25 de outubro, de 2023 | 12:00

Usiminas: um presidente à altura do cargo

Antonio Nahas Junior (*)

A Usiminas vive hoje uma situação que pode parecer contraditória. Em nível internacional, é avaliada de forma muito positiva pela S&P Global Rating, prestigiada agência internacional que orienta os investidores. Suas notas ficaram acima das outras siderúrgicas após a companhia ter-se transformado em subsidiária da Ternium, sendo responsável por 30% do faturamento daquele grupo.

Os analistas da S&P consideram que os ativos da Usiminas complementarão os da Ternium, o que levará à melhora da situação de todo o grupo.

Ao mesmo tempo, a agenda ESG da empresa - a qual procura dar importância à governança das empresas e aos temas sociais e ambientais -, apresenta situações difíceis. O Ministério Público está defendendo a condenação da Usiminas por poluição em Ipatinga, propondo ação com o valor de R$ 347 milhões, baseando-se em parecer da FEAM e relatórios de automonitoramento elaborados pela própria Usiminas.

Não bastasse isso, acidentes de trabalho têm acompanhado a reforma do alto-forno 3, investimento altíssimo e estratégico que levará ao aumento de sua produtividade, à economia de custos e à manutenção da competitividade da empresa.

“Quem trabalha com a agenda ESG sabe
que ela floresceu a partir do risco
apresentado no trabalho produtivo”


Em dezembro do ano passado, faleceu no [hospital] Marcio Cunha um trabalhador terceirizado, vítima de vazamento de gás, após seis dias de internação. Outro terceirizado permaneceu hospitalizado por um bom tempo, em estado grave.

Em abril deste ano, tivemos cinco trabalhadores hospitalizados por terem sido submetidos a uma onda de calor excessivo. Agora, no dia 16 de outubro, acidente de trabalho com morte, ceifando a vida de Genivaldo Fernando da Silva, vítima de uma queda.

Desta vez, a atitude da presidência da Usiminas, Marcelo Chara, que assumiu o cargo em julho deste ano, foi mais humana e preocupada com a governança interna.

Ao contrário das outras vezes, o nome do acidentado foi divulgado. E, mais importante: o presidente não se escondeu atrás da burocracia da empresa. Ele mesmo veio a público, deu entrevista à imprensa, mostrou a sua consternação e deixou evidente o apoio e a solidariedade à família do acidentado.

Mais ainda: afirmou que o acidente está sendo apurado e que o resultado das análises será divulgado.
Trata-se de um homem que sabe enfrentar crises, mostrando respeito à sociedade, demonstrando interesse pela vida humana e pela situação em que vivem os trabalhadores.

Quem trabalha com a agenda ESG sabe que ela floresceu e cresceu a partir do risco apresentado no trabalho produtivo. Um simples vazamento de gás pode se transformar numa tragédia social e ambiental, como aconteceu na Índia, em Bophal, quando um vazamento de gás causou a morte de milhares de pessoas. E a falência da empresa responsável pelo acidente, evidentemente.

“Como dizem os gurus da agenda,
uma organização vai até onde seus
líderes sonham e conhecem”


Toda esta agenda concentra-se no sucesso da governança corporativa interna, pois ela é que permitirá que as mudanças na empresa realmente aconteçam, evitando a repetição de velhas ações com rótulos diferentes. A governança é que garante que haja inovação e reequacionamento da relação da empresa com os seus fornecedores e colaboradores, com o setor público e com a população em geral.

Como dizem os gurus da agenda, uma organização vai até onde seus líderes sonham e conhecem.
Fica a nossa homenagem a Genivaldo Fernando da Silva e aguardamos o resultado das apurações. Transparência e comunicação eficazes são fundamentais.

E fica, também, o nosso reconhecimento pela atitude digna e humana de Marcelo Chara, presidente da Usiminas.

(*) Economista. Participou em diversas administrações municipais em Ipatinga e Belo Horizonte. Atualmente, é empresário e gerente da NMC Projetos e Consultoria.

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Paula m

28 de outubro, 2023 | 21:17

“Chara ainda se revelará. Foca no resultado e o acidente será apagado rapidinho. Boas cabeças serão cortadas após a retomada do Alto Forno e haverá ajustes no quadro de pessoal.”

Alcemar de Souza

26 de outubro, 2023 | 19:25

“Quando um líder conhece sua função e não tem medo ,ele age com verdade e respeito, assim ele será respeitado e admirado pela sua equipe.”

Iara Saldanha da Cruz

25 de outubro, 2023 | 16:24

“Parabéns ao sr Antônio Nahas, este artigo com certeza vai esclarecer para toda a sociedade o que é ESG e deixar claro de o porque ele diz ser ?contraditório ?
Parabéns ao presidente da Usiminas por apresentar-se preocupado com seus funcionários e familiares, sendo que deve ser mais atencioso aos funcionários que trabalham de turno, onde esses, a periculosidade é maior..
O presidente atual e grande gestor está em sintonia com a cidade que acolhe a Usiminas.”

Soares

25 de outubro, 2023 | 12:12

“De fato um ótimo gestor só falta enxugar este monte de gerente comi quieto que tem nesta área nunca vim tanto gerente assim tem gerente pra gerente. Basta unifica as areas e valorizar o verdadeiro trabalhador que de fato e que faz a produção elevar.”

Envie seu Comentário