31 de outubro, de 2023 | 07:00
Mesmo com sinalização, condutores realizam conversão proibida em avenida de Fabriciano
A infração é considerada grave pelo CTB e pode render multa de R$195,23 e cinco pontos na CNH
Matheus Valadares
Local onde os condutores cometem a infração fica a metros do viaduto que está sendo reformado
Matheus Valadares - Repórter Diário do Aço 
O trecho da avenida Presidente Tancredo de Almeida Neves, no bairro Todos os Santos, em Coronel Fabriciano, acumula cenas de infração de trânsito. Isso porque, diariamente, condutores de veículos que trafegam sentido Timóteo/Caladinho fazem conversão proibida ao entrar na rua Copacabana, no bairro Giovannini.
A região fica próxima ao viaduto que liga o distrito do Melo Viana ao Centro, e que passa por uma obra de revitalização. Devido à alteração, principalmente nos horários de pico, o fluxo de veículos fica mais intenso, e muitos dos motoristas optam por fazer a conversão proibida, o que permite seguir sentido aos bairros Belvedere, Giovannini, São Domingos, entre outros, sem a necessidade de contornar o viaduto.
No entanto, as manobras também ocorrem em praticamente todos os horários do dia. A reportagem do Diário do Aço esteve no local durante 30 minutos no início da tarde desta segunda-feira (30) e flagrou diversos veículos virando no local proibido.
Durante o período que a equipe ficou no local, foi possível perceber uma fila de carros que se forma sempre que um veículo tenta convergir no trecho, devido à necessidade de esperar que o fluxo no outro sentido diminua para finalizar a manobra.
O tipo de manobra, por mais comum que tenha se tornado no trecho citado, além de atrapalhar o fluxo de veículos, pode ocasionar acidentes, como uma colisão frontal com outro veículo ou até mesmo um atropelamento.
Foi realizado contato com a administração municipal de Coronel Fabriciano, que por meio do Departamento de Trânsito enviou uma nota esclarecendo que o local é fiscalizado rotineiramente.
A Prefeitura de Fabriciano informa que estão sendo realizadas operações rotineiras de fiscalização no trecho mencionado. Essas operações são feitas em conjunto com a Polícia Rodoviária Estadual uma vez que o trecho ainda está sob competência do Dnit. Ressaltamos que o trecho está devidamente sinalizado”, diz a nota.
Infração
A realização de conversão, tanto à direita ou à esquerda em locais proibidos pela sinalização, é considerada infração grave pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo passível aplicação de uma multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na CNH do infrator.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Joao
04 de novembro, 2023 | 23:12Deve ser colocado uma câmera filmando em tempo integral para multar os infratores.
O viaduto está sendo usado como desculpa, a vida toda ouve irresponsáveis fazendo essa conversão.
NÃO TEM DESCULPAS.
Só aprendem qdo dói no bolso.”
Karla
04 de novembro, 2023 | 23:00Se tivesse planejado a obra pra ser finalizada rápido não estaria esse caos. Mas a obra não pode ver um feriado e fim de semana, dia de sol e dia de chuva, tudo é motivo pra parar. Se tivesse contratado uma empresa que trabalhasse todos os dias, quem sabe não estava essa confusão. Isso se arrasta há meses?”
Marcelo
04 de novembro, 2023 | 01:18Creio que seria uma boa solução colocar mão única sentido Tancredo Neves ou dispositivo de avanço em local proibido. Brasileiro respeita quando dói no bolso.”
Anônimo
03 de novembro, 2023 | 12:49Neste local, mesmo quando o viaduto e rotatória estavam com acesso alguém sempre convergia nesse local.
É só colocar uma mureta na avenida e pronto.”
Flavio
03 de novembro, 2023 | 06:59Bom senso seria a ferramenta mais concreta dd se tomar. Pois sempre que passo é tem guardas .unicipais nomlocal estão debaixo da sombra das árvores me dando no celular. O trânsito fi a caótico em horários de pico. Liberad o trânsito na Copacabana seria a melhor solução nesse momento. Não só cidadãos cometem a i fração, vários cartos de órgãos públicos também, sinal que algo deveria ser feito.”
