25 de novembro, de 2023 | 11:00

Concessão dos serviços de água e esgoto em Ipatinga será debatida em audiência pública da ALMG

A audiência será realizada nesta segunda-feira (27), a partir das 10h, na Câmara Municipal

Divulgação
Nova audiência, esta convocada pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da ALMG, será realizada na Câmara MunicipalNova audiência, esta convocada pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da ALMG, será realizada na Câmara Municipal

A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) vai promover audiência pública em Ipatinga. O tema do debate será a possibilidade da "concessão dos serviços de água e esgoto no município". A audiência será realizada na próxima segunda-feira (27), a partir das 10h, na Câmara Municipal de Ipatinga. No edital, a ser lançado pelo município, será previsto que poderá participar qualquer empresa do setor, inclusive, a própria Copasa.

As informações foram divulgadas pelo deputado estadual Leleco Pimentel (PT), que solicitou a audiência.
O contrato de saneamento básico executado pela Copasa no município de Ipatinga teve seu término em fevereiro de 2022, tendo sido originalmente firmado no ano de 1974.

Em 3 de outubro deste ano, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei 182/2023, de autoria do Executivo, que muda a estrutura de contratação e fiscalização dos serviços de saneamento básico em Ipatinga.

No dia 8 deste mês, o município teve autorização, pela assembleia da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) para saída de Ipatinga do Sistema Integrado de Abastecimento de Água do Vale do Aço.

Dia 24 de novembro, vereadores aprovaram uma CPI para investigar os serviços da Copasa no município.
Nessa quarta-feira (22), a administração municipal realizou audiência pública para apresentar a Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Conforme o deputado, todas estas e demais informações serão debatidas com a população e convidados. Dentre as autoridades convidadas estão o prefeito Gustavo Nunes (PL), o presidente da Câmara, Ley do Trânsito
Vereador, o promotor de Justiça Rafael Pureza; Marcelo Henrique Pessoa Mendes, representante do Sindágua - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado de Minas Gerais, dentro outros.

Veja mais:
Falta de água em meio à onda de calor gera transtornos a moradores da região

Gustavo Nunes: novo edital prevê acesso do município para fiscalizar concessão de água e esgoto em Ipatinga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Zoi de Corvina

26 de novembro, 2023 | 10:22

“Esta concessão de água e esgoto do município de Ipatinga,na visão do gestor do município será ótima para os munícipes; no mínimo ele ofende a inteligência dos usuários pois se sair do domínio da Copasa, quem vencer terá de comprar água da própria Copasa...... kkkkkkkk piada pronta e de mal gosto, para a Copasa será a galinha dos ovos de ouro, irá vender seu produto e não precisará investir em nada; e como outra empresa comprará água e repassa aos usuários com valores abaixo dos valores atuais???? Não fecha a conta e está tudo muito obscuro!!!!!!”

Edelzuita Ferreira da Cruz

26 de novembro, 2023 | 06:42

“Parece proposital, segunda feira ás 10:00 , não querem que a população participe e eles tomem as decisões sem a discussão necessária com os consumidores. Privatização não é solução, Ipatinga caminha em direção contrária a várias cidades que estão reestatizando esse serviço, sendo que 50% da água já é destinada a indústria e a mineração.”

Envie seu Comentário