20 de agosto, de 2023 | 09:30
Investimento e cuidado com as mídias sociais é diferencial para sucesso dos negócios
No restaurante, em casa, no trabalho, na lanchonete, caminhando pela rua, até no banheiro, ver alguém com a cabeça levemente inclinada para baixo, segurando um celular nas mãos e mexendo no aparelho é cena bem comum no dia a dia. Estar conectado se tornou, para muitos, algo quase que obrigatório. Ler um livro, conversar com um amigo, publicar uma foto e até fazer uma compra, tudo isso na palma da mão. Sabendo que as pessoas estão cada vez mais conectadas, os comerciantes têm ampliado a presença de suas empresas no meio digital, especialmente, nas mídias sociais.
Um levantamento realizado pelo Sebrae, divulgado este ano, mostra o quanto o uso das mídias sociais tem se expandido nos pequenos negócios, seja como uma ferramenta de relacionamento, divulgação e, claro, para realizar vendas de produtos e serviços. De acordo com a pesquisa, 57% das empresas possuem mídias sociais ou websites. Entre as microempresas (ME), esse percentual é de 66%. Ainda conforme o estudo, o WhatsApp foi apontado por 74% das empresas como a principal ferramenta de vendas digitais, seguido pelas mídias sociais (42%) e o site (17%). A pesquisa ainda revelou que a grande maioria dos pequenos negócios possui perfil no Instagram (94%).
Diferencial para os negócios
Gabriel Tanzi
''Rede social é lugar de relacionamento'', destacou a analista de marketing do Sebrae Minas, Fabiana Schimitz

Segundo a analista de marketing do Sebrae Minas, Fabiana Schimitz, investir nas mídias sociais é um diferencial para o sucesso dos negócios, mas para isso é preciso organização, planejamento e, principalmente, preparação, realizando um estudo do perfil do consumidor. O sucesso está relacionado, com toda certeza, a uma análise mais aprofundada do comportamento do perfil do público desejado para que aí sim a produção de conteúdo, a estratégia da mídia a ser utilizada, a frequência, o tipo de conteúdo seja definido a partir disso”, ressaltou.
Investimento
A proprietária da loja Gottita, Bruna Carolina Stefanon, sempre investiu nas mídias sociais, desde quando o empreendimento ainda dava os primeiros passos, em 2016. Começamos com o Facebook e assim que o Instagram começou a bombar no sentido comercial já iniciamos no Instagram também e sempre tivemos retorno”, afirmou.
Bruna contou com orgulho que parte considerável das vendas da loja vem do Instagram. Muitas clientes vêm à loja e fazemos muitas entregas também. Além de potencializar as vendas para clientes que já conhecem a loja, no Instagram temos a oportunidade de ter várias pessoas passando pela loja on-line todos os dias”, disse.
Para garantir resultados no meio digital, a comerciante contratou duas funcionárias. Uma social mídia que cuida de toda parte estratégica para atrair clientes e faz todos os posts e uma vendedora on-line que realiza todos os atendimentos via Instagram, WhatsApp e Facebook. Hoje além do conteúdo orgânico, invisto em blogueiras e tráfego pago”, detalhou.
Confeitaria instagramável”
Quem também sabe do poder e alcance das mídias sociais é a Thays Amorim, de 26 anos. Formada em Nutrição, ela trabalha com doces há mais de dez anos, mas deu início a sua trajetória empreendendo com loja física e vendendo no Instagram há um ano e dez meses. Ela é responsável pela confeitaria Sabor Gourmet, localizada em Ipatinga. Além de se preocupar com o sabor do que é produzido no estabelecimento, também se desdobra para cuidar de outros detalhes que também são importantes.
Nossa intenção, primeiramente, é fazer um produto de qualidade e depois tentar alcançar o máximo de pessoas possíveis através de um trabalho bem feito. Inclusive nossa loja é toda instagramável (algo de onde é possível criar um conteúdo para o Instagram ou outras mídias sociais) desde as sobremesas, que são exclusivas e elaboradas, até a arquitetura da loja que conta com cantinho especial para o cliente registrar a experiência”.
Segundo Thays, o Instagram é praticamente uma vitrine on-line da loja. Muitos clientes ficam aguardando as postagens para saber o que está sendo produzido e sempre ficam esperando por novidades. Muitos clientes chegam na loja procurando o produto que foi divulgado”, contou. Usando a ferramenta, Thays não apenas comercializa o produto, mas se aproxima dos clientes. Tento expressar para o público de uma forma bem natural diariamente através dos stories mostrando o nosso dia a dia, nossos produtos, produção e degustação, criando um vínculo com nossos seguidores”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]