, continua vivo na Copa Sul-Americana, classificado para as oitavas e vai pegar o Bragantino, mas não consegue engatar uma sequência de vitórias para sair da zona da degola no Brasileiro.
Hoje, no Independência, terá outro desafio dos mais difíceis, contra o Palmeiras, um dos times mais fortes do nosso futebol. Se repetir a boa atuação da última rodada, quando empatou e poderia ter vencido o Flamengo, no Maracanã, o América tem boas chances alcançar um resultado positivo para virar a chave em busca da sonhada reação na maior competição nacional.
FIM DE PAPO
Na última terça-feira (25), a Liga de Desportos de Ipatinga - LDI, entidade que organiza e promove o futebol amador da cidade, completou 58 anos de fundação com atuação ativa junto aos clubes, aos dirigentes e aos milhares de atletas que participam de suas competições, desde as categorias mirins até veteranos com mais de 50 anos de idade. Quando aportei em Ipatinga, no final da década de 70, o presidente da LDI era o desportista Itamar Vasconcelos. Em uma coluna intitulada Bola Nossa” no extinto Diário da Manhã”, do qual era editor, Itamar divulgava as ações da LDI. Convivemos muitos anos de forma harmoniosa até que se mudou para Belo Horizonte, onde chegou a ser candidato a presidente do Atlético, seu clube de coração, sem obter sucesso.
Impossível, também, falar da LDI e não se lembrar do saudoso Raymundo Bento Barbosa, o Zé do Povo, figura emblemática, das mais conhecidas e queridas no meio do futebol amador. Com um alto falante na beirada de campo do Vila Celeste, Zé do Povo narrava jogos e mexia com a paixão da torcida. Certa vez, espalharam uma fake news” na cidade dizendo que o Zé do Povo tinha morrido. Logo, sua residência no bairro Chácaras Madalena se encheu e não parava de chegar gente. Zé do Povo mandou matar frangos, cabritos e até uma leitoa, recebendo todos os visitantes com bom humor, e o que era para ser triste virou uma grande festa com música até virar a noite.
Tivemos, também, importantes presidentes e, entre eles, o empresário do ramo de loterias João Elias Inácio, que nos deixou precocemente vítima de acidente automobilístico na BR-381. Outro também saudoso é Daniel Borges, o Nié Borges”; Erivelton Martins, o Vavá, com quem tivemos muitas divergências, mas sempre de maneira respeitosa; Adiel Oliveira, que continua apoiando a entidade em seu mandato de vereador; Roberto Xavier, o Coelhinho, ex-atleta, que foi nosso colega na Rádio Vanguarda como comentarista por muitos anos; agora, em uma segunda passagem à frente da entidade, o advogado Silvestre Antônio Ferreira, tendo como vice-presidente o jornalista Waldecy Castro, também, amigo de priscas eras e diretor do Diário do Aço”.
A LDI é considerada hoje uma entidade modelo para as demais Ligas Amadoras do nosso estado e do país. Muito disso se deve às gestões do Dr. Silvestre que se destacam pela modernização e por práticas responsáveis, tornando a entidade uma das mais respeitadas em nossa comunidade. O cumpadre” Silvestre, além de um grande dirigente e bom administrador, é um homem de bem, imbuído dos melhores propósitos e que conta com a consideração e o apoio dos desportistas que representa. Bom saber que, ao completar quase seis décadas de fundação, a LDI - Liga de Desportos de Ipatinga continua forte e representativa para o bem do nosso futebol amador.(Fecha o pano!)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]











