PREF IPATINGA ANIVERSÁRIO 728X90

09 de novembro, de 2023 | 05:00

Termina amanhã o prazo para realização do Cadastro Escolar 2024 na rede pública

Arquivo DA
Deve se inscrever o estudante que pretende entrar na rede pública de ensino ou que deseja mudar de escola em 2024Deve se inscrever o estudante que pretende entrar na rede pública de ensino ou que deseja mudar de escola em 2024

Na sexta-feira (10) será encerrado o prazo para a realização do Cadastro Escolar 2024 na rede pública de ensino em Minas Gerais para o próximo ano letivo. A garantia da vaga ocorre pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem).

Os interessados em ingressar ou mudar de escola pública devem realizar as inscrições, exclusivamente, pela internet, por meio do endereço cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. O Cadastro Escolar 2024 também é destinado aos estudantes que pretendem ingressar no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), em cursos da Educação Profissional em uma escola da rede estadual, ou ainda desejam retomar os estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na regional de Ensino de Coronel Fabriciano, os municípios que fizeram a adesão ao Sucem são: Belo Oriente, Braúnas, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Jaguaraçu, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Santana do Paraíso e Timóteo.
Na regional de Ensino de Caratinga, os municípios com adesão ao Sucem são: Alvarenga, Bom Jesus do Galho, Bugre, Córrego Novo, Dom Cavati, Entre Folhas, Iapu, Imbé de Minas, Inhapim, Ipaba, Piedade de Caratinga, Pingo-d'Água, Pocrane, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, São Domingos das Dores, São João Do Oriente, São Sebastião do Anta, Taparuba, Ubaporanga e Vargem Alegre.

Renovação
Neste ano, o processo de Renovação da Matrícula é automático para quem já se encontra matriculado e é frequente em uma escola da rede estadual de ensino, ou seja, estudantes que já estão em uma escola da rede estadual ou municipal de cidade que aderiu ao Sucem vão ter a vaga garantida na mesma unidade no ano que vem.

Em todo o estado, 714 municípios aderiram ao Sucem. A lista com todos os municípios pode ser acessada no endereço eletrônico: cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. O sistema indica as escolas estaduais e municipais mais próximas do endereço informado do candidato, de acordo com a etapa de ensino pretendida.

Nos municípios em que não houve a adesão ao Sucem, o sistema exibirá apenas as escolas estaduais. Caso o interessado deseje estudar apenas em uma escola municipal naquela localidade, ele deverá entrar em contato com a secretaria municipal de educação e obter informações sobre o cadastramento.

Quem pode participar
Deve se inscrever no Sucem o estudante que pretende entrar na rede pública de ensino ou que deseja mudar de escola em 2024.

Também podem se cadastrar os alunos matriculados em 2023 em escola pública, mas que a unidade de ensino não oferecerá em 2024 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado pelo estudante.

Aqueles que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental ou ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também pode se cadastrar, lembrando que para ingresso na EJA é necessário que seja observada a idade mínima de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.

Inscrição
Os pais ou responsáveis, ou o próprio aluno, quando maior de idade, poderão acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br para a realização do cadastro. No momento da inscrição, os candidatos deverão apresentar informações como nome completo, data de nascimento, endereço, número da carteira de identidade do aluno, CPF do aluno – se possuir, filiação ou nome do responsável legal. Aqueles que não têm acesso à internet poderão comparecer às escolas estaduais e/ou municipais para realizarem a inscrição.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário