15 de setembro, de 2023 | 17:55

Polícia Civil conclui investigações do caso Tiago Brito

Autor confesso do crime e considerado foragido da Justiça, comerciante foi indiciado por homicídio triplamente qualificado

Wellington Fred
Delegado de homicídios, Marcelo Franco, acredita que a prisão do autor confesso do crime é uma questão de tempoDelegado de homicídios, Marcelo Franco, acredita que a prisão do autor confesso do crime é uma questão de tempo

No dia que se completou 30 dias do assassinato do comerciante, comediante e influenciador digital, Tiago Rodrigues de Brito, de 36 anos, a Delegacia de Homicídios de Ipatinga apresentou o resultado das investigações do caso. O autor confesso do crime, dono de uma lanchonete, Rainier de Almeida Dias, de 42 anos, está foragido e vai responder por homicídio triplamente qualificado de Tiago, morte ocorrida no dia 15 de agosto no bairro Bom Jardim, conforme noticiado pelo Diário do Aço.

O delegado Marcelo Franco Marino, chefe da Delegacia de Homicídios, informou à imprensa na tarde desta sexta-feira (15) que, ao contrário do que disse o autor, ele entrou na farmácia da vítima com a intenção de matá-la. O delegado mostrou as imagens retiradas das câmeras de segurança onde se pode ver Rainier atravessar a avenida e entrar no comércio com a pistola calibre 380 já empunhada.
Reprodução
Provas no inquérito mostram que autor confesso atravesou a rua e entrou no comércio já com a arma em punho Provas no inquérito mostram que autor confesso atravesou a rua e entrou no comércio já com a arma em punho

Marcelo Marino ressaltou que as investigações indicaram um crime premeditado. “A gente viu que foi um crime praticado com grande violência. E mais que violência, foi um crime premeditado. O autor planejou a execução nos mínimos detalhes, utilizou uma arma que era do acervo de atirador esportivo dele, uma pistola calibre 380, e descarregou a arma com capacidade para 18 munições”, detalhou.

Em depoimento na delegacia, dois dias depois do crime, Rainier disse que foi apenas conversar com o influenciador sobre uma suposta postagem de Tiago, no Instagram, e que lhe estava trazendo problemas.

A postagem em questão comentava sobre o flagrante da esposa de um homem, que encontrou o marido com outro homem na cama. O influenciador não cita nome, mas essa teria sido a postagem que supostamente gerou a motivação em Rainier.
Enviada por leitor
Nesta sexta-feira, familiares e amigos pediram justiça para Tiago Brito Nesta sexta-feira, familiares e amigos pediram justiça para Tiago Brito

Esta alegação do autor, segundo o delegado, não se confirma diante do que foi apurado. “Ele não foi lá para discutir, nem para conversar. Foi para matar. Fez uma tocaia, planejou o crime, ficou esperando a chegada da vítima, que tinha saído para fazer entregas”, ressaltou Marcelo.

Liberação depois de se apresentar

Sobre a polêmica gerada com a não prisão de Rainier, no dia em que se apresentou na delegacia, o delegado explicou que não havia mais flagrante.
Além disso, o mandado de prisão preventiva, decretado pelo juiz de direto João Paulo Júnior, da Vara do Tribunal do Júri de Ipatinga, só saiu no dia seguinte. Nesse caso, a eventual prisão do assassino confesso seria arbitrária.

Já publicado:
Com prisão preventiva decretada, comerciante que matou influenciador digital está foragido
Reprodução
Rainier de Almeida Dias, de 42 anos, está foragido desde o dia 17 de agosto Rainier de Almeida Dias, de 42 anos, está foragido desde o dia 17 de agosto

”A prisão dele é uma questão de tempo”