Ricardo
02 de novembro, 2023 | 19:53Tá certo que a obra do viaduto vai melhor o trânsito de Fabriciano, mas 1 obra com prazo de 6 meses que até agora nem tem previsão de ficar pronta, os motoristas vão procurar caminhos alternativos pra sair do caos que está o trânsito em torno da obra.
Se liga prefeito agiliza a obra”
Germano
02 de novembro, 2023 | 19:38Simples, tira o celular dos agentes e manda eles para rua com uma prancheta pq realmente ELES NAO TRABALHAM, so com o cel na mao ou batendo papo debaixo das arvores ... Ônibus param no meio da rua para passageiro descer, nunca vi um fiscal olhando isso,”
Justo
02 de novembro, 2023 | 11:26O problema dos motoristas de Fabriciano é que não sabem usar uma rota alternativa o povo só quer reclamar, qdo estiver congestionado vindo de Timóteo é pegar a av acesita entrar na praça Sérvulo roque e descer pela rua são Sebastião,mas os rodas duras não estão preparados para isso.qto aos guardas municipal eles não tem noção nenhuma de trânsito o negócio deles é ficar no celular,da uma prensa nesses guardinhas aí prefeito.”
Ronildo
02 de novembro, 2023 | 07:30Estra obra e importante de mas. So qui como a prefeitura dis q tem agente de trânsito organizado o trânsito e metira passo la todos duas entre as 17hr e 18hr não yem agente de trânsito la em cima q e o lugar mas caótico q e proibido vira na copa cabana. Eu vejo eles la em baixo nis sinal mechendo no celular sao em horário q nao tem volume de veículos. Entao tia q ter um sinal la em sima provisório pra retornar na rua coba cabana ai não ia da este transtorno mas eles acha melhor e multa o povo pr prga diheiro.”
Morador
02 de novembro, 2023 | 07:27Infelizmente essa obra do viaduto nunca acaba, poderiam ter pensado em resolver o problema que viria com a obra do viaduto, pior de tudo é que rua copacabana vive com obras da copasa, que furam buracos, tiram bloquetes do lugar e não colocam. Poderiam pensar em asfaltar a rua já que ela virou avenida que passa carro, caminhão, carreta dia inteiro e a noite e de madrugada tb.
Lembrando que a rua é mão dupla. São tantos buracos e poeira que gente tem que conviver...
Situação bastante chata, e anos vão passando e nada é feito. Até as pessoas que fazem limpeza da rua, não varrem nada... kkkk
Ficam sentadas horas e horas e vão embora sem varrer a rua copacabana, outro dia questionei e falaram pq a rua estava em obra, ops mas os pedaços que não estavam, pq não varreram? Ou seja é um descaso total... e como sempre povo que fica prejuízo.
E muitos não tem paciência e fazem ultrapassem perigosas, colocando vida dos outros em risco. Pois em horário de pico demora quase 40 min para fazer trajeto até o sinal para poder ir avenida Magalhães.”
Celso
02 de novembro, 2023 | 06:39O prefeito está valorizando muito essa obra, parece que só que tem isso para melhorar na cidade.
Esse agentes de trânsito só sabe ficar no celular não tanto que esses fica olhando no celular, são realmente ruim de serviço e não tem comando, deviam controlar o trânsito, mas não fazem.
Quanto a entrada na rua Copacabana tem ser liberado sim se não vira um inferno ir Timóteo para Melo Viana .
É desse jeito o apoio do prefeito a outro candidato será um fracasso”
Hortencio Vespasiano Cassemiro
02 de novembro, 2023 | 06:34Penso que estamos em período de obra, e devido fluxo intenso nesta. Os órgãos do Estado/prefeitura, deveriam usar as polícias e os "fiscais de trânsito da prefeitura" para melhorar o trânsito. E não colocar viaturas "escondidas" nestes horários batendo foto e multando.”
