23 de setembro, de 2023 | 17:03

Moradores comemoram 100 anos do distrito de Melo Viana

Paulo Valadares
Avenida Geraldo Inácio será local das comemorações dos 100 anos do Melo VianaAvenida Geraldo Inácio será local das comemorações dos 100 anos do Melo Viana
Silvia Miranda - Repórter Diário do Aço
Os moradores do Melo Viana comemoram, neste sábado e domingo, 23 e 24 de setembro, os 100 anos de criação oficial do distrito de Coronel Fabriciano. Um lugar que é carregado de histórias lendárias e responsável pelo início da formação comercial do município. As festividades terão início à noite, na Praça da Bíblia e continuam no domingo, na avenida Geraldo Inácio.

Conforme já publicado pelo Diário do Aço, no dia 6 de setembro, em uma matéria especial sobre a história da comunidade, o Melo Viana é a parte mais popular e antiga do município de Coronel Fabriciano, onde recebeu o fluxo de tropeiros, iniciando a formação do povoado de Santo Antônio de Piracicaba, que posteriormente veio a ser instituído como distrito do município de Antônio Dias, por meio da Lei Estadual nº 823, de 7 de setembro de 1923.

Posteriormente foi dado o nome à localidade em uma referência ao ex-senador e ex-vice-presidente da República (no governo Washington Luís entre 1926 a 1930) Fernando de Melo Viana. Na época da criação do distrito, o político era secretário Estadual do Interior de Minas Gerais.

Também é celebrado o centenário do distrito de Hematita, em Antônio Dias. A reportagem sobre Hematita pode ser acessada neste link.

Celebração em Coronel Fabriciano

As comemorações foram organizadas por uma comissão independente formada por alguns moradores do Melo Viana. E conforme dados repassados pela organização, na Praça da Bíblia haverá a primeira solenidade, no sábado a partir das 18h, com apresentação de bandas marciais da Casa de Artes e Inclusão Social (Cais).
Divulgação
O selo de comemoração trouxe como tema principal a chegada dos tropeiros à regiãoO selo de comemoração trouxe como tema principal a chegada dos tropeiros à região

No domingo, a concentração será na avenida Geraldo Inácio, onde a via será interditada até a altura da Escola Padre Deolindo Coelho, a partir das 8h. Às 9h haverá posse da diretoria da Academia Melo-Vianense de Letras, Artes e Cultura. Às 10h será realizado um culto ecumênico na Escola Municipal Padre Deolindo Coelho.

Ainda conforme os organizadores, está previsto também o lançamento de um livro e documentário sobre a história do distrito às 10h. E a partir do meio-dia o evento terá uma feira gastronômica com barracas de comidas típicas e música de raiz até às 16h.

Selo
Como parte da celebração pelo marco histórico, nesta sexta-feira (22) a administração municipal de Coronel Fabriciano lançou um selo comemorativo aos 100 anos do Melo Viana.

A arte produzida pela Gerência de Comunicação da prefeitura com a colaboração do historiador Nilton Barreto trouxe como tema principal a chegada dos tropeiros à região. Pioneiros, eles contribuíram para a formação do povoado, que anos depois seria elevado a distrito.

“Tudo começou com os tropeiros que saíram de Antônio Dias, e passaram pela Serra dos Cocais, desceram a Serra e iniciaram o povoamento. A história do tropeiro não tem como ser desvinculada da formação da nossa cidade, da nossa identidade, por isso, definimos por essa homenagem”, explicou o secretário de Governança Política, José Marcio Gomes Pereira.

Programação
Sábado
18h - Evento de abertura na Praça da Bíblia (Avenida Magalhães Pinto) com apresentação de Bandas Marciais - Apoio do Cais

Domingo
Concentração na Avenida Geraldo Inácio e Escola Padre Deolindo Coelho
8h - Participações do Conselho da Mulher Empreendedora e grupo Escoteiro Tapajós
9h - Posse da diretoria da academia Melo-Vianense de Letras, Artes e Cultura
10h - Culto ecumênico e hasteamento da bandeira e hino nacional brasileiro.
11h - Manhã literária (Lançamento do livro e vídeo documentário sobre a história do Melo Viana)
12h - Feira gastronômica com comidas típicas e música de raiz
16h – Encerramento

Já publicado:
Há 100 anos era criado o distrito de Melo Viana

Geraldo Inácio, o homem que lutou e morreu por Melo Viana
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José Campos Benevides

24 de setembro, 2023 | 11:26

“? impossível dimensionar a felicidade ao ver esta iniciativa sobre o nosso Melo Viana, onde nasci e só saí após me casar. Meus pais José Maria Benevides, o Deh da Lília, nossa vó, dona da fazenda Pau gigante, filha de José Teixeira Benevides e minha querida mãe Maria Geralda Benevides, a D.Preta, uma das primeiras professoras do grupo Pe. Deolindo Coelho, onde fiz meu curso primário, nome dado naquela época. Enfim, muitas histórias ainda pra contar!!!!!”

Marcos Benevides

23 de setembro, 2023 | 23:10

“A área para a primeira igreja da paróquia do Melo Viana foi doada pelo pioneiro João Teixeira Benevides, que ainda doou área para o primeiro cemitério (hoje Praça da Bíblia) e para a primeira escola, tendo como professora sua sobrinha Maria de Lourdes de Jesus. Ele trouxe toda sua família de Santana de Ferros, tornando-se latifundiário de parte do Melo Viana.”

J

23 de setembro, 2023 | 12:45

“Que Deus zele pela alma do saudoso Geraldo Inácio que foi covardemente assassinado na luta para tornar melhor a vida dos habitantes de Melo Viana.”

Envie seu Comentário