13 de janeiro, de 2024 | 18:40
Justiça impede que concessionária da BR-116 bloqueie estrada municipal em Inhapim
Alex Ferreira / Arquivo DA
A praça em Inhapim tem pedágio que custa R$ 12,20 para automóveis; já a praça de Ubaporanga cobra R$ 9,90, dos carros de passeio

A concessionária da BR-116, EcoRioMinas, está em pé de guerra” com a administração municipal de Inhapim e toca na justiça um contencioso por causa de uma estrada de terra paralela à rodovia federal. No dia 29 de dezembro de 2023, a empresa, que no governo do presidente Jair Messias Bolsonaro venceu a licitação para assumir a gestão da BR-116 e instalou 12 praças de pedágio no trecho que vai do Rio de Janeiro até Governador Valadares, tentou bloquear o acesso de uma estrada rural próxima a uma praça de pedágio instalada em Inhapim, localizada no KM 490 da 116.
Alguns motoristas, numa tentativa de evitar o pagamento do pedágio na praça de Inhapim, desviam a rota para essa estrada. Ocorre que bloquear a estrada rural contra os que não querem pagar o pedágio também prejudicou os proprietários rurais e moradores da localidade rural servida pela estrada paralela à rodovia.
Diante da iniciativa da concessionária, moradores locais realizaram um protesto contra o bloqueio da estrada no dia 29 de dezembro. Na semana que passou, a Prefeitura de Inhapim emitiu uma nota informando as providências tomadas: A Procuradoria Jurídica do município entrou com uma ação de manutenção de posse contra a EcoRioMinas, a fim de garantir o livre acesso da estrada próxima à rodovia federal.
O Ministério Público Federal (MPF) emitiu parecer favorável à medida liminar solicitada pelo município. Dia 7 de janeiro foi deferido pela Justiça Federal o pedido de tutela de urgência solicitado pelo município. O juiz responsável pela causa determinou que a EcoRioMinas se abstenha de bloquear o acesso à estrada vicinal próxima à BR-116, sob pena de multa diária inicial de R$ 20 mil”.
Pedágio cobrado desde outubro de 2022
A praça de Inhapim começou a funcionar em outubro de 2023, conforme noticiado pelo Diário do Aço e cobra R$ 12,20 para automóveis, caminhonetes e furgões; R$ 24,40 para ônibus, caminhões leves, tratores e vans com rodagem dupla; R$ 18,30 para carros e caminhões com semirreboques com um eixo; R$ 36,60 para caminhões, ônibus, cavalos mecânicos com três eixos. A partir daí, a tarifa sobe na medida em que o veículo apresenta mais eixos. A tabela completa pode ser vista abaixo.


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Paulo Gontijo
19 de janeiro, 2024 | 00:42Só liberar o IPVA que tá tudo certo. IPVA é para manutenção da estrada o pedágio também então um tem que deixar de existir.”
Jocélio de Abreu e Silva
18 de janeiro, 2024 | 19:34Esquerdista é mesmo mente cautrizada. Ainda acham q o ladrão faria alguma coisa melhor. Que gente burra. Não briguem com o pedágio,briguem com o ipva. Esse sim tem q ter sua cobrança encerrada. Aonde q dnit vai cuidar de estrada. O pedágio é caro,por que não questionaram quando ouve o leilão e a definição dos locais das praças de cobrança?”
Tf
17 de janeiro, 2024 | 20:33Agora a prefeitura tem que cuidar com melhorias do nosso ECODESVIO.”
O ó do Borogodó
16 de janeiro, 2024 | 14:28Pedágio nesta BR de pista simples está bem mais caro do que o cobrado na Rodovia Airton Sena entre São Paulo e Taubaté (pista quadruplicada), que custa R$ 5,50 por praça. Na Fernão Dias (BR-381, duplicada) o valor é de R$ 2,80 em cada praça de pedágio.”
Rolando Dias
15 de janeiro, 2024 | 19:14Para não votar em um ladrão votei no menos pior, só que me enganei, "TUDO FARINHA DO MESMO SACO."”
