18 de dezembro, de 2023 | 16:01
Fabricianense preso por envolvimento em atos golpistas ganha a liberdade provisória
Saída do presídio em Coronel Fabriciano ocorreu na tarde desta segunda-feira; Laudenir Vieira é obrigado a usar tornozeleira eletrônica, não pode se afastar da cidade e deverá entregar passaporte, se tiver e cumprir prisão domiciliar à noite
Reprodução
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem protegido
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem protegido
Preso no âmbito da operação Lesa Pátria, deflagrada pela Polícia Federal, por causa dos atos de 8 de janeiro em Brasília, o fabricianense Laudenir Vieira Rodrigues, de 33 anos, conseguiu a liberdade provisória e passa a responder, fora do sistema prisional, ao processo que corre no Supremo Tribunal Federal. Ao fim da tramitação será proferida a sentença. A exemplo de outros envolvidos, que também ganharam a liberdade provisória, Laudenir Vieira deverá usar tornozeleira eletrônica e não poderá se afastar do município de residência. A saída da prisão em Coronel Fabriciano ocorreu no começo da tarde desta segunda-feira.
A partir de hoje, Laudenir deverá cumprir prisão domiciliar no período noturno e nos fins de semana mediante uso de tornozeleira eletrônica, a ser instalada pela Polícia Federal, da Delegacia de Ipatinga, com zona de inclusão restrita ao endereço indicado na audiência de custódia. Além disso, o preso terá a obrigação de apresentar-se perante ao Juízo da Execução da Comarca de origem, no prazo de 48 horas e comparecimento semanal, todas as segundas-feiras, proibição de ausentar-se do país, com obrigação de realizar a entrega de passaportes, suspensão de quaisquer documentos de porte de arma de fogo, coleção, posse ou porte de armas, fica proibido da utilização de mídias sociais e proibição de comunicar-se com outros envolvidos nos atos, por qualquer meio.
O militante bolsonarista e ex-funcionário da Prefeitura de Coronel Fabriciano, Laudenir Vieira, foi preso no dia 14 de fevereiro, após a Polícia Federal deflagrar a sexta fase da Operação Lesa Pátria, fato esse noticiado pelo Diário do Aço. Dias antes ele tinha divulgado um vídeo dentro de uma piscina, em que criticava o Ministro do STF, Alexandre de Moraes.
Neste fim de semana, uma advogada que atuava na defesa de Laudenir comemorou a liberdade provisória conquistada pelo seu assistido, que ela chamou de preso político”.
Foram inúmeros pedidos de relaxamentos e liberdade provisória, mas parecia que ele estava invisível no processo”, reclamou.
A Operação Lesa Pátria levou a prisão centenas de pessoas envolvidas com os atos de oito de janeiro, em Brasília, quando as sedes dos três poderes foram invadidas e bens públicos destruídos.
Reprodução mídias sociais
O fabricianense Laudenir Vieira Rodrigues conseguiu a liberdade provisória e passa a responder, fora do sistema prisional, ao processo que tramita no STF
O fabricianense Laudenir Vieira Rodrigues conseguiu a liberdade provisória e passa a responder, fora do sistema prisional, ao processo que tramita no STF
O objetivo da operação, dividida em várias fases foi identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília.
Nesse contexto, em 14 de fevereiro, o fabricianense Laudenir Vieira Rodrigues foi encaminhado primeiro ao Ceresp de Ipatinga. Já no dia 27 de fevereiro, ele foi transferido para a Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba. Depois, foi encaminhado para o Presídio de Coronel Fabriciano.
Desde que foi preso, Laudenir recebeu visitas de pessoas ligadas às administrações municipais e lideranças políticas do Vale do Aço. Ele estava na ala LGBTQIA+ do Presídio de Coronel Fabriciano, inaugurada em junho deste ano.
Outros moradores da região
Além de Laudenir, o médico Ézio Guilherme da Silva, de Coronel Fabriciano e a Ana Paula N. Rodrigues, de Ipatinga, foram presos em flagrante após os atos antidemocráticos em Brasília. No entanto, no dia 27 de fevereiro, o médico teve sua prisão preventiva revogada. Já em relação a Ana Paula, conhecidos dela informaram ao jornal que ela foi liberada e se encontra em casa, cumprindo medida judicial.
