28 de outubro, de 2023 | 07:30

Associação Nipo-Brasileira promove aulas gratuitas de Taiko em Ipatinga

Divulgação
As aulas de Taiko, tradicional forma de arte do Japão, serão realizadas na sede da instituição, no CariruAs aulas de Taiko, tradicional forma de arte do Japão, serão realizadas na sede da instituição, no Cariru
Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço
Neste sábado (28), a Associação Nipo-Brasileira de Ipatinga (Anbi) irá ofertar uma aula gratuita de Taiko, tambor japonês e tradicional forma de arte do país. O evento de lançamento será gratuito e terá início às 15h, na sede da instituição, rua Suíça, nº 36, bairro Cariru.

André Tanaka, presidente da Anbi, disse ao Diário do Aço que o projeto servirá para integrar a comunidade do Vale do Aço à cultura japonesa.

“A importância do projeto é integrar a comunidade em seu entorno, promovendo a inclusão por meio da arte. O projeto também contemplará apresentações de Taiko para a comunidade em geral e para alunos de escolas públicas, com o objetivo de divulgar e popularizar a Cultura japonesa”, relatou.

Conforme apurado pela reportagem, estararão presentes na aula inaugural Yoohey Kaito, de Taubaté/SP, e Bruno Henrique do Grupo Raiki Daiko, de Belo Horizonte, que irá fornecer apoio técnico durante o programa.

Projeto
O projeto funcionará com aulas uma vez por semana, em caráter gratuito para pessoas acima de oito anos. As turmas serão mistas. Para a participação nas aulas, previstas para iniciar em novembro, os interessados precisam realizar as inscrições no link disponibilizado no perfil do Instagram da Associação: @anbipatinga.

De acordo com Tanaka, o sonho de ter aula de Taiko em Ipatinga é antigo, e a elaboração do projeto foi realizada por várias mãos.

“Esse projeto surgiu em reunião da diretoria em 2019. Já no mesmo ano procuramos saber como proceder para ter esse projeto”, disse o presidente da instituição. “Em 2019, quando surgiu a ideia do projeto de Taiko, houve apoio de toda a diretoria, inclusive do presidente na época, Sr. Yoshiro Togura”, concluiu Tanaka.
Além do grupo belorizontino, o projeto conta apoio da Usiminas, por meio da Lei Rounat.

A Associação Nipo-Brasileira de Ipatinga
A Anbi foi fundada em 11 de dezembro de 1966. Ela é uma entidade sem fins lucrativos, com sede no bairro Cariru, que segundo a diretoria, se dedica à divulgação da cultura, em especial a japonesa, que faz parte da história de Ipatinga.

Realiza vários eventos culturais, como comemoração folclórica japonesa de dança (Bom Odori), oficinas de Ikebana (arte do design floral japonês), origami, escrita japonesa, eventos gastronômicos, educacionais e esportivos, além de aulas de língua japonesa, dança japonesa, ginástica artística e Aikido (arte marcial japonesa).

Entre as ações e atividades, a associação busca sempre manter viva a tradição da cultura nipônica.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.