28 de dezembro, de 2023 | 19:34
Mostra de Cinema de Tiradentes vai exibir mais de 100 filmes em janeiro
Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país, a Mostra de Cinema de Tiradentes, na cidade homônima da região do Campo das Vertentes, chega a sua 27ª edição no período de 19 a 27 de janeiro de 2024. A programação promete apresentar, exibir e debater, como acontece a cada edição anual, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais - uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.O evento reunirá mais de 100 filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, além de prestar homenagem a personalidades do audiovisual, promover seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema e inúmeras atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Maiores informações www.mostratiradentes.com.br.
Olhos Livres
Esta semana, a produção da 27a Mostra de Cinema de Tiradentes anunciou a seleção da Mostra Olhos Livres, espaço de abordagens estéticas arrojadas para possibilidades lúdicas e criativas da linguagem desenvolvidas por realizadores já com alguma circulação por festivais. São seis longas-metragens e, numa situação poucas vezes repetida nessa mostra, todos são inéditos no país. A escolha foi feita pela curadoria coordenada por Francis Vogner dos Reis e composta por Tatiana Carvalho Costa e Juliano Gomes e assistência de Rubens Anzolin.
Os filmes na Mostra Olhos Livres 2024 são: Terror Mandelão” (SP), de Felipe Larozza e GG Albuquerque; A Câmara” (DF), de Cristiane Bernardes e Tiago de Aragão; Foram os Sussurros que me Mataram” (PR), de Arhur Tuoto; SOAP” (RJ/SP), de Tamar Guimarães; Aquele que Viu o Abismo” (SP), de Gregorio Gananian e Negro Léo; e Seu Cavalcanti” (PE), de Leonardo Lacca. Todos eles vão ser avaliados pelo Júri Jovem e concorrem ao Troféu Carlos Reichenbach.
Para Juliano Gomes, que estreia em 2024 na equipe de curadoria da Mostra, a escolha dos títulos a comporem a Olhos Livres seguiu alguns critérios adotados pelo grupo e sempre teve por horizonte a heterogeneização dos filmes a serem exibidos. Ou seja, fazendo jus ao conceito da seção - uma homenagem ao cineasta Carlos Reichenbach (1945-2012), que por sua vez adotava a ideia dos olhos livres” a partir de escritos de Oswald de Andrade (1890-1954) -, a ideia é que o público tome contato com filmes de estilos muito distintos que forme um conjunto de possibilidades de invenção que não se dão por repetição de procedimentos, e sim pela percepção de que não existe uma fórmula única de expressão do mundo”, conforme o curador.
O contexto que se desenha hoje no Brasil de retomada do audiovisual produzido no país parece se demonstrar talvez refratário ao cinema independente que Tiradentes ajudou a cunhar e projetar intensamente nos últimos anos. Então, a Mostra precisa, assim, afirmar e reafirmar sua história e seus marcos”, reflete Juliano Gomes. O Júri Jovem convidado a avaliar os filmes da Mostra Olhos Livres é formado por cinco alunos das universidades federais do Recôncavo da Bahia (UFRB), de Juiz de Fora (UFJF), de Minas Gerais (UFMG), de Alagoas (UFAL) e de Pernambuco (UFPE).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]