
01 de outubro, de 2023 | 08:00
Hoje tem Cruzeiro e América no Mineirão
Time da Série A há mais tempo sem conseguir uma sequência de vitórias na temporada, o Cruzeiro vai ter a chance de tentar novamente neste domingo (1/10), quando encara o América às 16h, no Mineirão. A equipe comanda por Zé Ricardo vem de uma derrota de 1 a 0 para o Fluminense, no Maracanã, e precisa reencontrar o caminho dos triunfos se quiser mesmo conseguir uma vaga na Sul-Americana do ano que vem.
O Cruzeiro está há bastante tempo no meio da tabela e tendo alguns sustos ao se aproximar mais da parte debaixo. Os tempos de olhar para cima ficaram para trás, quando emendou sua última sequência positiva entre o fim de abril e o começo de maio, quando venceu Grêmio, Bragantino e Santos.
O clássico de hoje é importantíssimo para os dois clubes. Para o Cruzeiro, pode significar chegar à 10ª posição, e ficar mais perto da Sula, ou cair para a 15ª, apenas duas posições acima da zona de rebaixamento, dependendo do seu resultado e das outras partidas desta 25ª rodada.
Coelho
Estacionado na zona de rebaixamento durante a maior parte deste Campeonato Brasileiro, o Coelho sofreu uma derrota dolorosa na semana passada. O revés em casa para o Vasco, adversário direto contra a degola, tirou o time carioca do Z4 e afundou ainda mais o América.
Com a situação bastante complicada, o América terá ainda os problemas de desfalque. Não poderá contar com o zagueiro Iago Maidana, expulso na última rodada; o meio-campista Martínez vai cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo; e atacante Felipe Azevedo também foi expulso no último jogo, por reclamação excessiva no banco de reservas.
O técnico Fabián Bustos terá como opção para a zaga Éder e Danilo Avelar. No meio de campo, tem Cazares, Benítez, Rodriguinho e Javier Méndez. Já no ataque, Pedrinho é a principal opção para substituir Felipe Azevedo.
Ataque de Z4
Sonhando com vaga na Sul-Americana, o Cruzeiro precisa acertar a mira no ataque, um dos setores com maior deficiência este ano. Só para se ter uma ideia, o número de gols celestes no Brasileirão é de 23, igual ao do Santos, que está na zona de rebaixamento; cinco a menos que o Bahia, também no Z4; três a menos que o vice-lanterna América e um a menos que o lanterna Coritiba.
Para resolver esse problema, o técnico Zé Ricardo deve fazer mudanças, a primeira delas deve ser colocar o Gilberto no banco, já que ele não balança as redes desde maio, num jejum de 20 partida.
A probabilidade é que Bruno Rodrigues e Wesley Ribeiro ganhem a titularidade no ataque, embora atuem em velocidade e nos lados de campo, sem a característica de matador na pequena área.
De volta
O clássico mineiro marca ainda o retorno do Cruzeiro ao Mineirão, estádio onde ainda não venceu este ano. O último duelo foi em 6 de agosto, 0 a 0 com o Botafogo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]