27 de outubro, de 2023 | 16:00

Começa nesta sexta-feira cobrança do pedágio na BR-116, em Inhapim

Trecho da rodovia entre MG e RJ foi concedido à iniciativa privada no governo passado e cobrança de pedágios começa agora

Uma viagem ida de volta, do Vale do Aço para a capital do Rio Janeiro, terá um gasto de R$ 112,2 com pedágios / Reprodução/Super Canal     Uma viagem ida de volta, do Vale do Aço para a capital do Rio Janeiro, terá um gasto de R$ 112,2 com pedágios / Reprodução/Super Canal

A cobrança de pedágio na BR-116, na Vila Marques, em Inhapim, terá início a partir desta sexta-feira (27). Assim como em outros trechos da rodovia. A informação foi confirmada ao Diário do Aço pela assessoria de comunicação da empresa EcoRioMinas, do grupo EcoRodovias Concessões e Serviços S.A, responsável pela administração do sistema rodoviário Rio de Janeiro – Governador Valadares, formada por trechos da BR-116, BR-465 e BR-493.

De acordo com a deliberação nº 352, publicada no Diário Oficial da União do dia 16, está autorizado o início da cobrança da tarifa nas praças de pedágio de Itaguaí na BR-493/RJ e na BR-116/MG, nos municípios de Leopoldina, Laranjal, São João do Manhuaçu, Santa Bárbara do Leste, Inhapim e Engenheiro Caldas. A liberação da cobrança foi noticiada no dia 18 de outubro.

Valores

Conforme a EcoRioMinas, os valores praticados têm variações de acordo com a praça de pedágio. Para veículos de passeio, a tarifa varia entre R$ 8,90 e R$ 13,30, com destaque para Inhapim, onde há segunda tarifa mais cara. Os valores ficaram definidos da seguinte forma: Itaguaí (R$ 10,10), Leopoldina (R$ 13,30), Laranjal (R$ 11,80), São João do Manhuaçu (R$ 8,90), Santa Bárbara do Leste (R$ 9,90), Inhapim (R$ 12,20) e Engenheiro Caldas (R$ 9,80).

Gasto com pedágio

O motorista de um carro de passeio do Vale do Aço gastará, só com pedágio, em uma viagem de ida para a capital do Rio de Janeiro, um valor de R$ 56,1. Já com ida e volta ficará em R$ 112,2.

Outros veículos

Motocicletas, motonetas, bicicletas a motor, ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático são isentos da tarifa de pedágio. “Os valores foram calculados pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e levaram em consideração o Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), com vista à recomposição tarifária, mais arredondamentos. Para veículos comerciais ou caminhões com dois ou mais eixos, a tarifa é igual ao número de eixos, multiplicado pelo valor da tarifa básica”, explicou a EcoRioMinas.

Formas de pagamento

Conforme a EcoRioMinas, o usuário poderá efetuar o pagamento das tarifas em dinheiro ou cartão de qualquer bandeira, além da possibilidade de pagamento por aproximação. “Também serão aceitas as modalidades DBTrans, Visa Vale e TAG de pagamento automático”, apontou.

Benefícios

Os usuários que trafegam nas rodovias administradas pela EcoRioMinas serão contemplados com dois benefícios tarifários: o Desconto Básico de Tarifa (DBT) e o Desconto de Usuário Frequente (DUF). Para obter as vantagens, é necessário apenas ter instalado no veículo um TAG, chip eletrônico autoadesivo colado ao para-brisa, que permite que os veículos passem pela pista automática de cobrança de pedágio.

Leilão

Em maio de 2022, o grupo EcoRodovias venceu o leilão da concessão à iniciativa privada do sistema rodoviário Rio de Janeiro – Governador Valares, formada por trechos da BR-116, BR-465 e BR-493. Já em junho do ano passado, a ANTT aprovou, na Reunião de Diretoria (Redir), a homologação do resultado do leilão de concessão do sistema rodoviário das BR-116/465/493/RJ/MG.

Investimentos

A primeira intervenção da concessionária foi o recapeamento asfáltico da BR-116 e instalação de bases de apoio ao usuário da via, em alguns trechos.

Os investimentos que a empresa vencedora deverá realizar, ao longo dos 30 anos de concessão, somam R$ 11,3 bilhões. As despesas operacionais – custos operacionais, despesas obrigatórias e o conjunto de seguros e garantias – são estimadas em R$ 9,8 bilhões. O contrato de concessão é de 30 anos e o sistema rodoviário abrangerá uma extensão total de 726,9 quilômetros.

