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20 de agosto, de 2023 | 09:30

Investimento e cuidado com as mídias sociais é diferencial para sucesso dos negócios

Gabriel Vieira/ Agência Alt
Thays Amorim trabalha com doces há mais de dez anos Thays Amorim trabalha com doces há mais de dez anos

No restaurante, em casa, no trabalho, na lanchonete, caminhando pela rua, até no banheiro, ver alguém com a cabeça levemente inclinada para baixo, segurando um celular nas mãos e mexendo no aparelho é cena bem comum no dia a dia. Estar conectado se tornou, para muitos, algo quase que obrigatório. Ler um livro, conversar com um amigo, publicar uma foto e até fazer uma compra, tudo isso na palma da mão. Sabendo que as pessoas estão cada vez mais conectadas, os comerciantes têm ampliado a presença de suas empresas no meio digital, especialmente, nas mídias sociais.

Um levantamento realizado pelo Sebrae, divulgado este ano, mostra o quanto o uso das mídias sociais tem se expandido nos pequenos negócios, seja como uma ferramenta de relacionamento, divulgação e, claro, para realizar vendas de produtos e serviços. De acordo com a pesquisa, 57% das empresas possuem mídias sociais ou websites. Entre as microempresas (ME), esse percentual é de 66%. Ainda conforme o estudo, o WhatsApp foi apontado por 74% das empresas como a principal ferramenta de vendas digitais, seguido pelas mídias sociais (42%) e o site (17%). A pesquisa ainda revelou que a grande maioria dos pequenos negócios possui perfil no Instagram (94%).

Diferencial para os negócios

Gabriel Tanzi
''Rede social é lugar de relacionamento'', destacou a analista de marketing do Sebrae Minas, Fabiana Schimitz ''Rede social é lugar de relacionamento'', destacou a analista de marketing do Sebrae Minas, Fabiana Schimitz

Segundo a analista de marketing do Sebrae Minas, Fabiana Schimitz, investir nas mídias sociais é um diferencial para o sucesso dos negócios, mas para isso é preciso organização, planejamento e, principalmente, preparação, realizando um estudo do perfil do consumidor. “O sucesso está relacionado, com toda certeza, a uma análise mais aprofundada do comportamento do perfil do público desejado para que aí sim a produção de conteúdo, a estratégia da mídia a ser utilizada, a frequência, o tipo de conteúdo seja definido a partir disso”, ressaltou.

Investimento

Álbum pessoal
Bruna contou um pouco de como é o trabalho com as mídias sociais na loja Gottita Bruna contou um pouco de como é o trabalho com as mídias sociais na loja Gottita

A proprietária da loja Gottita, Bruna Carolina Stefanon, sempre investiu nas mídias sociais, desde quando o empreendimento ainda dava os primeiros passos, em 2016. “Começamos com o Facebook e assim que o Instagram começou a ‘bombar’ no sentido comercial já iniciamos no Instagram também e sempre tivemos retorno”, afirmou.
Bruna contou com orgulho que parte considerável das vendas da loja vem do Instagram. “Muitas clientes vêm à loja e fazemos muitas entregas também. Além de potencializar as vendas para clientes que já conhecem a loja, no Instagram temos a oportunidade de ter várias pessoas passando pela loja on-line todos os dias”, disse.

Para garantir resultados no meio digital, a comerciante contratou duas funcionárias. “Uma social mídia que cuida de toda parte estratégica para atrair clientes e faz todos os posts e uma vendedora on-line que realiza todos os atendimentos via Instagram, WhatsApp e Facebook. Hoje além do conteúdo orgânico, invisto em blogueiras e tráfego pago”, detalhou.

Confeitaria “instagramável”

Quem também sabe do poder e alcance das mídias sociais é a Thays Amorim, de 26 anos. Formada em Nutrição, ela trabalha com doces há mais de dez anos, mas deu início a sua trajetória empreendendo com loja física e vendendo no Instagram há um ano e dez meses. Ela é responsável pela confeitaria Sabor Gourmet, localizada em Ipatinga. Além de se preocupar com o sabor do que é produzido no estabelecimento, também se desdobra para cuidar de outros detalhes que também são importantes.

“Nossa intenção, primeiramente, é fazer um produto de qualidade e depois tentar alcançar o máximo de pessoas possíveis através de um trabalho bem feito. Inclusive nossa loja é toda ‘instagramável’ (algo de onde é possível criar um conteúdo para o Instagram ou outras mídias sociais) desde as sobremesas, que são exclusivas e elaboradas, até a arquitetura da loja que conta com cantinho especial para o cliente registrar a experiência”.

Segundo Thays, o Instagram é praticamente uma vitrine on-line da loja. “Muitos clientes ficam aguardando as postagens para saber o que está sendo produzido e sempre ficam esperando por novidades. Muitos clientes chegam na loja procurando o produto que foi divulgado”, contou. Usando a ferramenta, Thays não apenas comercializa o produto, mas se aproxima dos clientes. “Tento expressar para o público de uma forma bem natural diariamente através dos stories mostrando o nosso dia a dia, nossos produtos, produção e degustação, criando um vínculo com nossos seguidores”, concluiu.
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