Carlos
15 de janeiro, 2024 | 17:22Não andei nestas estradas mas depois do pedágio, e acho que tem que cobrar até dá estradas Rurais”
Pagador de Impostos
15 de janeiro, 2024 | 08:00Agora o bando de GADO sabe a direrença entre um governo que não se importava com o povo e aprovava qualquer tarifa, como essas absurdas da BR-116 e um governo que, diante de uma proposta de tarifa absurda, como a da BR-381 recentemente (até R$ 30), prefere reabrir a discussão da proposta de concessão. Falo pouco, mas vou é na jugular de bolsominion. Bando de trouxas. Ahhhh a concesão da BR-116 é por 30 anos. Ou seja, vamos todos morrer pagando esse pedágio abusivo. Espero pelo menos que a rodovia seja duplicada.”
Luiz Bonaro
15 de janeiro, 2024 | 07:52Maravilha de Deus, no pedágio os carros não andam, flutuam. Quando a cancela abre a estrada fica linda e até cheirosa. Poderiam cobrar 100,00 que ainda estaria barato. Além do mais, faz com o dedo arminha e motociata sem capacete que ganha isenção.”
Pedro
14 de janeiro, 2024 | 21:17O BOZO fechou o seu mandato com uma ferrada nos seus seguidores e agora eles estão reclamando?”
Cada Comentário Ridículo
14 de janeiro, 2024 | 21:11Cada comentário ridículo”
Usuario
14 de janeiro, 2024 | 21:06A prefeitura está certa sim, fizeram algumas melhorias mas não ajudaram em nada a trafegabilidade da estrada, poucos pontos de ultrapassagem, um monte de quebra molas e radares de velocidade, em vez de fazer retornos, de Caratinga a realeza se tiver 3 ou 4 carretas vc anda a 40km por hora.
Querem e faturar, então senhores prefeitos tem e que fazer mais desvios, e enfrentar esse abuso.”
Edna
14 de janeiro, 2024 | 12:25Quero entender os.moradores locais ,vo ficam,
Tem q trabalhar e na cidade é aí?
E os taxistas da cidade q oegam corridas para roça?”
Motoboy Sincero
14 de janeiro, 2024 | 12:12Engraçado tenho certeza que muita gente paga 20,50,100 reais em drogas pra consumo.Mais não tem coragem de pagar um pedágio”
Jorge Luis Madureira
14 de janeiro, 2024 | 09:51Solução: se montar várias praças de pedágio automatico a 3,00, ninguém vai fugir do pedágio por tráfegos em pequeno trecho.”
Jorge Luis Madureira Barreto
14 de janeiro, 2024 | 09:48Solução:
Pedagio automático em vários pontos a 3,00 , assim, o viajante não paga preço abusivo por percorrer pequeno trecho.”
? Um Kibe Surdo
14 de janeiro, 2024 | 08:46Caminhoneiro reclamando de pedágio.. até parece que esse tipo de custo não é jogado no frete. No final, quem paga são os consumidores.”
Zinho da Lilica
13 de janeiro, 2024 | 23:19Sugiro nós moradores da comunidade fechar o pedágio por 24 horas de forma pacifica, caso a concessionária derrube a liminar.”
Tião Marreta
13 de janeiro, 2024 | 23:17Nós Brasileiros somos muito besta mesmo, aceitamos tudo pacificamente e sem reclamar de nada.
Sinceramente, achei que após 2013 iríamos mudar o rumo do Brasil através de manifestações de grandes massas. Mas sinceramente, passou 2013 e em 2014 pagamos os superfaturamentos dos estádios.
Se nós não se unirmos e derrubar o sistema, seremos trucidados, pois engolido pelo sistema nós já fomos a muito tempo.”
Bom
13 de janeiro, 2024 | 21:55Lembremos que a turma do SISTEMA NÃO ANDAM DE AUTOMÓVEIS, MAS SIM AERONAVES, .....”
Bom
13 de janeiro, 2024 | 21:53ISSO É UMA DITADURA DESCARADA, ABSURDO UMA CARRETA GASTAR MAIS DE MIL REAIS DE PEDÁGIOS PRA IR DO RIO DE JANEIRO A GOVERNADORA VALADARES .
OU PAGA OU LEVA UMA PESADA MULTA.
ABSURDO QUE FAZEM COM O POVO, NO FINAL PAGAMOS A CONTA.
TAL CARRETA IRA GASTAR MUITO MAIS EM PEDÁGIOS QUE COMBUSTÍVEL
TEMOS UM SISTEMA COVARDE E CRUEL...”
Sem Lei
13 de janeiro, 2024 | 21:21Concordo que a concessionária não pode fechar o acesso do motorista da br para a estrada paralela mais também concordo que a concessionária tem o direito de fechar o acesso dos veículos da estrada paralela para a br”