24 de novembro, de 2023 | 07:30
Distritos e localidades rurais da região são contemplados com antenas de telefonia e sinal 4G
Matheus Valadares - Repórter Diário do AçoOs distritos de São José do Taquaral, em Inhapim; Barra Grande de Mesquita, em Mesquita; e a localidade rural de Porteira Grande, em Antônio Dias, todas pertencentes ao Colar Metropolitano do Vale do Aço, passam a contar com antenas de telefonia e de sinal 4G.
A implementação foi realizada por meio do programa Alô, Minas!, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). Em São José do Taquaral, o sinal foi liberado no mês de outubro, já nas outras localidades, a tecnologia está em funcionamento desde o mês de setembro.
Os moradores do Cocais dos Arrudas, área rural de Coronel Fabriciano, e do distrito de Lavrinha, em Jaguaraçu, em breve também serão beneficiados com a cobertura de telefonia móvel. Conforme apurado pelo Diário do Aço, as localidades serão cobertas com sinal da operadora Claro.
O Estado esclarece que é responsabilidade do município prover e disponibilizar terreno para que a operadora prestadora do serviço possa construir e instalar a torre de telefonia por um período de 20 anos, de acordo com aspectos técnicos para cobertura do sinal.
Além disso, as administrações dos locais contemplados devem construir e manter acesso para deslocamento até a torre, além de empenhar esforços para a tramitação ágil dos processos necessários como licenciamento ambiental, emissão de alvarás de construção e aprovação nos conselhos que tenham órgão municipal.
As antenas são instaladas pelo Governo de Minas junto às operadoras de telefonia Algar, Claro, TIM e Vivo, dependendo de quem vencer o processo licitatório. A expectativa é que até fevereiro de 2024, mais de 150 antenas sejam ativadas, beneficiando mais de 110 mil mineiros.
Novo edital
O vice-governador Professor Mateus disse, durante a abertura do Delta Fórum 2023, realizado nessa terça-feira (21), no Sebrae Minas, que em breve, o programa terá um novo marco.
A nossa conexão de celular em pequenas comunidades já atende a cem localidades pequenas e temos um edital pronto para ser publicado neste ano para atender outras cem localidades. O acesso à telefonia móvel é importante para o desenvolvimento de qualquer comunidade. Essas iniciativas que às vezes parecem pequenas são portas para fortalecer o turismo, o comércio e a geração de empregos”, afirmou.
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, reforçou, também no evento voltado ao desenvolvimento dos municípios, que o objetivo do Governo de Minas é levar ainda mais melhorias para as comunidades.
O nosso programa, o Alô, Minas!, já completou cem distritos atingidos. Em breve, será lançado o edital da segunda fase do programa o Alô, Minas! II, para levar telefonia celular e internet de qualidade a outros cem distritos e localidades. Isso é fundamental para que as pessoas efetivamente possam ter acesso aos serviços públicos. Assim, vamos aproximar cada vez mais o Estado do cidadão, ampliando conexões, simplificando serviços e garantindo acessibilidade”, afirmou a secretária.
O programa
O Alô, Minas! foi lançado pela Seplag-MG em 2020, como parte do projeto estratégico Minas Atende. As primeiras ativações de antenas ocorreram em maio de 2022 e, desde então, novas antenas vêm sendo instaladas gradativamente nos municípios contemplados.
Também em 2022, o programa ativou a primeira antena com tecnologia 5G em área rural do país. A localidade de Parque das Árvores, no município de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro, foi a primeira zona rural brasileira a contar com cobertura de telefonia móvel e conectividade de quinta geração de internet.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Fábio Ramos
24 de novembro, 2023 | 23:43Corrego do feijão , em Mesquita -MG ainda continua sem comunicação , e fica a apenas 1 km de distância do vilarejo que tem 4G . Um absurdo . Já procurei todos os meios possíveis pra resolver , até em doar uma parte do meu terreno para a montagem da torre ofereci mas não tive êxito .”
Fábio Ramos
24 de novembro, 2023 | 23:41Em Mesquita no Corrego do feijão não temo sinal nem de ET, procurei todos os meios possíveis e ninguém pode nos atender, me disponibilizei até em doar uma área do meu terreno para instalação de uma antena!
Mas não tem problema, starlink está chegando e vai acabar com essas operadoras que só exploram das pessoas.”
Sandra
24 de novembro, 2023 | 09:46Enquanto isso, a torre instalada em Santana de Alfier em São Domingos do Prata, vive sem transmitir o sinal de telefone, a popularcao fica semanas sem o sinal. A luz acaba e o sinal acaba, isso é um absurdo.”