
29 de julho, de 2023 | 15:00
Curta Vitória a Minas III abre inscrições de histórias que viram filmes
Se você mora no entorno da Estrada de Ferro Vitória a Minas e tem uma história para transformar em filme, prepara-se! A pré-inscrição on-line para o Concurso de Histórias do Curta Vitória a Minas III será aberta na próxima terça-feira, dia 1º de agosto. Os interessados devem ler o regulamento e se inscrever pelo site www.curtavitoriaaminas.com.br. A iniciativa é patrocinada pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com a realização do Instituto Marlin Azul e do Ministério da Cultura.Fotos: Gustavo Louzada/IMA
A cada edição, o projeto resgata histórias, cultura e costumes das cidades
Poderão se inscrever moradores de 22 municípios: Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu, no Espírito Santo, e Aimorés, Itueta, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Periquito, Naque, Belo Oriente, Santana do Paraíso, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Antônio Dias, João Monlevade, Nova Era e Bela Vista de Minas, em Minas Gerais. O objetivo é possibilitar aos moradores das cidades que se desenvolveram ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas a oportunidade de contar histórias e transformar em filme, registrando as memórias, os costumes, os hábitos, as lendas e as peculiaridades destas localidades, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário.
Para participar, o interessado deve ter acima de 18 anos, ter interesse em audiovisual e não precisa ter experiência anterior na área. O autor pode inscrever quantas histórias quiser, no entanto, apenas uma delas poderá ser escolhida. Cada história deverá ter uma única autoria. O tema é livre e não precisa ser relacionado à ferrovia. O concurso escolherá as dez melhores histórias com base em critérios como a originalidade e o interesse gerado pela temática.
Passo a passo
Os autores selecionados se encontrarão no Curso de Formação Básica durante imersão de 15 dias para estudar como transformar as suas histórias em filme de curta-metragem. Com a orientação de profissionais do cinema e da televisão, eles aprenderão noções de roteiro, direção, produção, direção de fotografia, som, direção de arte, edição, finalização, mobilização comunitária e direito autoral.
Após a oficina, cada autor(a) retornará ao município de origem para organizar a pré-produção das gravações dos filmes, com a participação de moradores. No decorrer das filmagens, os autores contarão com o suporte de equipamentos de captação de imagens e de som e a orientação de uma equipe de profissionais audiovisuais, envolvendo os moradores em funções técnicas, artísticas e de apoio. E na hora da montagem dos curtas-metragens, terão o apoio de um editor de imagens e um finalizador.
As ficções e documentários serão exibidos em uma telona montada em ruas e praças das cidades em sessões abertas e gratuitas para as comunidades. O circuito de difusão incluirá ainda a inscrição em mostras e festivais, multiplicando o acesso e visibilidade dos conteúdos audiovisuais. Mais informações pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (27) 99872-3521.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]