
08 de agosto, de 2023 | 16:41
Produção da indústria mineira avança 5,9% no primeiro semestre
A produção industrial de Minas Gerais avançou 5,9% no primeiro semestre, resultado acima do observado no Brasil (-0,3%) e o segundo melhor do país, atrás apenas do Amazonas (9,8%). Compuseram esse resultado os avanços das atividades extrativa (11,8%) e de transformação (3,7%). No segmento de transformação, 8 das 13 atividades pesquisadas apresentaram crescimento. Destaque positivo para borrachas e material plástico (22,5%), celulose e papel (19,8%) e petróleo e biocombustíveis (12,5%), enquanto outros produtos químicos (-12,9%) e materiais elétricos (-7,7%) recuaram.
Ante junho de 2022, a produção industrial do estado avançou 4,4%, resultado também superior ao registrado no Brasil (0,3%). Compuseram esse resultado os avanços no setor extrativo (2,8%) e no setor de transformação (5,1%). No acumulado em 12 meses, a produção industrial avançou 3,4%, resultado superior ao registrado no país (0,1%), puxado pelos avanços da atividade extrativa (5,1%) e da indústria de transformação (2,5%).
Análise e Perspectivas
No primeiro semestre, o desempenho da produção industrial do estado superior ao do país refletiu os bons desempenhos do setor extrativo puxado pela demanda aquecida por minério de ferro e da cadeia automobilística do estado positivamente impactada pelo aumento das vendas diretas e pelo programa de incentivo à compra de veículos. Adicionalmente, os setores de bens de consumo não duráveis, como alimentos e combustíveis, mantiveram a boa performance.
Para os próximos meses, esperamos que o crescimento da produção industrial do estado mantenha-se em ritmo superior ao do país. No âmbito interno, a resiliência do mercado de trabalho mineiro e o programa de renegociação de dívidas tendem a melhorar as condições financeiras das famílias e manter aquecida a demanda por bens industriais mais atrelados à renda.
Adicionalmente, o crescimento no emplacamento de veículos (16,3% na passagem de junho para julho) indica que ainda pode haver impacto residual na cadeia automotiva do estado em julho. No cenário externo, apesar do crescimento chinês aquém do esperado, a demanda por minério de ferro deve continuar beneficiando a indústria extrativa do estado no curto prazo.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]