Matheus
01 de novembro, 2023 | 23:25? simples, atrasar a obra pra inaugurar (por muitíssima conhecidência) no aniversário de Fabriciano pra fazer a festa da cidade lá, pra fazer o nome do candidato do prefeito às eleições que ocorrerá no próximo ano visto q esse prefeito não poderá candidatar novamente. Politiqueiro d+”
Sai Fora Ptzada.
01 de novembro, 2023 | 22:26Quero já de anti-mão, parabenizar o prefeito por sua atuação em apenas 2 mandatos. Antes de sua atuação na cidade, fomos roubados, estrupados pela a outra administração.
Eu nunca vir, tanta gente reclamar de barrig cheia. Só podem ser PErdaTotal msm.
Um comselho, aceita que doi menos. Agora é novos tempos. Tamo junto Dr: Marcos. Parabéns..”
Walter
01 de novembro, 2023 | 09:42Um semáforo Aki na avenida Doutor Rubens Siqueira Maia próximo ao depósito construfort pelo amor de Deus ou pelo menos levantamento da faixa de pedestre”
Ana Sá
01 de novembro, 2023 | 07:56Com a situação caótica e demorada da construção do viaduto o que deveria ser feito e liberar essa conversão a rua Copacabana. E NAO PROIBIR AUMENTANDO O CAOS”
Vanderlei de Almeida Batista
01 de novembro, 2023 | 07:38? muito difícil criticar um governo com um alto índice de aprovação mas sinceramente, uma obra de quase seis milhões deveria ser realizada de forma ininterrupta e mais profissional.”
Dayvison
31 de outubro, 2023 | 23:45Todos conseguem ver o quão necessário é agilizar a entrega dessa obra e alterar de forma inteligente alguns acessos para melhorar o trânsito que está um caos. Acorda vereadores, prefeito e demais responsáveis.”
Edson Almeida
31 de outubro, 2023 | 21:00Realmente uma falta de respeito com os motoristas
Pois o correto é
Nesse período de obras liberar a entrada a esquerda
Como forma de otimizar o trânsito essa permissão só ajuda todos .....”
Andre
31 de outubro, 2023 | 19:16Esses fiscais de trânsito da prefeitura ficam o dia inteiro de.papo na rua mexendo no celular. Nunca vi nenhum deles trabalhando para auxiliar o tráfego . Esta igual na época do PT que os agentes ficavam fiscalizando a faixa de pedestres. VERGONHA prefeito se queima com a população atoa.”
Rogério
31 de outubro, 2023 | 19:12O dia que a policia rodoviária estava lá 'lucrando'nas costas do contribuinte, fiquei 45 minutos no engarrafamento da ponte de Timóteo até o trecho da obra, quando vi o motivo, questionei ao policial porque ao invés de pararem lá para autuar e guinchar os veículos, não se propunham a sinalizar corretamente o local e ajudar os condutores a convergir em segurança... não preciso nem comentar o que ocorreu na sequência né? Ainda bem que todos os meus documentos e o veículo estavam em dia, porque me seguraram na blitz por um tempinho considerável. Viva meu país!!!”
Joe
31 de outubro, 2023 | 16:52A reportagem deveria era fazer uma reportagem minuciosa sobre a construção desse viaduto, que está sendo construído de forma artesanal e arcaica. A irresponsabilidade da prefeitura nessa obra chega a ser um dos maiores absurdo em construção civil. Inadimissivel ver tanto descaso com o dinheiro público, uma obra de tamanha importância para o município, com uma morosidade sem precedentes. Como já disse alguém nesse espaço, a prefeitura deveria era colocar esses guardas sem serviço, para controlar o trânsito naquele local e liberar o trânsito.”
Marcelo
31 de outubro, 2023 | 16:29Pior do que a conversão proibida é a Prefeitura afirmar que faz "fiscalização rotineira" no local.”
