30 de setembro, de 2023 | 00:01

Batalha de rimas no Ideal reúne artistas e fãs da cultura hip hop

Divulgação/Batalha V.I.
Na 10ª edição, encontro atrai artistas e público jovem da regiãoNa 10ª edição, encontro atrai artistas e público jovem da região
Neste sábado (30), a partir das 19h, na Praça Janete Clair - conhecida como Praça do Ideal -, a 10ª edição da Batalha da V.I. será atração com a participação de vários MCs (mestres de cerimônia) que atuam no Vale do Aço. Idealizado e produzido pelo jovem artista e articulador cultural Talisson Rian Santos, artisticamente conhecido como Talikinho, o projeto é realizado quinzenalmente no local e, cada vez mais, atrai jovens artistas da região e fãs da cultura hip hop e das cenas urbanas.

Talikinho afirma que começou a acompanhar as batalhas de rima em 2016 por meio do YouTube, quando ainda morava no bairro Chácaras Madalena. Mas ele desconhecia as batalhas que já ocorriam em Ipatinga. Quando se mudou para o Ideal, descobriu o rap e as atividades do VDA, e a Batalha 3M, promovida pela cantora e MC Preta Lua, foi a sua primeira experiência no movimento cultural. Em seguida, juntamente com o amigo Vini, começaram a brincar de rimar no freestyle, organizaram um festival em sua escola e tiveram a iniciativa de lançar a Batalha da V.I., que trouxe mais ânimo para seguir em frente.

A 10ª edição do projeto terá a participação de diversos artistas da cena underground do Vale do Aço. Os duelos de rimas serão comandados pelo articular cultural Luiz Carlos, conhecido como C2, que é estudante de Psicologia, poeta e apresentador da Batalha do Coliseu, que acontece em Timóteo. Na arena estarão disputando o título de campeão os artistas: Talikinho, D’Grego, Amós, Dallon MC, Afro MC, Vitin MC, Dizus, WR, Vini da V.I., Play e Chagas. Outra novidade é a parceria com o multiartista Matí Lima, que assina a orientação artística e a cenografia do projeto.

A Batalha da V.I. é realizada sem aporte financeiro público ou privado, mas conta com o apoio de Banda Rataria VDA, Alta Tabacaria, Mafia VDA, ECOAR - Espaço Cultural Ofício e Arte, Alta Vest, Studio Vicious Cycle, Vegas Store e East Side Syndicate. “Desculpa professora acho que não é o que você queria, só que a poesia me atrai muito mais que isso daí. Não sou bom em fazer conta, mas sou bom em fazer free, o que acontece aqui? Batalha da V.I.”, diz o “grito que é a identidade do projeto”, segundo os produtores.

O movimento
O movimento hip hop, no qual estão inseridas as batalhas de rimas, surgiu na década de 1970 nos Estados Unidos, no bairro do Bronx em New York. Em pouco tempo, ganhou as periferias do país e muitos fãs e artistas espalhados pelo mundo. Basicamente, o hip hop é constituído por cinco elementos: o rap (ritmo e poesia), o grafite, os DJs, os MCs e o breakdance. No Brasil, o movimento surgiu a partir da década de 1980 com dois grupos pioneiros: o Racionais MC’s e o RZO, sendo que o primeiro foi responsável por popularizar a cultura hip hop pelo país.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

30 de setembro, 2023 | 08:39

“Tem que bolar uma maneira de atrair mais patrocinadores-, se bem que a maioria desses artistas só querem mesmo aparecer na onda alta da mídia em busca da fama, do dinheiro pois a maioria vive de maneira miserável, ao passo, que, pro outro lado os universitários do mundo acadêmico (da literatura) já não tem lá esses problemas. Mas é válido! Risos.”

Envie seu Comentário