21 de dezembro, de 2023 | 16:45
Preparador de goleiros Luizinho Passos conclui curso na CBF
Reprodução Instagram
Luizinho Passos, ao lado do ex-zagueiro Réver, com quem cursou matérias no curso da Licença A da CBF Academy
Luizinho Passos, ao lado do ex-zagueiro Réver, com quem cursou matérias no curso da Licença A da CBF AcademyHá sete temporadas trabalhando no futebol da Indonésia, o preparador de goleiros ipatinguense Luizinho Passos acaba de dar mais um passo importante na carreira. No início deste mês, concluiu o curso de treinador na CBF Academy, no Rio de Janeiro, obtendo a Licença A. Para a conclusão da última etapa do curso, Luizinho veio ao Brasil e ficou duas semanas no Rio de Janeiro, após ter completado as etapas anteriores, que incluíram aulas semipresenciais e presenciais.
Luizinho Passos, 48 anos, trabalha desde o início desta década no Persib Bandung, clube sediado na ilha de Java, atualmente em terceiro lugar na primeira divisão do Campeonato Nacional da Indonésia, que conta com 18 clubes. O Persib busca um título que não conquista desde 2014. Na comissão técnica há somente ele de brasileiro (o treinador é o croata Bojan Hodak).
No elenco de jogadores, dois brasileiros, o centroavante David Silva, que jogou em alguns clubes do interior de São Paulo, porém está no futebol árabe e asiático há mais de dez anos, e o atacante Ciro Alves, que já rodou por diversos clubes no Brasil (Fluminense, Joinville, Remo, Figueirense, Athletico-PR) e também já defendeu vários clubes asiáticos.
Até 2028
Luizinho, que anteriormente, na Indonésia, trabalhou no Borneo FC, renovou recentemente seu contrato até 2028 com o Persib, onde pretende ficar pelo menos até esta data.
Estou muito feliz no Persib, um clube de ótima estrutura, dirigentes corretos e muito dedicados, colegas de comissão técnica preparados e muito profissionais, além de um elenco de jogadores de bom nível e em condições de buscar conquistas. Quanto aos goleiros com os quais trabalho, me enche de orgulho a evolução deles a cada atividade e/ou partida disputada. Posso dizer que estou no chamado melhor dos mundos dentro da minha profissão, à qual me entrego de corpo e alma, com entusiasmo renovado a cada dia. Minha família (a esposa e dois filhos) está adaptada ao país e gostando muito. Então, o que posso dizer? Trabalho, trabalho e trabalho que as conquistas virão”, afirmou Luizinho Passos ao Diário do Aço.
Carreira vitoriosa
Luizinho, natural de Ipatinga (bairro Bom Retiro), foi goleiro nas categorias de base do Atlético e do América. Mas logo que se profissionalizou decidiu atuar como preparador. Esteve no interior de São Paulo (Francana) e depois construiu um bem-sucedida carreira no Ipatinga e no Tupi de Juiz de Fora. Por último, no Brasil, trabalhou no juvenil e no Sub-20 do Cruzeiro.
Sobre a possibilidade de se tornar treinador, ele, por ora, não pensa. Fiz o curso para me atualizar, me aperfeiçoar, para obter novos conhecimentos com pessoas do mais alto nível que atuam na CBF Academy, porém, virar treinador efetivo ainda não passa pela minha cabeça. Estou muito bem onde atuo e espero seguir por muito tempo. O futuro, entretanto, não nos pertence, temos que estar preparados para qualquer eventualidade ou projeto novo em algum lugar deste lindo planeta bola”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