Apesar do sumiço do homem, os advogados de Rainier tentam na Justiça que a prisão seja revogada. O delegado acredita que ele possa se entregar, caso o judiciário negue os pedidos da defesa. “Talvez até se apresente, porque tem bens aqui no município, é dono de comércio, vive do comércio e não teria nem condições de ficar foragido indefinidamente. Então é questão de tempo, a prisão desse autor, a questão é de paciência também, de trabalho, de investigação que continua”, reforçou.
Reprodução
Tiago Brito foi assassinado dentro de seu comércio, no BJ Tiago Brito foi assassinado dentro de seu comércio, no BJ

Pedida suspensão da posse de arma

O delegado informou que já encaminhou ao Exército Brasileiro a situação ocorrida em Ipatinga, para que Rainier tenha retirada a autorização para ter arma. Pesa contra o comerciante um registro de ameaça, em 2020, quando chegou a apontar a pistola, que usou anos depois no homicídio, para ameaçar um cliente na lanchonete depois de uma reclamação.
O comerciante era visto andando armado com a pistola e apontou a arma para um cliente que reclamou de um refrigerante servido. “Ele andava armado com uma arma que seria, teoricamente, utilizada para a prática esportiva.

Qualificadoras do crime

No inquérito concluído nesta sexta-feira, Rainier de Almeida Dias é indiciado para responder por homicídio triplamente qualificado: causar perigo comum, visto que descarregou a arma com capacidade para 18 tiros, emboscada e recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

Familiares e amigos de Tiago Brito fazem manifestação no Bom Jardim



Os amigos e familiares de Tiago realizaram no início da tarde desta sexta-feira, uma passeata que foi da praça do bairro Bom Jardim até à farmácia, palco do homicídio praticado no dia 15 do mês passado. As pessoas levaram balões brancos e fizeram orações em lembrança ao influenciador, além de pedir empenho da polícia para a prisão do autor confesso, que está foragido.

Divulgação PC
Armas recolhidas na residência do autor confesso do crime, entre elas, a pistola usada no homicidio Armas recolhidas na residência do autor confesso do crime, entre elas, a pistola usada no homicidio


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Joao Batista de Souza

22 de setembro, 2023 | 08:24

“Agora ele vai fazer hamburguer nos próximos 30 anos dentro da penitencária.”

Joao Batista de Souza

19 de setembro, 2023 | 14:52

“Uma hora dessas ele deve estar longe , rindo dos policiais !”

Daniella

16 de setembro, 2023 | 23:20

“Manter o autor preso após o flagrante seria arbitrário, mas liberar um sujeito armado só pq ele se apresentou, é o que?”

Arlete Aparecida da Silva

16 de setembro, 2023 | 21:02

“Ele não pensou no filho na hora de tirar a vida do Tiago, agora o filho vai ter um pai assassino!”

Jj

16 de setembro, 2023 | 13:31

“Infelizmente no Brasil o "Crime Compensa"! É só vermos o que o Judiciário tem feito pra colocar nas ruas a bandidagem e quem comanda o País!”

Cidadão do Bj

16 de setembro, 2023 | 09:45

“Estudei com Tiago na infância um menino bom um ser humano puro de coração uma pessoa sem igual todos o amava pois não tinha defeitos sempre foi um menino espetacular,Parabéns Doutor Marcelo belo trabalho do Senhor também e um excelente Profissional creio eu que Senhor vai prender este destruidor de familia um homem como este não pode ficar solto...pelo que agente conhece e um cara extremamente violento e ameaçador por ele ter morado nos Estados unidos e ter uma condição financeira regular acha que matar ser humano e. Como atirar em animais no mato.que o promotor desce caso aplica uma lei maxima pela atrocidade que esse desiquilibrado cometeu,”

Patriota

16 de setembro, 2023 | 05:20

“Vai pegar 30 anos de cana. Acabou com sua vida e danou a vida da sua família e a da vítima. Valentão bolsonarista armamentista.”

Justiça Pelo Tiago

15 de setembro, 2023 | 21:25

“Não consigo acreditar até hj, parece um sonho Tiago estava bem naquele dia, feliz em fazer seu trabalho e vem um e com segundos acaba com a vida de uma família. Deus abençoe que ele seja preso e pague na cadeia onde é o lugar dele.”

Envie seu Comentário