CADERNO IPATINGA 2024

18 de setembro, de 2023 | 16:30

Inaugurada nova sede do Corpo de Bombeiros em Coronel Fabriciano

Divulgação
 Durante a solenidade, o governador em exercício ainda anunciou a aquisição de aeronave e a construção de uma base aérea do Samu, que vai atender toda a região Leste do estado Durante a solenidade, o governador em exercício ainda anunciou a aquisição de aeronave e a construção de uma base aérea do Samu, que vai atender toda a região Leste do estado

O governador em exercício, Professor Mateus participou, nesta segunda-feira (18), em Coronel Fabriciano, da solenidade de conclusão de implantação do Samu 192 na microrregião, que passa a alcançar a cobertura de 100% dos serviços de urgência e emergência, não apenas no município, mas também nas cidades de Timóteo, Antônio Dias, Dionísio, Marliéria, Jaguaraçu, Pingo-d'Água e Córrego Novo. Ainda durante o evento, foi inaugurada a nova sede do 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Coronel Fabriciano e realizada a entrega de viaturas e equipamentos para a corporação, informou o governo estadual.

A implantação completa do Samu, sob gerência do Consurge, foi marcada pela entrega de uma unidade de Suporte Avançado (USA) – popularmente conhecida como UTI Móvel. A ambulância, que reúne equipe especializada no atendimento de casos mais graves e de alta complexidade, começa a atuar a partir desta terça-feira (19/9).

"Vale lembrar que o município também já conta com uma Unidade de Suporte Básico (USB) em funcionamento, que atende 174 ocorrências mensais. A unidade está localizada na avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, 4.575 - Caladinho de Cima, antiga sede do DER-MG", acrescenta a nota.
Divulgação CBMMG


Bombeiros

Outra entrega de destaque para Coronel Fabriciano foi a inauguração da nova sede do 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar. A unidade, que funcionava em imóvel alugado, agora passa a ter seu próprio espaço.

O evento marcou também a entrega de 12 viaturas (três de resgate, três de salvamento leve e seis motos operacionais), oito equipamentos de proteção individual, um drone e um compressor de recarga de cilindros, com o objetivo de atender à demanda do Vale do Aço e garantir todas as condições necessárias à execução do serviço na região.

Para o prefeito de Fabriciano e presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Marcos Vinicius Bizarro, a nova sede vai trazer mais dignidade para os bombeiros da cidade. “O local onde era a antiga base do Corpo de Bombeiros era bastante precária. A inauguração desta base nova é a realização de um sonho, pois estamos dando condições dignas de trabalho para os nossos bombeiros”, comemora.
Divulgação CBMMG

Além do município, a unidade vai dar suporte às cidades de Antônio Dias e Jaguaraçu, beneficiando cerca de 118 mil pessoas. Trechos de rodovias e parte dos rios Doce e Piracicaba completam a área de atuação do pelotão.
Para a construção da nova sede, foram investidos R$ 411,3 mil, sendo a maior parte dos recursos vinda de emendas parlamentares. A prefeitura realizou parte da manutenção do prédio via convênio, para serviços de pintura, instalação de piso e de manutenção elétrica.

Samu Aéreo

Durante o discurso, o governador em exercício anunciou a aquisição de uma aeronave para reforçar o atendimento de urgência e emergência e o início da construção de uma base aérea do Samu em Governador Valadares, que vai atender todo o Leste de Minas. A iniciativa é fruto de parceria entre Corpo de Bombeiros (CBMMG), Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e Consórcio Intermunicipal de Saúde de Urgência e Emergência do Leste Minas (Consurge), que administra o Samu regional.

“Em pouco tempo o Leste vai poder contar com esta ambulância aérea, que poderá atender o Vale do Mucuri, e não ter que esperar uma aeronave de Belo Horizonte” pontuou.

A aeronave, que já está em operação desde agosto, é usada no transporte de pacientes e de órgãos e tecidos vinculados ao MG Transplantes e na distribuição de medicamentos e vacinas. Ela tem capacidade de levar 11 pessoas a bordo, sendo nove passageiros. Com a adaptação para transporte aeromédico, qualificada como UTI aérea, normalmente é feito o traslado de um paciente por vez.
Divulgação CBMMG

Leste e Vale do Aço

Coronel Fabriciano integra o Samu 192 da região Leste e Vale do Aço que, até o momento, possui em pleno funcionamento 35 unidades móveis, sendo 31 Unidades de Suporte Básico (USB) e quatro Unidades de Suporte Avançado (USA).

Gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde de Urgência e Emergência do Leste Minas (Consurge), o Samu 192 realiza 1.311 atendimentos mensais em todo o território. Dessa forma, oferece atendimento precoce e de qualidade, levando o paciente com os melhores cuidados ao correto ponto de atendimento, evitando agravos, sequelas e até a morte.

Veja mais:
SAMU de Ipatinga passa a integrar sistema do Consurge

Divulgação CBMMG
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Maria do Carmo Costa.

19 de setembro, 2023 | 14:47

“Graças a Deus, esta evolução estadual será boa para todos nós. E só temos muito a agradecer , a.todos que colaboraram para que isto acontecesse.”

Bom

18 de setembro, 2023 | 23:47

“Até que os bombeiros evoluiram bem em Fabriciano, lembro quando chegaram, pediam nas lojas doações de geladeira e outros.
Tinham um Fiat Fiorino que so pegava no tranco.......”

Zolpidem

18 de setembro, 2023 | 19:44

“Engraçado o bombeiro também fazia parte do evento, os caras põe o título da matéria com bombeiro e não aparece um bombeiro na foto.”

Envie seu Comentário