Engenheiro
31 de outubro, 2023 | 16:03Uma obra de tal magnitude e importância para a cidade, haja vista o alto fluxo e ligação entre os principais corredores da cidade, deveria ter sido tratada de forma diferente do qual se transcorreu.
Durante as obras foi possível detectar o despreparo da Construtora e sobretudo, dos responsáveis pela Secretaria de Obras da Prefeitura. Dentre os desvios podemos citar; baixo efetivo, baixa carga horária trabalhada (obras desse porte requerem regime especial de trabalho), equipamentos obsoletos de baixa produtividade, e principalmente um mau planejamento das atividades. Após a concretagem do tabuleiro, enquanto ocorria a cura do concreto, era possível executar as obras nas alças de acesso do viaduto e nas paredes de contenção, no entanto percebe-se que somente agora estas atividades estão sendo feitas, o que tem prolongado o prazo de entrega da obra.
Na questão da conversão proibida, o correto é a prefeitura disponibilizar agentes de transito controlando o fluxo e permitindo o acesso ao bairro, desafogando assim o transito no contorno provisório do viaduto.
Multar os motoristas é punir ainda mais quem já tem sido prejudicado pela morosidade da obra devido à incompetência dos administradores públicos.”
Junior
31 de outubro, 2023 | 15:40TINHA ERA QUE TIRAR ESSA PLACA E LIBERAR, ATE A OBRA ACABAR , O TEMPO DE 30 MINUTOS QUE A EQUIPE DE REPORTAGEM GASTOU PRA FAZER ESSA MATÉRIA, FOI O MESMO TEMPO QUE ELA GASTOU PRA ATRAVESSAR O TREVO EM OBRAS ,”
Fabiana
31 de outubro, 2023 | 14:57A conversão a esquerda desafoga consideravelmente a confusão que é o trânsito por causa da obra do viaduto. Acredito que enquanto a obra existir, a conversão é extremamente necessária, alivia consideravelmente o trânsito na área de obras. Se faz necessário também uma reportagem sobre o impacto que as carretas e cargas pesadas que passam pelo bairro Giovannini principalmente pela rua Copacabana, ruas esburacadas, calçada totalmente irregular devido ao alto número de caminhões que são liberados a fazerem a conversão a esquerda por causa da ponte. A rua deveria ser no mínimo asfaltada.”
Adriano
31 de outubro, 2023 | 14:37A prefeitura deveria estudar mais alternativas e não ficar castigando ainda mais os motoristas (são bem pagos pra isso). Aquela parte de baixo, bem que poderia ter um acesso liberado, quando nada tivesse sendo feito, já que a obra caminha a "passos de tartaruga".”
Jose Rubens Soares
31 de outubro, 2023 | 12:37E muito fácil e só colocar os agente de trânsito no local e permitir a conversão até o viatudo ficar pronto? Fica a dica”
Jr
31 de outubro, 2023 | 12:29E a cada dia que passa as Redes Sociais vão "formando" os "Engenheiros"!”
Fabiano Silva
31 de outubro, 2023 | 12:21A reportagem deveria abordar o tumulto gerado pela obra. Vias afuniladas e falta de alternativa. Se isso ocorre, é para evitar mais transtornos.”
Sebastiao Mendes Madeira
31 de outubro, 2023 | 11:38A reportagem em si...é positiva ....ajuda a agilizar e relatar os problemas ,enquanto a obra existir.
Ai ....prefeitura está de parabéns qt a obra.
Mas poderia tomar atitudes fáceis que aliviaria a tensão de todos.”
Sebastiao Mendes Madeira
31 de outubro, 2023 | 11:33Concordo com o semáforo provisório ou um agente de trânsito sinalizando.claro, sabemos que a conversão é proibida.mas tb sabemos que a prefeitura liberou a travessia irregular 50 metros a frente e sem semáforo e sem guardas.quem sobe frente a igreja ou vem da Paquetá sabe o que estou falando.e aí.
E outra ,uma obra deste porte deveria ser executada em regime de tres turnos.ja deveria constar na licítacao e no contrato.pois se trata de uma obra de extrema importância para todo o fluxo de comércio,transporte,logística e pessoas.”
