DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

28 de outubro, de 2023 | 00:01

Alunas ganham notebooks no concurso “Palavra Ilustrada”

Fotos: Divulgação/IU
''Somos diferentes e é isso que colore o mundo'' foi a temática abordada nesta edição 2023''Somos diferentes e é isso que colore o mundo'' foi a temática abordada nesta edição 2023

“Meu coração ardeu de felicidade quando ouvi meu nome”, descreveu Micaelly Augusto Barbosa, aluna do 4º ano da Escola Municipal Everson Magalhães Lage, de Ipatinga, e uma das vencedoras do concurso “Palavra Ilustrada”. Ela e outras duas colegas foram premiadas com notebooks pelo Instituto Usiminas em uma das atividades de arte e educação realizadas pelo “Programa Escola Parceira”. Com patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a iniciativa propôs um desafio de expressão artística e textual sobre impressões e experiências com o tema “Somos diferentes e é isso que colore o mundo”.

Emanuelly Cordeiro Marques, outra aluna do 4º ano da Escola Municipal Everson Magalhães Lage, propôs a frase “somos diferentes e iguais” e também foi premiada. O sentimento final é de alegria e gratidão. “Quase chorei quando recebi o notebook. Eu não tinha computador e agora vou poder estudar e fazer várias coisas. Estou muito feliz”, relata.

Beatriz Santana da Silva, da Escola do Futuro, compartilha da mesma sensação da colega e deixa uma mensagem. “Tem pessoas que tratam as outras de formas diferentes por elas não serem iguais a ela, mas todos merecem ser tratados de forma igual. Tem que ter respeito”, proclama.

As alunas selecionadas agradeceram a premiação inéditaAs alunas selecionadas agradeceram a premiação inédita
A cerimônia de premiação marcou o encerramento da versão piloto do Programa Escola Parceira em Ipatinga, que beneficiou mais de 350 pessoas, entre estudantes e professores, ao longo de todo o segundo semestre deste ano. O evento levou ao público os espetáculos didáticos “Procurando Firme”, com o Coletivo Aberto de Teatro, e “A Árvore Generosa”, com a companhia DaMa Espaço Cultural.

“Esse concurso é um fechamento especial, em linha com a proposta do Escola Parceira de ir ao encontro das escolas e apoiá-las em suas necessidades, e premia trabalhos ricos e impactantes. Construímos uma programação intensa de arte-educação, com temas e ações que as escolas nos demandaram. Estivemos dentro das instituições de ensino e o resultado foi lindo. Estamos muito felizes com todo o processo. Finalizamos com o coração cheio de gratidão e certos de que esse projeto fez a diferença na vida das escolas, dos estudantes e de todos os envolvidos”, afirma Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.

Espetáculo didático encerrou a versão piloto do programaEspetáculo didático encerrou a versão piloto do programa
Escola Parceira
O Programa Escola Parceira chegou à Escola Municipal Everson Magalhães Lage em agosto. Desde então, uma série de atividades foram realizadas pelo Instituto Usiminas a partir das demandas pedagógicas da instituição. Tudo isso levando em consideração a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que possui diretrizes e orientações para o ensino das artes nas escolas e estabelece as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo do ciclo da educação básica.

Além do concurso e das apresentações artísticas com recursos que garantem a acessibilidade, os estudantes participaram de uma série de oficinas de arte-educação.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário