
07 de agosto, de 2023 | 17:59
Polícia Federal começa a emitir passaporte de emergência no Aeroporto de Confins
Divulgação PF
O documento poderá ser obtido no Posto de Expedição de Passaportes, no Aeroporto de Confins

A Polícia Federal começou a emitir o Passaporte de Emergência no Posto de Expedição de Passaportes no Aeroporto Internacional em Confins a partir do mês de agosto de 2023, a informação foi divulgada pela assessoria de comunicação do órgão nesta segunda-feira (7). Segundo a PF, o documento continua sendo emitido concomitantemente no Posto de Expedição de Passaportes no Ponteio Lar Shopping.
O referido documento, diferente do passaporte comum, será válido pelo período máximo e improrrogável de um ano, não será expedido para viagem com finalidade exclusivamente turística e requer condições específicas para situação emergencial devidamente comprovada. Importante frisar que a necessidade do passaporte deve ser imediata e para viajar para país que, por regra internacional, reconheça o passaporte de emergência brasileiro.
Considera-se situação emergencial a comprovada necessidade de viajar em prazo inferior ao de entrega do passaporte comum por motivo relevante relacionado a:
I - saúde do requerente, do seu cônjuge ou de parente até o segundo grau;
II - proteção do patrimônio do requerente;
III - necessidade imprevista de trabalho do requerente;
IV - ajuda humanitária;
V - interesse da administração pública;
VI - catástrofes naturais;
VII - conflitos armados;
VIII - outra situação emergencial grave cuja causa não poderia ser prevista ou evitada pelo requerente.
É necessária a apresentação dos documentos que comprovem a situação emergencial sendo que o requerente deverá submeter-se aos mesmos procedimentos de solicitação de passaporte comum ou de passaporte para estrangeiro, conforme a nacionalidade, incluindo conferência dos dados biográficos e coleta ou conferência de dados biométricos.
O passaporte de emergência será entregue pessoalmente ao solicitante no posto de expedição de documentos de viagem da Polícia Federal em até 24 horas, contadas a partir da confirmação dos dados biográficos e biométricos, de acordo com a necessidade emergencial do documento e respeitando-se os dias e o horário de funcionamento do posto de expedição de documentos de viagem.
Com essa medida a Superintendência Regional da Polícia Federal em Minas Gerais busca trazer mais facilidade, celeridade e conforto ao cidadão.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]