29 de setembro, de 2023 | 16:28
Workshop aborda preservação de bens tombados de Ipatinga
O Centro de Memória Usiminas, no bairro Castelo, recebe neste sábado (30), a partir das 14h, mas uma sessão do workshop Encontro com a Memória”, que propõe divulgar e promover os patrimônios culturais de Ipatinga. A atividade é parte do projeto Pedra Mole Estação das Artes - Ano II”, viabilizado com o patrocínio da Usiminas, o apoio do Instituto Usiminas e a realização do Grupo Teatral Boca de Cena, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.A oficina é coordenada pela produtora cultural Leila Cunha com o objetivo de inspirar outras práticas pedagógicas que possibilitem a valorização e a conscientização sobre a importância de nossas raízes para a preservação histórica e o fortalecimento das nossas identidades”, informa a produção. De olho no projeto Investigando Ipatinga”, do Colégio São Francisco Xavier, a pedagoga Fabiana Luciana Arantes Dutra, que trabalha na instituição de ensino, participou do workshop no último sábado (23), juntamente com outras três educadoras. Tivemos um momento de aprendizado maravilhoso, que permitiu apresentar mais da história de Ipatinga para a equipe pedagógica. Vai contribuir muito na condução do projeto com nossos alunos de 3º ano, incentivando-os a preservar os patrimônios históricos da nossa cidade”, detalhou. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo WhatsApp do projeto: (31) 97148-0422, com Rodolfo Bello.
Retrato de Trem
Durante o encontro, também, é apresentada a intervenção Retrato de Trem”, que narra as vivências em torno da construção da Estação Ferroviária de Pedra Mole. No elenco estão Bárbara Pavione, Cláudio Oliver, Daniela Alves, Luis Yuner e Mari Antonacci. Em novo formato, o projeto Pedra Mole Estação das Artes é realizado no Centro de Memória Usiminas contando com uma adaptação cenográfica e imagens da estação original, enquanto o acesso às Ruínas da Estação Pedra Mole permanece interditado por medidas de segurança.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Tião Aranha
30 de setembro, 2023 | 09:21Geralmente todo projeto cultural que tem apoio de uma empresa de renome traz bons resultados, /pois é muito importante essa integração de empresa/escola/comunidade/. Preservando a cultura dum povo, estaremos preservando a sua memória. Só assim podemos contribuir pra tirar esses jovens do mundo das drogas. Risos.”