13 de setembro, de 2023 | 08:00

Quase xarás, Ferroviário e Ferroviária iniciam disputa do título da Série D

Tiago Pavini/Ferroviária SAF
Fonte Luminosa, em Araraquara-SP, será o palco do primeiro confrontoFonte Luminosa, em Araraquara-SP, será o palco do primeiro confronto

Os dois finalistas da Série D começam a decidir o título da competição nessa quarta (13), na Fonte Luminosa, em Araraquara-SP, onde a Ferroviária-SP contará com o apoio de sua torcida para tentar abrir vantagem sobre o Ferroviário-CE. O jogo começará às 20h.

No sábado (16), o Ferroviário pretende lotar o Presidente Vargas, em Fortaleza, local da última partida da Série D de 2023, na qual receberá o time de Araraquara, às 16h. A equipe cearense se mantém como a única invicta das 64 que iniciaram a disputa.

O Ferroviário-CE conhece bem todas as divisões nacionais. Foi campeão da Série D em 2018, chegou em quinto lugar na Série C de 2006 e foi o sexto melhor na Série B de 1971.

Já na elite do Brasileirão, teve seis participações e a melhor delas foi em 1981, quando avançou para a segunda fase. Naquela competição, o time empatou com São Paulo e Atlético e goleou o Fluminense por 4 a 1.

No âmbito estadual, o Ferroviário coleciona nove títulos do Campeonato Cearense e tem duas taças Fares Lopes. Seus rivais são o Fortaleza e o Ceará.

A equipe comandada pelo técnico Paulinho Kobayashi está invicta na Série D e tem como um dos destaques Ciel, de 41 anos, artilheiro da competição com 22 gols. O atleta já passou por mais de 20 times na carreira, em Minas Geris, defendeu o Tombense, no ano passado.

Adversário
Já a Ferroviária-SP foi vice-campeã da Série C em 1994 e obteve a terceira posição na Série B de 1980. O clube disputou uma única vez a Série A do Brasileirão e fez bonito. Foi em 1983, quando terminou em 12º lugar.

Na oportunidade, alcançou ótimos resultados: venceu o Botafogo em dois jogos (1 a 0 e 2 a 1), derrotou o Internacional (2 a 0), além de ter passado pelo Grêmio no Estádio Olímpico, em Porto Alegre (3 a 1).

A Ferroviária-SP possui dois títulos da Copa Paulista (2006 e 2017) e por duas vezes quase chegou à decisão do Campeonato Paulista: em 1959 e 1968, quando terminou em terceiro.

Um dos destaques da equipe é o zagueiro Maílson, que defendeu o Ipatinga no Campeonato Mineiro deste ano, além de ter sido capitão do time. (Com informações da CBF)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário