16 de agosto, de 2023 | 10:47

Empresa é evacuada em Cachoeira do Vale por causa do vazamento de produto químico

Divulgação CBMMG
Equipes atuam na neutralização do material químico desde o começo da manhã desta quarta-feira Equipes atuam na neutralização do material químico desde o começo da manhã desta quarta-feira

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado nesta quarta-feira (16), para atender a uma ocorrência de acidente envolvendo produto químico, na classificação QBRN, código que aponta risco potencial de contaminação ambiental.

Conforme apurado pela reportagem do Diário do Aço, o sinistro ocorreu no núcleo industrial de Timóteo, à margem da avenida Belo Horizonte, no distrito de Cachoeira do Vale, onde está instalada uma unidade da Harsco Aços e Metais.

Conforme apurado junto ao Corpo de Bombeiros, a gerência da empresa notificou aos militares sobre uma ocorrência de vazamento de ácido nítrico 53%, que entrou em reação com o aço.

Em decorrência do acidente, foi gerado volume expressivo de fumaça vermelha densa. A empresa teve que ser evacuada. Por meio de nota, cuja íntegra encontra-se abaixo, a empresa confirmou que foram adotados protocolos de segurança e que não houve vítimas.
Divulgação CBMMG
Área da empresa que atua na separação de metais a partir da escória siderúrgica Área da empresa que atua na separação de metais a partir da escória siderúrgica

No local ficou constatado que foram derramados 1.000 litros de ácido nítrico a 53%. O material está dentro de uma bacia de contenção e equipes estão no local aplicando material com 39% de cal para neutralização do produto químico. Também foi iniciada a ação para a descontaminação.

Nota da empresa

A Harsco informa que ocorreu um incidente por uma reação química. A empresa adotou os protocolos de segurança com agilidade e evacuou a área imediatamente. Não houve feridos ou qualquer tipo de dano. O Corpo de Bombeiros foi acionado, realizou o trabalho de limpeza e a companhia já está reiniciando as operações.



Divulgação CBMMG
Vazamento de ácido nítrico 53% demandou ação dos bombeiros; não houve vítimasVazamento de ácido nítrico 53% demandou ação dos bombeiros; não houve vítimas

Divulgação CBMMG
Bombeiros militares foram acionados na manhã desta quarta-feira para atuarem na área da Harsco Aços e MetaisBombeiros militares foram acionados na manhã desta quarta-feira para atuarem na área da Harsco Aços e Metais

Divulgação CBMMG
Mil litros de produto químico estão contidos em área industrial em Timóteo e equipes atuam na neutralização do ácidoMil litros de produto químico estão contidos em área industrial em Timóteo e equipes atuam na neutralização do ácido
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Chouriço

16 de agosto, 2023 | 22:38

“Chamaram o Corpo de Bombeiros para fazer limpeza do local ? Tá igual no Exército, o milico só é usado para pintar meio fio e cortar grama.”

Envie seu Comentário