Veja também:
Três grupos deverão apresentar propostas no leilão de concessão da BR-381 em 24 de novembro

Divulgação
BR-116 foi concedida à iniciativa privada no governo passado e cobrança de pedágios começa agoraBR-116 foi concedida à iniciativa privada no governo passado e cobrança de pedágios começa agora

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Comentários

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Flávio Barony

27 de outubro, 2023 | 22:15

“Mais uma vez vamos pagar a conta na íntegra! É uma forma velada de imposto!
Não tem um centavo dos R$5 bilhões do fundão eleitoral para fazer obras e diminuir o valor do pedágio,, além de outros absurdos que ocorrem na aprovação do Orçamento Geral da União pelo Congresso Nacional!
Mas a maioria do povo gosta mesmo é de bater palma para o deputado da reforma da pracinha que direcionou R$100mil ao surrupiar o orçamento do Executivo e fazer emendas parlamentares...”

Tinho Mortadela

27 de outubro, 2023 | 19:05

“Alguém esta levando dinheiro na miúda para ter aceitado este tipo de convenio ou junção. Quem será ????? O Governo Federal ? Isso teria de ser Investigado, mas... Quem irá resolver problema ???? Fica aqui a minha indagação com as autoridades competentes.”

Arthur

27 de outubro, 2023 | 17:41

“Valores totalmente incompatíveis com a realidade socioeconômica da região, um abuso.”

Samuel

27 de outubro, 2023 | 17:17

“VAMOS DENUNCIAR ESTE ABUSO AO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PRA QUE ELES TOMEM AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS.

ACESSE http://www.mpf.mp.br/mpfservicos E FAÇA SUA DENÚNCIA

PRECISAMOS DE MUITAS DENÚNCIAS PARA QUE ALGO SEJA FEITO.

SÓ ELES PODEM NOS AJUDAR!!”

El Chaves

27 de outubro, 2023 | 14:44

“Isso ai , agora pede o incompetente do ex presidente para explicar esse valor absurdo sem ter feito muitas melhorias . Esses políticos só querem enriquecer e o povo da camada inferior passando essa dificuldade.”

Mad Max

27 de outubro, 2023 | 13:52

“Não sei se este seria o motivo, mas o fluxo, principalmente de caminhões, aumentou muito na MG425. Os motoristas estão preferindo infrentar 22km de estrada de terra do que pagar esse pedágio. Na verdade, o que puderem fazer para taxar o cidadão, irão fazer. Nosso país.”

Justo

27 de outubro, 2023 | 11:29

“Pra ter estradas boas com segurança temos que pagar sim mas não esses valores exobitrantes.”

Daniel Florentino de Souza

27 de outubro, 2023 | 11:09

“Simplesmente um assalto neste país,somos roubados em tudo.so de IPVA pago 1,200 reais fora impostos até para ir ao banheiros enquanto isso os políticos bandidos esbanjão e se esbaldão com nosso suado dinheirinho”

?der

27 de outubro, 2023 | 11:00

“Nada justifica estes os valores bizarros que estão sendo cobrado pela EcoRioMinas nas praças de pedágio!

Se em Inhapim/MG, o pedágio é de R$ 12,20 e, logo depois, a 65 quilômetros, tenho que pagar mais R$ 9,90 em Santa Bárbara do Leste, então só pra ir em Manhuaçu, por exemplo, que fica a 170 quilômetros de Ipatinga, vou ter que gastar, com ida e volta, o total de R$ 44,20 só de pedágio pra essa Eco Rio Minas! Salta aos olhos tamanha abusividade nestas taxas!!

Cadê a Polícia e Ministério Público pra tomar as medidas e barrar estas cobranças totalmente desproporcionais ao serviço prestado???

Não podemos aceitar!!”

Adão

27 de outubro, 2023 | 09:59

“? INACREDITÁVEL ESTES VALORES ABSURDOS QUE ESTA CONCESSIONÁRIA ESTÁ COBRANDO NOS PEDÁGIOS

SÓ FIZERAM UM RECAPEAMENTO E INSTALARAM ESTAS BASES DE APOIO. NADA MAIS!

GENTE, NÃO SE JUSTIFICA, JAMAIS, A COBRANÇA DE VALORES TÃO ALTOS PARA ESTA RODOVIA, QUE TEM UM TRÂNSITO INTENSO. É MUUUUUITO DINHEIRO QUE NÃO BATE COM O ORÇAMENTO PRA COBRIR DESPESAS E MARGEM DE LUCRO.

MINISTÉRIO PÚBLICO, FAÇAM ALGUMA COISA EM RELAÇÃO A ISSO, POR FAVOR! O POVO PRECISA DE VOCÊS PARA QUE ESTE "ASSALTO" SEJA IMPEDIDO.”

Márcio Moreira

27 de outubro, 2023 | 09:14

“E porque não isentar
Também os ônibus? pois todas as despesas, gerada as empresas de ônibus ,resulta em desculpas para aumentar o preço das passagens.”

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