Laudenir Vieira deixa o presídio de Coronel Fabriciano, na tarde desta segunda-feira. Veja mais no link da notícia: https://t.co/zfqqJLeyBj pic.twitter.com/LzSRUXC2OJ
Diário do Aço (@portaldiarioaco) December 18, 2023
Crimes
Conforme o STF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Vinicius
19 de dezembro, 2023 | 09:33O Brasil está suficiente maduro, para não ter ditaduras, políticas, morais ou judiciais, que nunca se arrefece o espírito bolsonarista, que fez sair da letargia 50%, da população brasileira, antigamente política era coisa de esquerda, hoje a direita sabe brigar seus candidatos, a eleição de prefeitos e vereadores. Vai ser bom termômetro para o que vai acontecer na campanha presidencial.”
Zé de Minas
18 de dezembro, 2023 | 19:02E,afinal,quem comeu o meu queijo? kkkkk”
Kleber
18 de dezembro, 2023 | 16:27Um golpista q enfrentou a lei... e a "defesa" de bolsonaristas é divulgar fakes... golpismo e fakes... essência do bolsonarismo.”
Gildázio Garcia Vitor
18 de dezembro, 2023 | 15:24Não tenho muitas dificuldades para interpretar pequenos textos, mas não consegui entender o do Sr. Sérgio Oliveira. Apresenta, parte das acusações imputadas ao Presidente Bolsonaro pelos meios de comunicação, pelo MPF e pelo TSE, para defendê-lo e acusar a Globo e as esquerdas. Parece que "a emenda saiu pior que o soneto".”
17 Anos de Xilindro
18 de dezembro, 2023 | 14:32? o minimo que esperamos para este senhor?”
Sai ?
18 de dezembro, 2023 | 13:22Lula neles”
Sergio Oliveira
18 de dezembro, 2023 | 12:37DILMA IMPEACHMENT: Justiça é retirar todos desse processo louco ou prender também todos envolvidos nas depredações de quando a Dilma Rousseff levou IMPEACHMENT. Gay, negro, afro, nordestino, cristão ou espírita,o Bolsonaro ajudou todos e tinha de todo esse tipo de gente aliadas apoiando ele. Vocês acreditam no que a Rede Globo e a esquerda fala e mente pra vocês. Cadê a prisão do melhor presidente do Brasil?
Jóias sauditas, relógio do príncipe,51 imóveis, mansão de milhões nos EUA, rachadinha, Net do açaí de Angra, milícia do condomínio na Barra da Tijuca, COVAXIN ( vacina indiana),demora da compra das vacinas (aguardava certificado da ANVISA),morte da Mariele Franco e Anderson(um deputado estadual aliados do PT) é o principal suspeito,a galinha chorou,a vaca foi pro brejo,a morte da bezerra,minha mãe é uma peça....e nunca prendem o Bolsonaro. Porque não é culpado e vocês ficam acreditando que o que dizem os esquerdistas é sério. O mito terminou as obras da TRANSPOSIÇÃO SO Rio São Francisco e deixou as águas para os milhares de nordestinos dos estados do Alagoas, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte,mas assim que o Lula entrou na presidência em 2023 as COMPORTAS DAS ÁGUAS FORAM FECHADAS. REVEJAM OS CASOS E ESTUDEM MAIS PELO YOUTUBE NAS MÍDIAS DESCENTRALIZADAS E DISTRIBUIDAS. OLHAR GLOBO,CNN, BAND NEWS E OUTRAS MÍDIAS TENDENCIOSAS ESQUERDISTAS SO VAO FICAR APRENDENDO ERRADO. A MISÉRIA EO QUE O LULA QUER OPARA O PAIS E ASSIM NO PODER. ACORDEM”
Jns
18 de dezembro, 2023 | 12:29Este boy lindão é um dos ETs que os ZéBôzos de Porto Alegre invocavam para visitar o Pais dos Bananas e promover a Intervenção dos Milicos e Mito no Poder.”
Anti Mico
18 de dezembro, 2023 | 12:00Agora é só procurar aquele cara da carne ou então aquele cara da construção civil e pedir eles uma oportunidade, pois eles te apoiam!! Mais nao não esqueça de fazer Arminha viu!!!!”
Ruy Lino Rodrigues
18 de dezembro, 2023 | 11:49Este povo q se envolveu neste lesa pátria tem q ter uma punição mais severa .k.d o ex presidente q foi responsável por esta baderna por tá dando a ordem debaixo dos panos.”
Geraldo Marcondes do Carmo
18 de dezembro, 2023 | 11:06Péssima notícia, infelizmente.”
Patriota
18 de dezembro, 2023 | 10:52Segundo o Minto, direitos humanos são "Esterco da vagabundagem".”
Bom
18 de dezembro, 2023 | 10:50Achei foi pouco, vai caçar bolsono de novo bobão”
Stop
18 de dezembro, 2023 | 10:39Que contradição essa pessoa Bolsonarista LGBTQUI+ tudo o que a famosa direita é contra, sabe nem o que ele defende”