Cidadã
31 de outubro, 2023 | 11:33? uma vergonha essa administração, em vez de colocar os agentes de trânsito p trabalhar nos horários de pico sinalizando e desafogando o congestionamento que tem durante o dia inteiro nas mediações da obra, virar a direita p quem mora no melo viana é muito melhor do q ficar 20 a 30 minutos garrada num trânsito, tinha q regularizar a virada ali com semáforos ou ate mesmo colocar esses atoas de agentes p ajudar no tráfego. Mais querem e tirar do bolso do cidadão que passa dia todo trabalhando quer chegar em casa mais rápido p ver a família e ser pego de surpresa com uma multa. Mais ano que vem ta ai às eleições chegando. Prefeito q só faz praças e asfalta ruas, educação e saúde ta um caos,”
Marcio
31 de outubro, 2023 | 11:30Uma rotatória resolveria o problema”
Ruan Silva
31 de outubro, 2023 | 11:17Viaduto atrasado, ruas mal feitas nos bairros o bicho pegando e a prefeitura não se move pra resolver nada, fui no santuario Nossa Senhora da piedade esses dias e vi uma abaixo da principal interditada cheia de cerca e fiquei pensando como isso é possivel?”
Antonio
31 de outubro, 2023 | 10:47Sr Prefeito, leia os comentários para uma solução simples do problema, melhor que uma justificativa esfarrapada do seu departamento.”
Fernando Dias
31 de outubro, 2023 | 10:33a prefeitura ta enrolando pra concluir a obra pra entregar ano que vem ano de eleição e janeiro é aniversario da cidade entao só bobo que nao percebe”
Frustrado
31 de outubro, 2023 | 10:31? sr. Prefeito de Coronel fabriciano, vc tem intenções políticas , fique o sr. Sabendo que por causa de seus agentes de trânsito, vc ñ terá o meu voto e nem de centenas de motorista,”
Etiene Wagner Ferreira Alves
31 de outubro, 2023 | 10:12Tinha que fiscalizar a obra da prefeitura que era pra ser entregue em julho e talvez não entrega nem este ano !”
Thiago
31 de outubro, 2023 | 09:56Pessoal da prefeitura ao invés de desafogar o trânsito, retirando a placa de proibido virar, de modo a desafogar a interminavel obra. Pensar pessoal do transito da prefeitura, coloque um pare no local e pinte a via que fica resolvido.”
Cidadao
31 de outubro, 2023 | 09:41somente com a volta da camera no local essa situacao muda, se nao doer no bolso nada muda”
Everaldo Leal
31 de outubro, 2023 | 09:21Tem é que terminar a obra do viaduto e resolver o problema. Parece que já está é atrasada a obra.”
Jose Gome
31 de outubro, 2023 | 08:58Acho que deveria ser permitido ate a finalização do viaduto pois fica muito complicado pra quem vem de Timoteo e vai para melo viana pega um engarrafamento enorme principalmente em horário de pico deveria ter sido colocado um semáforo provisório então pra melhorar a vida do cidadão que trafega por lá.”
Pagador de Impostos
31 de outubro, 2023 | 08:43Uma das alternativas de solução para o problema seria instalação de semáforo no local ou colocar Agentes de trânsito cuidando do Pare e Siga evitando que os condutores tenham o transtorno de circular toda a obra do viaduto.”
Isso é Um Absurdo, a Resposta da Prefeitura
31 de outubro, 2023 | 07:49Já deveria ter retirado está placa quando foi iniciada a obra do viaduto, q afim o senhor prefeito falou q ia durar 3 meses e já passou mais de 6 e a obra está parada com apenas 3 funcionários trabalhando”
Nenem
31 de outubro, 2023 | 07:27Falta de empatia com moradores e frequentadores da cidade de Coronel Fabriciano, pois o transito lá embaixo na construção garrada do viaduto está sempre congestionado. Uma verdadeira luta para passar, principalmente em horários de pico.”