18 de janeiro, de 2024 | 07:15

Empresário é vítima de tentativa de golpe com falsa conta de energia em Ipatinga

Diário do Aço
O valor da fatura era de R$ 1.452,61; Cemig informou que um caso similar já ocorreu em 2022O valor da fatura era de R$ 1.452,61; Cemig informou que um caso similar já ocorreu em 2022
Isabelly Quintão - Repórter Diário do Aço
Uma empresa localizada no bairro Veneza II foi alvo de uma tentativa de golpe, em que uma manipulação foi feita em uma conta de luz da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais). Os responsáveis pela fraude modificaram o código de barras, para que o valor a ser pago fosse repassado para eles. Toda a modificação foi feita por uma empresa intitulada TransferSmile LTDA.

A vítima informou à reportagem do Diário do Aço que o valor da fatura era alto e só descobriu que se tratava de um boleto falso quando tentou realizar o pagamento, em uma agência bancária.

“A conta era referente ao mês de novembro de 2023, com vencimento no mês posterior, no valor de R$ 1.452,61. Ao tentar pagar em uma agência bancária, fui informado que o pagamento por convênio não era possível e só poderia ser feito por boleto. Logo, avisaram que a conta era falsa”, disse a vítima.

Além disso, a vítima ressaltou que a fatura chega de forma automática no e-mail da empresa. “Nós fizemos uma programação no site da Cemig, em que as guias geradas são enviadas para o nosso e-mail todos os meses”, salientou.

Procurada pelo jornal Diário do Aço, a Cemig informou que o boleto falso não foi emitido pela companhia. “O boleto foi emitido pela Cemig com o código de barras correto, mas foi modificado. Provavelmente, as alterações foram feitas no computador da vítima. Pode ter alguma interceptação no e-mail, em que o invasor substitui a conta verdadeira por um boleto falso”, destacou.

A companhia também alegou que o mesmo golpe já ocorreu com outro cliente no ano de 2022. Porém, os responsáveis por essa fraude eram de uma empresa chamada Flagship instituições de pagamentos (CNPJ 23.114.447/0001-97).

Orientações
A Cemig alerta que é importante ter atenção e confirmar a legitimidade de eventuais cobranças por meio dos canais de atendimento oficiais da companhia. É possível utilizar o site www.cemig.com.br, o WhatsApp da companhia (31) 3506-1160 e o Cemig Atende Web (atende.cemig.com.br).

Há, ainda, a possibilidade de entrar em contato com o telefone 116, que está disponível 24 horas. “Caso o cliente já tenha sofrido o golpe, é necessário acionar a Polícia Civil para emissão de Boletim de Ocorrência”, alerta.
Também é preciso conferir se o CNPJ/CPF informado é vinculado ao beneficiário. O verdadeiro CNPJ da Cemig é 06.981.180/0001-16. Os clientes que optarem por realizar o pagamento por Pix devem saber que o banco recebedor é o Santander (código 033).

Já quem optar por pagar a fatura por meio de cartão de crédito deve conferir se as máquinas utilizadas para a cobrança são de cor vermelha, da empresa GETNET/SANTANDER.

“A única empresa autorizada a realizar cobranças pela Cemig D é a CERCRED – SOLUÇÕES DE CONTACT CENTER E RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS LTDA”, conclui.

O que diz a TransferSmile
Por meio de nota enviada posteriormente à redação, a TransferSmile destaca que: "Em relação à matéria publicada pelo Jornal Diário do Aço, a Flagship esclarece que atua como participante do arranjo Pix, realizando o cadastro de chaves e a abertura de contas por indicação de seus parceiros comerciais, os quais possuem relacionamento em primeira instância com os respectivos usuários. A empresa reitera, ainda, que não compactua com qualquer conduta irregular por parte de seus parceiros".
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Comentários

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Jose

18 de janeiro, 2024 | 15:23

“Como é que o ladrão conseguiu acessar meu e-mail, e fuçar as mensagens da cemig e falsifica-la? pra abrir uma conta da cemig tem que usar a minha senha. Será que tem um funcionário da cemig vendendo estas informações aos bandidos?”

Carlos Silveira

18 de janeiro, 2024 | 10:01

“Comigo aconteceu algo parecido, com uma conta da operadora Vivo. Chegou pelo email. Achei estranho, porque eu sempre copio o código de barras no aplicativo e pago por ele. Baixei o PDF enviada por email e fiz o teste. Se o pagamento fosse efetivado, iria para outra empresa, diferente da Vivo. Denunciei a conta do golpista, fiz o bloqueio de mensagens no email. Detalhe: a conta é plano controle, uma mixaria. O crime está colhendo até lambari miúdo. Cruzes.”

João Batista Trevenzoli

18 de janeiro, 2024 | 09:39

“E sintomático toda a balbúrdia sobre esse tema. Como se viu na explicação da Cemig, ao cliente é despejado o onus de provar que não houve fraude. Ao que parece, os falsários são mais habilitados que os técnicos que engendraram a tecnologia.”

Pedro

18 de janeiro, 2024 | 09:28

“Fica a dica, tanto a Cemig e COPASA também tem aplicativo próprio, que por lá consegue fazer o pagamento, é o jeito mais seguro até o presente momento”

Joao Batista de Souza

18 de janeiro, 2024 | 08:16

“Até conta da Cemig ? onde nós vamos parar !”

Jose

18 de janeiro, 2024 | 07:51

“Em dezembro 23, recebi por e-mail uma segunda conta da cemig do mesmo valor porém cobrando o pagamento dela por ainda não ter feito. A cemig apenas envia as contas, e se vc não pagar, aí ela manda cobrança. Resolvi comparar a numeração do código de barra, e estavam diferentes. Era obra de bandidos, a pior raça do mundo. Bando de imprestáveis.”

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